domingo, 10 de maio de 2015

Te Contei, não ? - Qual a diferença entre Período Composto por Coordenação e Período Composto por Subordinação ?

Você se lembra de quando estudamos sobre frases, orações e períodos? Pois bem, em se tratando desses últimos, vamos recordá-los?


Por que período? Ora, porque nele pode haver mais de um verbo, por isso é chamado de composto. Vamos então verificar alguns exemplos:

Papai chegou e saiu.
Gostaria de ir, mas não posso.
Patrícia é uma boa menina, pois é muito educada.

Convidamos você a realizar uma tarefinha: retirar o termo que se encontra sublinhado e fazer com que as orações se tornem duas. Quer uma ajudazinha? Então vamos lá!

Papai chegou. Papai saiu.
(Eu) gostaria de ir. (Eu) não posso.
Patrícia é uma boa menina. Patrícia é muito educada

Pois bem, como você pôde perceber, a presença daquele elemento que as ligou, o qual recebe o nome de conjunção, é importante, mas se retirado o sentido não fica prejudicado, pois ele apenas conecta as orações.

Dessa forma, saiba que estamos falando do período composto por coordenação, pois nele as orações são independentes entre si.  

Vejamos outro exemplo:

Iremos ao cinema, se não chover.

Convido-o (a) novamente a refletir. Agora, analisando somente a oração que aparece depois da vírgula, ou seja: se não chover.

Que estranho, não? Se alguém lhe disser isso, ficará no mínimo em dúvida. 

Saiba que estamos falando do período composto por subordinação, pois as orações agora estabelecem uma relação de dependência entre si. Vamos analisá-lo:

Iremos ao cinema, se não chover.

Temos que a primeira oração – iremos ao cinema, possui um sentido completo.

Já a segunda – se não chover, apresenta-se totalmente dependente da primeira, ou seja, ela não possui sentido por si só.

Percebeu a diferença entre os dois períodos?


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário