sábado, 16 de julho de 2011

"Quero mais Saúde ..."


Os segredos da vida longa

* Faça meditação e exercícios de respiração para diminuir o estresse. Tenha uma vida sexual saudável.
* Seja adepto das uvas. Elas atuam contra o envelhecimento, pois têm o antioxidante resveratrol.
* Tenha o hábito de comer legumes de cor laranja ou vermelha, como abóbora, cenoura e beterraba. São fontes de betacaroteno e vitamina A, que também ajudam a envelhecer melhor.
* Inclua no cardápio azeite de oliva, salmão, sardinha e atum. São fontes de gorduras, como o ômega - 3.
* Restrinja a uma ou duas vezes na semana o consumo de carne vermelha. Além de ter uma digestão mais demorada, possui mais colesterol e gorduras saturadas. Dê preferência a carnes brancas, principalmente os peixes.
* Durma ao menos oito horas por noite. Isso é fundamental para quem quer viver mais e melhor. É nesse momento que o corpo produz o hormônio GH, o chamado hormônio do crescimento. "Nos adultos", essa produção é pequena, mas suficiente para nos manter jovens por mais tempo", orienta a nutróloga Luciana Carneiro.
* Como todos os dias uma porção ( um pires) de verduras com folhas escuras, como brócolis, couve, espinafre e bertalha. São ricos em ferro, antioxidantes e fibra. "Esses alimentos contêm antioxidantes que protegem contra o envelhecimento", explica a nutróloga Luciana Carneiro.
* Faça exercícios pro pelo menos, meia hora ao dia. Vale dançar, caminhar ou até mesmo subir e descer escadas. "Movimentando o corpo todos os dias, é possível retardar o envelhecimento do coração e do sistema nervoso central, além de fortalecer músculos essenciais na terceira idade", diz o especialista em medicina do exercício Hélio Ventura.
* Tenha o hábito de comer frutas vermelhas como tomate, franboesa, morango e cereja. Eles fornecem ao organismo o antioxidade licopeno que, além de manter o corpo jovem, protege contra o câncer de próstata.
* Reduza ao máximo o açúcar e o sal na dieta. "O açúcar acidifica o organismo, o que provoca o envelhecimento", afirma a nutróloga Luciana Carneiro. Cortar o sal ajuda a controlar a pressão arterial. "É preciso lembrar que não é apenas o sal de cozinha que contém sódio. Adoçantes, molhos prontos, refrigerantes diet e outros produtos industrializados também contém altas quantidades da substância", alerta a médica.
* Coma uma ou duas banadas por dia. Assim você melhora a contração muscular. Para quem usa remédio contra a hipertensão e diuréticos é uma maneira natural de reopr o potássio. A hidratação é especialmente importante antes, durante e depois do exercício físico, ou para pessoas que transpiram muito. 
* Tenha amigos e conviva o máximo possível com eles. Segundo o neurocientista da UFRJ Stevens Rehen, pessoas religiosas, por exemplo, não vivem mais por causa da fé, mas porque têm um convívio social maior, o que reduz o estresse. Separe uma hora por semana, pelo menos, para uma massagem leve, capaz de fazer o organismo liberar os hormônios ocitocina e endorfina, levando a uma melhor qualidade de vida.
* Coma uma castanha-do-pará por dia. Oleaginosas, como nozes e castanha-do-pará, contém selênio e zinco, dois micronutrientes que retardam o envelhecimento. Outra boa opção é a granola, que, além de castanha, tem aveia e linhaça, uma ótima fonte de ômega-3, que tem função oxidante.
* Corte a gordura saturada, presente em frituras, carnes gordurosas e laticínios integrais. É o principal vilão do envelhecimento , alerta o especialista em medicina do exercício Helio Ventura. Com efeito cumulativo, ela entope as artérias, piora o humor e prejudica o sistema nervoso central.
* Pare de fumar e ganhe dez anos de vida. Pesquisa da Universidade de Oxford revela que fumantes vivem, em média, menos dez anos do que não fumantes. Abandonar o vício aos 60, 50, 40 ou 30 anos permite ganhar, respectivamente três, seis, nove ou dez anos de vida. Além de aumentar o risco de câncer e doenças cardiovasculares, o cigarro anula o efeito da vitamina C, que é antioxidante.
* Corte e restrinja o consumo de bebida alcóolica. Pessoas que têm o hábito de beber diariamente, principalmente destilados, tendem a viver menor, já que o álcool aumenta o ácido úrico e a gordura no fígado, provocando diversas doenças a longo prazo.
* Inclua no cardápio óleos vegetais, como os de girassol, milho e soja, e sementes de girassol e germen de trigo. Ricos em vitamina E, eles funcionam como antioxidade e anticancerígeno.

Thamyres Dias / Jornal O Dia - 10/07/2011 

Nenhum comentário:

Postar um comentário