sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Entrevista - Amélia Guedes Augusta Marinho




O que é o Macaé Cidadão?

R: É um Programa de gestão pública que tem como objetivo principal o desenvolvimento de pesquisas de naturezas diversas, cujos resultados visam o assessoramento do Poder Executivo Macaense através das várias Secretarias, Fundações, Autarquias, Empresas Públicas Municipais e outros órgãos que o compõe, tendo como base a produção de indicadores e relatórios estatísticos atualizados do município de Macaé, segundo os aspectos demográfico, social e econômico.

Há quanto tempo o programa existe?
R: O programa foi criado especificamente em fevereiro de 2001 e oficializado em 16/12/2004 através da lei 046/2004, do mesmo ano.


Conte nos sobre o levantamento nos terreiros de Umbanda e Candomblé em todo o município, feito a pedido do prefeito de Macaé.
R: Trata-se do Primeiro Mapeamento dos Terreiros de Umbanda e Candomblé do Município de Macaé, solicitada na época pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, tendo como principal objetivo a obtenção de informações a respeito do tema, especificamente no que diz respeito à formação de um cadastro geral destes locais, estabelecendo seus perfis, suas particularidades, além da elaboração de relatórios gerais visando posteriormente a criação de uma cartilha por parte da referida rede.

O projeto é composto por quantos trabalhadores ou voluntários aproximadamente, incluindo secretárias, coordenadores, coletores de informações e outros?
R: 31 funcionários

Para qual razão vocês realizam as pesquisas e levantamentos de informações, estatísticas e opinião?
R: Desde o final da década de 70, o município de Macaé vem crescendo de forma acelerada, se comparado a outros do interior do estado. Esta particularidade exige do executivo macaense, projetos públicos consistentes que venham neutralizar de forma positiva os impactos negativos decorrente deste fenômeno, querem seja na área de saúde, educação, saneamento básico, segurança pública, entre outras. Neste sentido, pesquisas atualizadas que venham refletir consistentemente as demandas, acima elencadas, entre outras, tornam-se necessárias a fim de subsidiar de forma segura os referidos projetos.


Quais foram os projetos que mais se destacaram, em relação à popularidade?
R: A seriedade e transparência do Programa Macaé Cidadão na execução de sua missão, tem gerado de forma positiva, um bom reconhecimento por parte de toda a comunidade macaense. Consideramos fator preponderante a credibilidade conquistada no decorrer destes anos para poder afirmar que todos os projetos desenvolvidos, têm na nossa avaliação, a mesma escala de valores.
Neste sentido e resguardando a proporcionalidade dos mesmos, destacamos o “Bairro Cidadão”, o “Educando na Cidadania” e as “Conferências Municipais de Cidadania”, entre outros.



O projeto “Macaé cidadão” se foca mais na área social ou na área ecológica? Ou em ambas?
R: As pesquisas realizadas até a presente data têm gerado riquezas de informações tanto nas áreas social e ecológica. Os resultados são apresentados em forma de relatórios as Secretarias afins, no sentido de auxiliá-los no desenvolvimento de projetos que venham de encontro ao tema.

Existe algum prazo de término do projeto?
R: Não.

Como vocês pretendem fazer as pesquisas daqui para frente? Com jovens, idosos, descendentes indígenas, pessoas com necessidades financeiras ou crianças de rua? Ou então por regiões do município? Ou não há nenhuma categoria para classificar os entrevistados ou fornecedores de informação?
R: O mundo caminha a passos largos no que diz respeito ao avanço tecnológico. Neste sentido, o Programa Macaé Cidadão está se adaptando ao atual momento e já concluiu o levantamento agropecuário, com o apoio de lap top, em substituição o questionário de papel. Daqui para frente torna-se inevitável o uso desta tecnologia, tanto é que as futuras pesquisas terão a utilização de computadores de mão (PDA). Este recurso vem agilizar todas as etapas de um projeto de grande magnitude que desenvolvemos, que a Pesquisa intitulada “Perfil e Levantamentos dos Anseios da Família Macaense”.
Com relação à segunda parte da pergunta, todas as pessoas são objetos de pesquisas por parte do Programa Macaé Cidadão, independente de suas particularidades, haja vista se tratar de uma pesquisa censitária.
Finalizando, informamos que os levantamentos e os resultados são divulgados, levando-se em consideração as áreas de apuração definidas na legislação municipal em vigor, no que diz a divisão administrativa do municipal, atualmente a lei 045/2004 e 076/2006.





Nenhum comentário:

Postar um comentário