sábado, 28 de maio de 2011

PRA OPINAR 1 >>

São os pobres que fazem a roda do capital girar. Onde há pobreza há o desejo. Onde há o desejo há consumo.






O EX - COMUNISTA





- O mundo precisa dos pobres. Demorei a entender isso, mas agora sei: o mundo sem pobres é inconcebível.


Aquela frase dita assim, de chofre, no meio de uma conversa informal, me chocou, confesso.


- Por muito tempo algumas pessoas lutaram pelo fim da pobreza. Eu próprio fui um deles. Mas agora entendo que a pobreza é necessária ao equilíbrio do planeta - ele continou.


- Equilíbrio? Como assim?


- Imagine um mundo só de ricos ... Um mundo em que ninguém precise de nada, que seja autosuficiente e abastado ...


- Hmmm ...


- Viu ? Você nem consegue imaginar, porque é mesmo impossível. Sao esses pobres que sustentam o capitalismo, não os ricos. São os pobres que fazem a roda do capital girar. Onde há pobreza há desejo. Onde há desejo há consumo. Se as pessoas consomem, a rede da economia gira, entende?


Eu permanecia mudo. Embora reconhecesse que havia algo de tecnicamente correto naquele raciocínio, sua fala me soava demasiadamente cínica. Prosseguiu em sua teoria.


- Quem são os maiores vendedores de discos?


- Os artistas populares, imagino - falei.


- Pois é, artistas populares, aqueles que são ouvidos pelos pobres, certo?


- Acho que sim.


- Quais as lojas com maior receita? As lojas que vendem artigos populares, certo?


- Acho que sim também, não sei ....


- Eu sei, vai por mim. Melhor ter um boteco em Pirituba do que uma loja de chapéuss de grife no shopping Iguatemi. O custo/benefício é mais vantajoso.


- Nunca parei pra pensar nisso.


- Rico não consome porque tem um desejo genuíno ou uma necessidade vital. Rico consome pelo glamour, porque quer ser visto como o barco, o carro novo, a casa projetada pelo arquiteto hype ... Pobre não. Pobre faz seu "puxadinho", ergue sua laje e fica feliz da vida, porque ainda que se orgulhe em mostrar pro vizinho, não o fez só por isso. Fez porque tinha a real necessidade daquilo. E quem precisa fazer faz. Quem precisa comprar compra.


- Mas o capital está nas mãos dos ricos.


- Sim, mas foi ganho à custa de pobres, não de outros ricos.


- Sim, mas há serviços que pobres nao consomem, apenas ricos.


- Sim, há. Mas nenhuma fortuna é erguida sem a participação dos pobres.


- Como pobres?


- Tá vendo aquele condomínio de luxo? Imagina quantos pobres trabalharam para erguê-lo? E quantos outros agora trabalham para mantê-lo funcionando?


- Não sei.


- Muitos, acredite. Tá vendo aquele shopping acolá? Entre a faça uma enquete. Aposto que há mais pobres circulando por lá do que ricos.


- Mas ...


- Acredite no que tô falando. Dinheiro para o rico é esporte. Para o pobre é paixão.





Zeca Baleiro é cantor e compositor.

Coluna Última Palavra. Revista Isto É . 25/05/2011.




2 comentários:

  1. Meu ponto de vista!

    Assim que entendi o titulo e li o texto tive muito do que falar sobre a idéia apresentada.
    Quando li o texto “o ex-comunista” não entendi a relação do titulo com o texto devido ao desconhecimento da palavra comunista. Consultei então o dicionário e a conclusão em que cheguei foi: Um comunista é aquele que defende a sociedade igualitária, então um ex-comunista e aquele que defende a sociedade capitalista, onde existem pessoas extremamente pobres e outras extremamente ricas. é exatamente sobre isso que o texto fala ,pois logo no inicio o homem afirma que já foi comunista com as frases “Por muito tempo algumas pessoas lutaram pelo fim da pobreza. Eu próprio fui um deles.”e diz também que atualmente é um ex-comunista com a frase “Mas agora entendo que a pobreza é necessária ao equilíbrio do planeta”
    Em minha opinião o ponto de vista deste homem não está errado, pois somos livres para pensarmos o que quisermos, só defendo a idéia de que para termos uma sociedade com paz precisamos pensar nela como sendo igualitária.
    Muitas pessoas podem defender a sociedade capitalista com o seguinte argumento: os pobres mantêm a sociedade, pois nenhum rico iria se oferecer para ser um varredor de rua por exemplo. Porem se fosse uma sociedade igualitária esse e muitos outros trabalhos seriam valorizados e o salário e direitos seriam maiores.
    “Rico não consome porque tem um desejo genuíno ou uma necessidade vital. Rico consome pelo glamour, porque quer ser visto como o barco, o carro novo a casa projetada pelo arquiteto hype... Pobre não. Pobre faz seu "puxadinho", ergue sua laje e fica feliz da vida, porque ainda que se orgulhe em mostrar pro vizinho, não o fez só por isso. Fez porque tinha a real necessidade daquilo. E quem precisa fazer faz. Quem precisa comprar compra. ”na minha visão essa é a parte com mais lógica do texto, pois diz a diferença do querer para o precisar.
    Com toda a analise do texto descobri que ainda falta muito para termos uma sociedade igualitária, pois o pensamento no texto descrito é o pensamento de também muitos brasileiros, pude perceber também que apesar de expressar uma idéia considerada por mim errada, faz ao mesmo tempo uma critica a ela.
    Isabele Aguiar Brito - 701

    ResponderExcluir
  2. Na minha visão o sistema capitalista é melhor que o comunista, o sistema comunista não desenvolve a economia, os habitantes do país comunistas geralmente não tem informações do mundo afora, do que há no resto do mundo, não há liberdade de imprensa, tudo para que não haja revoluções contra o comunismo, isso acontece em Cuba e na Coreia do Norte (países Socialistas), Cuba já é um pouco mais liberal que Coreia do Norte pois hoje um habitante de Cuba já pode sair do país, processo que é demorado para obter documentos necessários para deixar o país porem depois que o individuo deixa o país ele não pode voltar, caso volte acontecerão consequências graves, outro fator mais liberal em Cuba se comparado a Coreia do Norte é que Fidel Castro liberou uma parte de Havana para o turismo.
    Além disso o sistema Comunista (e o Socialista) que propõe a sociedade igualitária não é tão igualitária assim, os governantes principalmente o ditador não são iguais economicamente ao povo, se diferem em muitos aspectos, economicamente se diferem e muito.
    No sistema Capitalista realmente grande parte da população é pobre, mas essa quantia se difere de país a país, países africanos tem grande maioria da população pobre porem também há países que há poucos pobres que são os que geralmente possui um alto IDH que apenas não considera o fator da pobreza mas muito mais como a qualidade de vida dos habitantes do local. Além disso um pobre pode subir na vida. Para um país crescer e combater a pobreza é necessário que grande parcela do povo não seja ignorante e os políticos sejam muito menos corruptos do que são hoje no Brasil.
    No sistema Comunista (e socialista) pessoas normais recebem o mesmo salario mesmo os trabalhos sendo bem mais fácil que o outro, além de todos esses defeitos do sistema comunista (e socialista) os países comunistas ou socialistas são atrasados na medicina e atrasados economicamente. Lembrando que o sistema Comunista e o Socialista possuem certas diferenças e que hoje a China não tem mais nada de comunista esse titulo na China não passa de uma fachada hoje em dia e que agora nem mesmo os integrantes do Partido Comunistas da China preferem o sistema Comunista ao Socialista.
    João Pedro Kezen - 801

    ResponderExcluir