sábado, 1 de setembro de 2012

Visitando José de Alencar - Diva

          


            Diva foi um livro escrito por José de Alencar, que narra a história de uma mulher chamada Emília, filha de um rico capitalista do Rio de Janeiro. A garota pegou uma doença séria e foi parar no hospital. Mas o problema é que ela não deixa ninguém tocar nela, nem mesmo o médico, o doutor Augusto Amaral.
            Ao longo da história o doutor consegue salvar a moça, o que fez com que ela o odiasse, pois pensava que ele exigia a gratidão dela . Muitas brigas acontecem entre os dois, mas apesar disso, Augusto se apaixona por Emília. No início ela o ignora, mas depois revela também gostar dele e tudo acaba num final feliz. No fim da história é dito que Emília se transformou em uma Diva dos salões, o que explica o título do livro.
            Este foi o último da trilogia de livros de José de Alencar que tratava de perfis de mulheres, com os dois primeiros sendo Senhora e Lucíola respectivamente.
            Na minha opinião, este é um livro que assim como os dois anteriores, trata da dificuldade do amor por parte da mulher, mas que apesar de todas estas dificuldades, dá certo no final.
             Este é um livro  recomendado para aqueles que gostam de romantismo e do estilo das obras de José de Alencar, que sempre apresentam um final feliz.

Um comentário:

  1. As obras de José de Alencar mostra sempre uma dificuldade em seus livros que ele traça um perfil de mulher forte, é normal que seja altamente criticado, pois apresenta um tema diferente da época.
    A prostituição, a vingança, uma mulher independente, são alguma das características que levam estas obras a serem bastante analisadas e criticadas.
    Olhando pelo contexto quando estas obras foram lançadas as pessoas devem ter ficado surpresas ou até indignadas.
    Alencar quis demostrar mulheres fortes independentes e que não depende de outro.
    Todas elas passam para uma dificuldade para encontrar seu amor, estas obras podem criticar a sociedade, mas como é um fruto do romantismo, um final feliz é sempre certo.
    As obras de Alencar não são escritas como “a moreninha” um romance tolo, o final feliz em suas obras é certo, mas não significa que no desenvolvimento da mesma será igual.
    Alencar utiliza do desenvolvimento para criticar a sociedade da época, é quando ele demostra vingança, liberdade e amor.
    Diva é um romance que segue traços do romantismo, mas Alencar não o transforma num romance tolo, o transforma num romance critico, fazendo o mesmo ser bastante criticado pela sociedade na época.
    Giulia Mancini
    901

    ResponderExcluir