quinta-feira, 7 de julho de 2011

Nos Tempos da Literatura ....

Joaquim Manuel de Macedo foi o primeiro autor de prosa romântica a alcançar popularidade. Seu estilo coloquial e divertido agradou ao novo público constituído de jovens senhoras e estudantes. Seu primeiro romance, A Moreninha, pertence ao gênero do Romance Urbano.

 O escritor, formado em medicina no Rio de Janeiro, ambientou A Moreninha na Corte carioca. As quatro personagens principais são estudantes de Medicina que vivem em uma república. Filipe aposta que Augusto, namorador, vai se apaixonar por uma das jovens presentes na ilha onde o grupo passa o fim de semana. Leopoldo e Fabrício são testemunhas da aposta. Augusto se apaixona pela inteligente e voluntariosa Carolina, conhecida como a Moreninha, e perde a aposta.
Os enredos de Macedo foram muitas vezes condenados por apresentar excessiva frivolidade. Por outro lado, foi reconhecida a inovação do autor no uso de uma linguagem coloquial e irônica. Não se discute, no entanto, o fato de que a função de suas obras era entreter o público. O mundo é visto por lentes cor de rosa, que disfarçam os conflitos humanos mais complexos e profundos e separam perfeitamente o mal do bem, que sempre triunfa no final feliz.

Os Romances Urbanos também estão bem representados por José de Alencar que descreveu a sociedade carioca. Embora mantivesse uma imagem idealizada desse contexto, ele abordou conflitos sobre posição social, dinheiro e amor. Destaca - se o romance Senhora, que trata do conflito entre o amor e o dinheiro.




A protagonista , Aurélia, é um dos tipos mais marcantes da obra do escritor. Outros romances urbanos de Alencar são Lucíola, Cinco Minutos, A Pata da Gazela, A Viuvinha e Diva.


Autor de várias faces José de Alencar explorou todas as possibilidades do Romantismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário