No dia 30/06/11 o professor José Henrique ( Literatura ) nos convidou a participar de uma excursão ao centro da cidade do Rio de Janeiro para assistir à peça "Cyrano de Bergerac" ( Direção de João Fonseca – Teatro I do CCBB ), uma vez que coincidentemente lemos o livro "O menino narigudo" de Walcyr Carrasco – Ed. Moderna, que é uma releitura desse texto teatral .
Essa peça trata de um homem corajoso, que se apaixona por sua prima Roxane, mas não revelando seu amor perde-a para Christian, mas Roxane pensa que Christian é um poeta, sendo que ele não sabe recitar, então Cyrano o ajuda com as poesias, pois ele é um grande poeta, porém no final tudo é revelado.
Saímos do Colégio Ativo às 7h e 30min.
Quase chegando ao Rio de Janeiro paramos no shopping São Gonçalo para almoçar e partimos em direção a Academia Brasileira de Letras onde assistimos a um filme, que contava o conto de Machado de Assis "Um apólogo”, além de visitarmos a exposição permanente sobre o autor e de quebra uma outra exposição sobre Dinah Silveira de Queirós, modernista brasileira.
Em seguida nos dirigimos até o Museu de Belas Artes. Este museu mostra os primeiros quadros pintados no Brasil que retratavam, por exemplo a chegada de Pedro Álvares Cabral e a primeiraº missa, outros quadros retratavam a Missão Francesa no Brasil, que tinha como principais pintores Tomas Muller, Jean - Baptiste Debret e Anthony Taunay.
Depois fomos ao shopping Rio sul para jantar, e às 18 h e 30 min nos dirigimos para o Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil – rua 1º de Março, 66 – centro do Rio - onde a peça começava 20 h.
Quando “Cyrano de Bergerac” acabou retornamos para Macaé, onde chegamos 1h da madrugada.
Essa excursão foi muito importante para nosso aprendizado sobre o livro "O menino narigudo" e a obra do francês Edmond Rostand, sobre Machado de Assis e a história de nosso país.
Daniel Soares Marques / Patrick / Fillemon Antonio Rosseto / Igor Bizzo de Pinho Borges /
Juliana Almeida de Queiroz
Juliana Almeida de Queiroz
Turma 801 - Ativo / 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário