sábado, 29 de setembro de 2012

É bom saber - Por que erram tanto o porquê?




Por que é tão difícil usar os porquês sem errar? Vestibulandos e concurseiros não entendem por que devem aprender a lição. E não é porque a presidenta Dilma Rousseff errou que há salvo-conduto. Pelo contrário. “
O uso do porquê é muito explorado nas seleções públicas”, alerta Marco Antônio de Oliveira Menezes, professor de Português do cursinho Miguel Couto da Barra.
Quinta-feira, fotógrafos que cobriam agenda da presidenta flagraram bilhete escrito a mão que dizia: “Porque os jornais estão dizendo que houve um acordo ontem no Congresso sobre o Código Florestal? Eu não sei de nada?”

Era um duro recado às ministras Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, e Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, desautorizando prévios acertos sobre o polêmico texto. Mas ficou estampado o deslize da chefe num dos itens mais espinhosos do idioma.
“Na minha turma de 90 alunos, 60% erram”, atesta Marco Antônio. Não é só em concursos que o bicho-papão dos porquês pega. “Nas redações de vestibulares e do Enem é importante não trocar, porque tira ponto”, explica o professor, que elaborou miniteste. Confira abaixo!
Aprenda
Por que
Aparece no início de perguntas e em questionamentos. Nem sempre pede ponto de interrogação; nesse caso, a dica é tentar inserir ‘motivo’ e ‘razão’ e ver se a frase faz sentido. Outro uso de POR QUE é quando equivale a ‘pelo qual’ ou ‘pelos quais’. Exemplos: “Por que você faltou à aula?”; “Eu queria saber por que (razão) você faltou à aula”; “Os caminhos por que (pelos quais) viemos são tortuosos”.
Por quê
Praticamente igual ao anterior. O acento é obrigatório se o termo vier no fim das perguntas. “Você faltou à aula por quê?”

Porque
Responde à pergunta, indicando a causa. “Eu faltei porque peguei dengue”.

Porquê
É um substantivo, sinônimo de razão. Vem sempre com artigo. “Não entendo o porquê do desespero.”

Teste
Para cada item, escolha entre a) Porque; b) Porquê; c) Por que; d) Por quê.

1) (...) ninguém me disse nada?
2) Eu não desisto nunca (...) sou
brasileiro.

3) Quero saber o motivo (...) estão todos com essa cara amarrada.
4) Ninguém me convidou para a festa (...)?

Confira suas respostas: 1-C; 2-A; 3-C; 4-D.

Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário