Rocha de formato peculiar encontrada por robô da Nasa na superfície do Planeta Vermelho aguça a imaginação dos teóricos da vida extraterrestre
A pirâmide é uma das formas geométricas mais reconhecidas do mundo. Diferentes civilizações, incluindo Maias, Astecas e Egípcios, construíram monumentos de formato piramidal para servir como tumbas, templos ou até mesmo observatórios astronômicos. Por isso, quando um grupo de estudiosos avistou uma pedra de formato peculiar na superfície de Marte, em um vídeo divulgado pela agência espacial americana (Nasa), na semana passada, a imaginação dos que buscam sinais de vida fora da Terra foi às alturas. Seria a rocha evidência de uma construção planejada por seres inteligentes?
Os cientistas até agora descartam essa ideia. A pirâmide encontrada pelo robô Curiosity tem, de acordo com estimativas de pesquisadores, o tamanho de um carro popular. Seu formato, apesar de raro, não é inédito na história da exploração de Marte. Oficialmente, a Nasa não se pronunciou sobre o assunto. No entanto, um dos cientistas da missão disse à imprensa americana que tudo não passa de uma coincidência. “O olho humano é bom em reconhecer formatos familiares em objetos aleatórios”, diz Jim Bell, que também é professor de ciência planetária na Universidade do Arizona.
Durante os bilhões de anos de história do Planeta Vermelho, o choque de asteroides e os ventos ajudaram a moldar infinitos ângulos nas pedras da superfície. É possível, portanto, que algumas dessas rochas se assemelhem a pirâmides. Até que novos estudos sejam realizados, os cientistas também tratam o caso como fizeram com a “face de Marte”, capturada pela sonda Viking em 1976, que revelou uma montanha cuja porção superior parecia se assemelhar a um rosto de formato humanoide. Fotografias de melhor resolução tiradas décadas depois acabaram com o mito. Enquanto isso, o Curiosity, prestes a completar três anos no planeta, continua a fazer ciência.
Viver é uma palavra muito forte e misteriosa, se alguém me perguntasse, "De onde vem a vida" poderia dizer minhas teorias e crenças, mas a conclusão não seria feita, porque a cada dia descubro algo novo e interessante.
ResponderExcluirEu fico imaginando, se já é difícil viver na Terra com a sua própria natureza, pessoas,animais, seres vivos... Imagina com uma descoberta que há vida em Marte, nao sei porque, mas acho que o ser humano não está preparado para isso.
Acreditar que existe vida em Marte eu não sei, eu não tenho informações de astronomia para tirar minhas conclusões, mas acho bem corajoso quem acredita, pois eles não desistem e querem provar, alcançando seus objetivos e como vários astrônomos,trazendo várias inovações para novas descobertas.
Laura Lyssa
Continuando...
ResponderExcluirAfinal de contas o espaço está lá por algum motivo, onde o infinito traz outros mundos, porque não acreditar? Por que não desvendar, explorar?
Laura Lyssa