terça-feira, 31 de maio de 2011

Para refletir no ultimo dia de maio ....

Grito Negro

Eu sou carvão!
E tu arrancas-me brutalmente do chão
E fazes-me tua mina, patrão.

Eu sou carvão!
E tu acendes-me, patrão
Para te servir eternamente como força motriz
Mas eternamente nao, patrão.
Eu sou carvão
E tenho que arder, sim
E queimar tudo com a força da minha combustão.
Eu sou carvão
Tenho que arder na exploração
Arder até às cinzas da maldição
Arder vivo como alcatrão, meu irmão
Até não ser mais a tua mina, patrão.

Eu sou carvão
Tenho que arder
Queimar tudo com o fogo da minha combustão.
Sim!
Eu serei o teu carvão, patrão!


Mário de Andrade. Antologia Temática de Poesia Africana. 3.ed. Lisboa: Instituto Cabo - verdeano do Livro, 1980. v.1. p. 180

Um comentário:

  1. Parabéns ao professor Henrique e às turmas 801 e 802 pelo blog, que concilia o instrutivo e o recreativo, com muita versatilidade!

    ResponderExcluir