sábado, 9 de julho de 2011

Te Contei, não ????????????????

Número 13: sorte ou azar?


Você já se perguntou por que o número 13 é associado à ideia ou de sorte ou de azar? E qual a razão da sexta-feira 13 ser tão temida? Você tem essa superstição?
Várias histórias tentam explicar como essa fama surgiu. Algumas estão ligadas a deuses pagãos e à mitologia nórdica. Porém, a explicação mais aceita é a cristã.
Segundo o Novo Testamento, na Última Ceia Jesus Cristo estava junto com os seus apóstolos. Contando todas as pessoas presentes na ceia, temos 13 indivíduos. Por ter entregado Jesus aos romanos, muitos consideram Judas o 13º apóstolo. Como Jesus morreu em uma sexta-feira (a Sexta-feira da Paixão), as pessoas associaram o número 13 e à sexta-feira a algo ruim, trágico, ligado à morte.

Nos Estados Unidos a superstição à respeito do número 13 ainda é presente nos dias de hoje. Veja alguns exemplos:

•a numeração dos camarotes de teatro omite, algumas vezes, o 13;
•os aviões de algumas empresas aéreas americanas não têm poltronas 13 (passam de 12 para 14);
•em alguns hotéis não há o quarto de número 13 (ele é substituído pelo 12-a);
•em alguns prédios, o pavimento 13 é substituído pelo 12A.
•algumas pessoas acreditam que participar de um jantar com 13 pessoas traz má sorte, pois uma delas morrerá no período de um ano.
A sexta-feira 13 também é considerada como um dia de azar pelos americanos. Eles tomam muito cuidado quanto às atividades planejadas para este dia e muitos evitam viajar.
Gostando ou não do fato, parece que o número 13 persegue os americanos. No seu selo há uma águia que sustenta um escudo com 13 listras, segura 13 galhos de oliveira na pata direita e 13 flechas na esquerda. Além disso, o círculo sobre sua cabeça é formado por 13 estrelas.
Porém nem todo mundo considera o número 13 uma coisa ruim. Por exemplo: na Índia, o 13 é um número sagrado, enquanto na China o número 13 está relacionado a coisas místicas positivas. Os Maias também consideravam o número 13 como algo sagrado.
No Brasil, um exemplo bem conhecido de quem gosta do número 13 é o auxiliar-técnico da seleção brasileira, Mário Jorge Lobo Zagallo. Sua ligação com o número 13 é muito forte e antiga. Afinal, ele se casou no dia 13 de junho de 1955, mora no 13° andar de um prédio no Rio de Janeiro, foi campeão mundial pela primeira vez em 58 (5+8=13), e a última, em 94 (9+4=13) e ainda adora formar frases e expressões com 13 letras.

Mas e você, o que acha do número 13?


Nenhum comentário:

Postar um comentário