domingo, 19 de julho de 2015

Crônicas do Dia - É hora de esperança - Frei Betto

Com meros protestos não sairemos dessa depressão cívica. Há que ter propostas


O DIA
Rio - A Operação Lava Jato presta excelente serviço à nação. Leva corruptores à cadeia e traz à luz bilionárias somas de recursos públicos destinadas a favorecer interesses privados. Mas por que a Lava Jato é um samba de uma nota só? Será que houve corrupção apenas no governo do PT? E por que o Judiciário permite o vazamento de depoimentos especificamente centrados no PT? Algum diretor de revista anda corrompendo investigadores da Lava Jato para obter o conteúdo dos depoimentos dos réus antes que cheguem à Justiça? 
O fato é que se criou, no Brasil, um clima de amargura e ódio. Amargura, porque Dilma prometeu na campanha o contrário do que faz agora: não tocar nos direitos dos trabalhadores. O ajuste fiscal desajusta as conquistas obtidas nos últimos 12 anos. Estão de volta a recessão, os juros altos, a inflação e, em consequência, o desemprego, a retração da indústria e o fechamento de lojas. Após 12 anos de avanços, o Brasil dá marcha a ré. 
O ódio resulta da falta de consciência política. Quando não se consegue racionalizar uma experiência traumática, o ódio emerge. Por isso se procura terapia quando as emoções são embaralhadas pelo ódio. Ou se busca uma ‘saída’ no gesto vingativo: o jovem branco que, em nome da supremacia ‘ariana’, extermina negros em uma igreja, ou o Exército Islâmico que, em nome de Deus, degola inimigos... 
Muitos me perguntam se guardo ódio dos torturadores de meus tempos de prisão. Digo com sinceridade: não. Assim ajo, não por virtude, mas por comodismo. Aprendi que o ódio destrói a quem odeia e não quem é odiado. 
O PT promoveu a inclusão econômica de milhões de brasileiros, mas se omitiu quanto à inclusão política. Não politizou a nação. Não organizou os trabalhadores. Não fortaleceu os movimentos sociais. Ao contrário, estimulou o sonho consumista e, agora, é vítima da síndrome da criança impedida de tomar sorvete — a carência gera frustração e raiva. 
Resta à sociedade civil descruzar os braços e não esperar dos políticos no poder. É hora de arregaçar as mangas e reorganizar a esperança. Com meros protestos não sairemos dessa depressão cívica. Há que ter propostas.O Brasil soube dar a volta por cima diante de muitos períodos críticos, tanto na monarquia quanto na República. Precisamos deixar de lamentar e articular em especial os jovens e os movimentos sociais.

Frei Betto é autor de ‘Paraíso Perdido – viagens ao mundo socialista’ (Rocco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário