quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Te contei, não ???!!!! - OXITOCINA - O SEGREDO DA PAZ E DO AMOR



Os estudos com a oxitocina , a substância que rege os vínculos afetivos , comprovam a grande influência dos hormônios sobre o comportamento humano.

Dez gotas . essa é a porção de todos os 200 hormônios circulantes na corrente sanguínea de um adulto. A amostra de cor leitosa e consistência gosmenta . O cheiro seria de suor .Tal quantidade ínfima e desagradável é responsável pelo bom funcionamento do organismo, e também regem o comportamento humano .
Os hormônios são conhecidos desde o século XX. mas somente no ano 2000, seu impacto sobre o modo como os seres humanos pensam e agem começou a ser esmiuçado.
A oxitocina até um tempo atraz era associada apenas a processos fisiológicos associados a maternidade ( contração uterina, e liberação de leite ) e por isso conhecida como a substância do amor materno .A oxitocina tem se revelado o hormônio com a mais ampla e intensa ação no comportamento de mulheres e homens. Em particular em estimular a autoconfiança ,o vinculo de afeto ,e relaxamento . E ao contrário do que acontece com outros hormônios, quando administrados de forma sintética , em doses extras oferece poucos efeitos colaterais. ' Tais qualidades fazem da oxitocina uma forte candidata a se tornar o primeiro remédio capaz de alterar o comportamento de uma pessoa saudável a ter o aval da medicina '.
Foi concluído recentemente um dos mais completos estudos sobre os efeitos da oxitocina sintética em adultos do sexo masculino. A ideia dos pesquisadores era analizar a autoconfiança e o relaxamento dos participantes diante de uma situação desafiadora . Dos 28 homens selecionados , metade inalou oxitocina ( em spray ) e metade recebeu a mesma quantidade em uma substância a base de soro fisiológico . O grupo da oxitocina mostrou-se mais calmo perante os desafios .
O resultado apresentado pela oxitocina como calmante são equivalentes aos atingidos pelas pesquisas que usaram os remédios benzodiazepinicos na mesma situação .
OUTROS HORMONIOS:
TESTOSTERONA
É produzido nos testículos e ovários, e atua nos músculos aumentando a massa muscular , em especial na região peitoral e nos ombros.Na pele participa do crescimento de pelos e da oleosidade , essencial para manter o viço.Nos ossos mantém células formadoras de ossos trabalhando em ritmo mais acelerado do que as células de corrosão óssea. Nos testículos fundamental na formação dos espermatozóides . Na prostata participa do processo de renovação celular . No cérebro estimula a libido.

Comentário:
Apesar de ser produzido também pela mulher, trata-se de um hormônio masculino por excelência.Os homens apresentam dez vezes mais testosterona do que as mulheres. A diferença de volume explica porque os homens são mais musculosos, peludos, tem voz mais grossas e os ossos mais resistentes. Doses extras costumam serem utilizadas para aumentar a libido e a força muscular , doses altas oferece riscos de colesterol alto ,incidência de hepatite e aumento da próstata.

ESTROGENO
Produzido pelos ovários , atua na pele no processo de renovação das células. Nas células de gorduras estimula o acumulo de tecido adiposo na região dos quadris e das mamas .
Comentário:
Seu pico de produção ocorre no auge do período fértil da mulher ( na metade do ciclo menstrual ). ou seja ,no momento em que está mais apta a conceber ,seu desejo chega ao ápice , e também o estrogeno lhe confere ao corpo feminino um dos seus principais atrativos : as formas curvilinias.
PROGESTERONA
A TPM é culpa dela , produzida pelo ovário atua no útero para receber o óvulo fecundado , aumentando a circulação sanguinia e a formação de muco . Durante a gravidez inibe as contrações impedindo a expulção do feto . Nos rins participa da reabsorção de água e sal , sem qual o organismo perde o equilíbrio hidrico.
Comentário
Em alta no fim do ciclo menstrual ,é a progesterona que faz a mulher ficar irritadiça, com mal humor .
CORTISOL
Alta tensão é produzida pelas glândulas suprarenais , atua nos vasos sanguíneos na manutenção da pressão arterial. No metabolismo da glicose no sangue aumenta a resistência do organismo a ação do hormônio da insulina , favorecendo a oferta de glicose para o cérebro em momentos de necessidade. Nas células reduz a reação inflamatória nessas estruturas. No coração estimula a contração muscular e os batimentos cardiacos.
GRELINA
Produzido no pâncreas, estômago,e hipotálamo, atua no coração participando do bombeamento de sangue do músculo cardíaco para o resto do corpo .No cérebro estimula o apetite .

Comentário:
Este hormônio é secretado principalmente quando o estômago está vazio . comer de três em três horas reduz a produção de grelina , diminuindo a sensação de fome .
LEPTINA
Substância da saciedade é produzida pelas células de gordura atua nos músculos ,tendões ,ligamentos e articulações , aumenta a capacidade de síntese de glicogênio e ácidos graxos , no cérebro ele ativa o mecanismo de saciedade .
Comentário:
Normalmente a leptina é liberada quando as reservas de energia do organismo já estão preenchidas. Os obesos produzem pouca leptina.
INSULINA
A chave da energia , é produzida pelo pâncreas ,atua nas células responsável pela entrada de glicose nas células ,onde é convertida em energia. No cérebro estimula a sensação de saciedade, sobre tudo depois de alimentos gordurosos e ricos em açúcar , que demandam a liberação de doses altas do hormônio.
Comentário:
Quando o pâncreas produz uma quantidade insuficiente de insulina ou as células do organismo se tornam resistentes a ação do hormônio ocorre o diabete.
T4
A química da estabilidade ,é produzida pela glândula tireóide e atua no metabolismo ,funciona como uma espécie de maestro do ritmo de funcionamento do organismo. Na pele participa na produção de suor, no coração participa do mecanismo de contração e relaxamento cardíacos , o que determina o ritmo dos batimentos cardíacos do coração.
Comentário:
Entre os hormônios o t4 é o de ação mais estável no organismo ,por isso ele pode ser produzido a perfeição em laboratório . O t4 é indicado formalmente para pessoas com deficiências da substância , muitos jovens saudáveis tem recorrido ao hormônio para emagrecer . Doses extras desse hormônio sem necessidade podem causar insônia, ansiedade, e arritmia cardíaca.
MELATONINA
Produzida pela glândula pineal atua no cérebro ( hipotálamo ) mantém o equilíbrio entre as três fases do sono e desencadeia o relaxamento.
Comentário:
Secretada na ausência da luz solar ,atinge o auge por volta das 9 da noite . Sua liberação faz com que o cérebro passe a funcionar em ritmo mais lento. O uso de melatonina por quem não precisa pode deflagrar quadros depressivos.

GH
A substância da juventude ,produzida pela glândula da hipófise atua nos músculos ,unhas,pele e cabelos participa do mecanismo de regeneração das células, estimula a formação óssea. na próstata é essencial para renovação celular. No fígado contribui para a síntese de proteína.
Comentário:
Produzido durante o sono profundo ,o auge ocorre na adolescência , a partir dos 21 anos tem sua liberação reduzida ,e acima dos 40 apenas a metade .
Fonte revista veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário