sábado, 29 de setembro de 2012

Artigo de Opinião - Proposta para o gargalo - Hamilton Werneck



Não adianta falar mais que o Ensino Médio vai mal. Além de baixos, esses resultados não evoluem. Há causas que são sabidas desde muitos anos: faltam professores, o modelo cartesiano está superado, as avaliações, sobretudo do Enem, seguem a teoria da complexidade, enquanto os livros didáticos e o ensino em si seguem o paradigma cartesiano-positivista.
Enquanto os cartesianos tudo dividem para compreender o mundo, a complexidade procura juntar todas as coisas para entender este mesmo mundo.
Quando Aloizio Mercadante, nosso ministro da Educação, faz a proposta de avaliar o Ensino Médio através do Enem, admitindo focar esta avaliação em quatro grandes áreas do conhecimento, está deixando o modelo cartesiano de lado e aderindo à complexidade. Podemos afirmar que, finalmente, Descartes está cedendo espaço a Edgar Morin. Estes dois escreveram sobre o método. Cada um defendeu seu modo de conhecer o mundo. A epistemologia de Descartes está no ‘Discurso sobre o método’, enquanto Morin, por três décadas e meia, iniciando em 1973, escreveu os volumes sobre o método, onde expressa a sua teoria da complexidade, iniciada com a publicação de ‘A natureza da natureza’.
É um erro pensar que o ministro deseja melhoria imediata com a mudança do instrumento de avaliação. Se há falta de professores para o modelo cartesiano, para o paradigma complexo eles estão mais reduzidos ainda! Quem retorna à baila é Karl Marx, quando se expressa sobre a educação: “Qualquer reforma educacional necessita ser iniciada com a formação dos professores”.
Então, torna-se fácil perceber que uma mudança tão profunda como a proposta pelo ministro Mercadante só será atingida através da transformação dentro das universidades, sobretudo as que cuidam das licenciaturas.
Tal coisa não se consegue da noite para o dia. É necessário começar e, a respeito disso, o ministro deve ter consciência clara pela sua própria formação.
Pedagogo e escritor

Jornal Folha de Sao Paulo

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