Uma serpente estava perseguindo um vaga-lume.
Quando estava a ponto de comê-lo, o vaga-lume disse:
" Posso fazer uma pergunta?"
A serpente respondeu:
"Na verdade nunca respondo a perguntas das minha vítimas, mas, por ser VOCÊ, vou permitir."
Então o vaga-lume perguntou:
"Fiz alguma coisa a você?"
"Não", respondeu a serpente.
"Pertenço a tua cadeia alimentar?, perguntou o vaga-lume.
"Não", respondeu a serpente de novo.
"Então, por que você quer me comer?", perguntou o inseto.
"PORQUE NÃO SUPORTO VÊ-LO BRILHAR", respondeu a invejosa serpente comendo o vaga-lume de uma só vez.
Gente Tóxica - Como lidar com pessoas difíceis e não ser dominado por elas - Bernardo Stamateas - Ed. Thomas Nelson Inc. 2009.
Eu achei essa fabula muito criativa. A cobra nao faz nada de interessante,ela so morde come de envenena.ela estava com tanto ciume do vagalume que brilhava que ela decidiu comelo.
ResponderExcluirEu achei essa fabula muito legal,tao legal quanto aquelas fabulas de Esopo
André Roque Cotrim 701
Fábulas são contos que sempre tem uma moral, esta fábula mostra a inveja, que é um dos piores sentimentos que o homem tem.
ResponderExcluiro vaga-lume não fez nada com a cobra e nem está em sua cadeia alimentar, mas só por ter inveja dele ela o come. Esta fábula mostra como as pessoas são. Em todos os lugara que você vai (escola, trabalho, academia...) sempre terá alguém que tem inveja de você, mesmo você nem tido feito nada com ela ou nem a conheça. Por outro lado todos somos seres humanos e você também sente inveja de outras pessoas. Moral da história: "se a sua estrela não brilha, não ofusque a dos outros".
Filemon / 8º ano / 801
Essa fábula mostra como algumas pessoas da sociedade se comportam ao ver que outra tem ou teve mais sucesso que ela própria. Sendo capaz de fazer de tudo para prejudicar o outro, pois não aguenta ver como ela própria não é melhor do que os outros.
ResponderExcluirOutra coisa importante nessa fábula é que o personagem da cobra mata o vaga-lume mesmo sem que ele tenha feito nada contra ela. Mesmo sem motivo, ao ver que o outro é mais especial ou tem algo que ele não tem. A vontade de fazê-lo perder, fracassar ou deixar de ter alguma coisa já é o primeiro sentimento que o veio em mente.
E o pior de tudo isso é que essa situação acontece diariamente na sociedade. Principalmente no ambiente de negócios em que o que esta em jogo é o dinheiro,o poder e o emprego, é claro!
A inveja é um dos piores sentimentos que o ser humano pode sentir,então devemos ficar atentos e ser cuidadosos ao conviver com essas pessoas na sociedade.
Letícia Vidal/7°ano/703
A inveja é um pecado
ResponderExcluirVem de um mascarado
Por isso tenha cuidado
Com pessoas invejosas
Para muitas coisas sâo corajosas.
O vagalume pergunta:"Fiz alguma coisa a você?"
O invejoso mantem sua inveja escondida
O que lhe falta é uma ferida.
A serpente não suporta ver o vagalume brilhar
Todos nós brilhamos em algo,é preciso tentar
Não podem parar e desistir,ou até mesmo invejar
O seu brilho você tem de achar.
Esta fábula foi muito interessante
Embora a situação seja estressante.
Descrubra no que você é brilhante
E que seu brilho vá distante.
A inveja esta presente na sociedade
Aonde você for seja em qualquer lugar da cidade
Acontece quando o invejoso não enxerga igualdade
Até mesmo se for uma celebridade.
Devemos enxergar e ter paz
Todos nós não somos iguais
Passando,pensando na inveja pois se arrependeu
Moral da história:
"Se inveja o brilho de alguem procure o seu"
Marco Antônio / 7 ano / 701
A Serpente não gosta de ver o vaga-lume ser melhor que ela, ela não gosta de ver que ele tem um brilho proprio e por isso que ela queria devoralo ela é muito invejosa.
ResponderExcluirVictor Carneiro/6 ano/207
1 de agosto de 2011 22:53
Pois é, tem gente que quer ser mais do q eu, a inveja é feiia de maaaas.
ResponderExcluirLetícia Freire f6-207
A serpente quer comer o vaga-lume e persegue,apesar do vaga-lume ñ ter feito nada com ela só porque ela ñ suporta ve-lo brilhar,e coitadinha do vaga-lume morreuu,a inveja é feio de maiss.
ResponderExcluirlarissa menezes
turma:f6-207.
Sim,esta fábula nos mostra,como a inveja é tensa.
ResponderExcluirA serpente não aguenta ver o vaga-lume brilhando,e logo ela percebe que queria brilhar mais não consegue.Isto é um exemplo óbvio de inveja,a invejosa,no caso,a serpente sempre pode querer ter uma superioridade em cima vaga-lume,no caso,ela queria brilhar mais que ele,ou fazer com que o vaga-lume se sinta diminuído em relação a serpente,mesmo prejudicando-o.
Inveja é não querer que o próximo tenha,é um sentimento que expressa uma combinação de egoísmo e arrogância.O invejoso acha que é melhor que o outro e acredita que merece mais que o outro,ou que o outro não merece e conseguiu.A partir do momento que você tem inveja de uma pessoa,podes fazer de tudo para prejudica-la,mais porque não tentar aprender com ela ? seu foco fica em desmoraliza-la,atacar esta pessoa..
Lucas Abade / 703
Correção da OPINIÃO:
ResponderExcluirSim,esta fábula nos mostra,como a inveja é tensa.
A serpente não aguenta ver o vaga-lume brilhando,e logo ela percebe que queria brilhar mais não consegue.Isto é um exemplo óbvio de inveja ao vermos que,depois,a invejosa no caso a serpente,ataca o vaga-lume.Inveja é isso,a invejosa(serpente) sempre pode querer ter uma superioridade em cima vaga-lume,no caso,ela queria brilhar mais que ele,ou fazer com que o vaga-lume se sinta diminuído em relação a serpente,mesmo prejudicando-o.
Inveja é não querer que o próximo tenha,é um sentimento que expressa uma combinação de egoísmo e arrogância.O invejoso acha que é melhor que o outro e acredita que merece mais que o outro,ou que o outro não merece e conseguiu.A partir do momento que você tem inveja de uma pessoa,podes fazer de tudo para prejudica-la,mais porque não tentar aprender com ela ? seu foco fica em desmoraliza-la,atacar esta pessoa..
Lucas Abade / 703
como é o nome da historia???
ResponderExcluirmuito interesanti
ResponderExcluirgosteiiiiiiiiiiiiii muito muitooooo
ResponderExcluirmuito bom é uma verdade que é a causa de muitos problemas
ResponderExcluir