domingo, 10 de novembro de 2013

Carta endereçada à autora da obra Degredado em Santa Cruz







Prezada autora Sônia Sant'ana,
 
Em minhas palavras, gostaria de te desejar um sincero parabéns pelo seu maravilhoso trabalho e lhe dizer muito obrigada.
A obra me ajudou bastante, me ensinou a ver os outros pontos de vista antes de tomar qualquer conclusão.
Desde pequenos, aprendemos na escola e com nossos familiares que os nativos que aqui viviam eram seres perversos, que visavam a morte lusitana, praticando atos canibais.
Mas ao ler o seu livro, pude entender como era a vida dos tupiniquins, o que eles pensavam, no que acreditavam e o modo de tais costumes. Consegui perceber que a fama de bondade que os lusos carregam, por séculos, não é totalmente verídica.
Os portugueses que aqui chegaram trataram os índios como objeto, exploraram até a última lasca de pau-brasil e quando viram que não tinham mais metais preciosos na Terra de Santa Cruz, resolveram abandonar as pessoas que lhes trataram com tanta hospitalidade.
Quando chegava na escola e me diziam que a matéria que aprenderíamos era Descobrimento do Brasil, achava um tédio.
Mas ao ler a sua obra, consegui ver que nosso país tem uma história linda, cheia de mistérios, vitórias, fracassos e lutas.
Este livro me ajudou a compreender o contexto da história brasileira, me fez dar atenção a fatos quase ocultos, mas que fazem toda a diferença. me fez repensar os valores que tinha em minha mente, me ensinou a compreender outros pontos de vista. E o mais importante, me fez conhecer a História do Brasil de um forma diferente. Pude ter contato com o lado da história contada pelos nativos. Agora, eu sei o que aconteceu com os lusos e os tupiniquins.
Por meio da sua obra, conheci o contexto em que os nativos viviam, tive contato com seus costumes, crenças, modo de pensar e agir. Ou seja, por meio do livro, eu conheci os tupiniquins.
Então, gostaria de te agradecer, Sônia. Sua obra me ensinou muito, pude aprender muito além de questões históricas. Aprendi também questões morais. Obrigada!
 
Beijos,
Amanda Rainha Monteiro
Turma 701 do ano de 2013
Oficina de História da Literatura
Colégio Ambiente Transformador Interativo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

8 comentários:

  1. Amei a forma que você ( Amanda Monteiro) estruturou a carta e confirmo que foi muito bom mesmo ler este livro.

    ResponderExcluir
  2. Caramba !! Ano passado eu não tinha entendido muito bem o livro mais com essa carta me ajudou mais a compreender a história .

    ResponderExcluir