sábado, 21 de novembro de 2015

Crônica do Dia - O multiculturalismo está chegando ao fim - Hamilton Werneck

Hamilton Werneck: O multiculturalismo está chegando ao fim
O acirramento dos ânimos devido às várias interferências de potências em relação a regiões que oferecem commodities a várias partes do mundo provoca reações de todos os tipos


O DIA
Rio - Os atentados recentes ocorridos na Europa, principalmente em Paris, na França, colocam em xeque um dos conceitos mais disseminados neste início de século, o multiculturalismo. Pensava sobretudo o Ocidente que ainda tem a intenção de mandar e desmandar no mundo, que seria possível a convivência de seres humanos, vivendo costumes, sistemas morais e religiosos diferentes. 

Como o Ocidente pensa dentro dos parâmetros tidos como democráticos, a convivência entre seres incomuns e de costumes bastante peculiares era tido como possível.Assim, pessoas e mídia ocidentais entendem que as meninas devem ir à escola como os meninos vão a estes estabelecimentos.

Até as medidas de segurança alimentar defendidas pela ONU procuram incentivar países que adotam as cestas básicas a estabelecer uma reciprocidade que corresponde à vacinação e à frequência escolar. Este é o caso da Turquia, que adotou o sistema para a região leste do país, conseguindo aumentar significativamente a frequência das meninas às escolas, apesar de esta região ser marcadamente muçulmana.

Ora, se para o Ocidente esta façanha tem o seu mérito, para um muçulmano tradicional e seguidor da Charia não seria a melhor opção.O mesmo se diga da convivência entre raças, religiões, línguas e costumes diferentes numa dada metrópole.

O acirramento dos ânimos devido às várias interferências de potências em relação a regiões que oferecem commodities a várias partes do mundo tem provocado reações de todos os tipos. Se a comunicação disseminou costumes e informações, se a vida está globalizada em função das novas tecnologias, presenciamos a globalização de muitas outras coisas, entre elas as doenças, as crises econômicas e as guerras.

Eis aí a questão: o multiculturalismo está por um fio. Os nacionalismos, os fechamentos de fronteiras, as exigências para que todos sigam, além da legislação, os vários costumes e princípios que norteiam determinado país podem estar significando um início de século onde o chumbo surge muito além da própria cor.

Hamilton Werneck é pedagogo e escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário