quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Artigo de Opinião - A escola não vai acabar


Podem falar mal da escola. Podem falar que a instituição — no modelo em que está construído — está fadada ao fracasso. Que a sua estrutura é retrógrada e conservadora. Que ela sufoca a criatividade e a liberdade dos alunos. E que os seus dias estão contados. Não concordo.
Há falhas, certamente. Mas a escola é o único território que possibilita, presencialmente neste mundo mais e mais virtual, que crianças e adolescentes convivam em grupo e com adultos, experimentando descobertas, incertezas, habilidades e relacionamentos. Experimentando desenvolvimento, crescimento e valores.
Não para se preparem para o mundo, mas para lidar com ele da melhor forma possível desde já. No cenário caótico em que vivemos, lamentavelmente, nem a família proporciona tal riqueza. Na lógica desta sociedade, a escola nunca vai acabar. Pelo contrário, ela é, cada vez mais, um espaço necessário para pais e filhos.
Sim, podemos e devemos discutir se as carteiras dos alunos devem ficam enfileiradas ou em círculo. Se é interessante e positivo ter tablets na Educação Infantil. Qual deve ser o projeto pedagógico e o peso e a forma da avaliação. Como o conteúdo pode ser trabalho de forma interdisciplinar. E por aí vai. Todas as discussões em torno da melhoria deste espaço são fundamentais pelo fato de que a instituição é indispensável. Você, pai, mãe, já se viu sem a escola do seu filho? Como seria? Com quem ficariam? O que fariam?
Dizem que a escola, frente a um mundo em constates mudanças, é a única instituição que não se transformou. Há palestrantes/educadores que adoram mostrar fotos de sala de aula do século passado e compará-las com as de hoje para provar que nada mudou. Isso é tão simplório! Como nada mudou?
A decoração pode ser a mesma, mas os professores e os alunos são diferentes, a cada novo dia, ano, geração, se assim quisermos datar. O que eles trazem e levam da escola está conectado com a realidade que vivem e que, portanto, vai além dos muros da escola. Não há riqueza maior do que o convívio escolar. De passado, a escola não tem nada. Mais atual é impossível. Lá estão todas as crises, perguntas e dúvidas, bem como todas as soluções.


Marcus Tavares é professor e jornalista especializado em Educação e Mídia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário