domingo, 17 de julho de 2011

"Gosto de roçar a minha língua na língua de Luís de Camões ..."




As letras K, W e Y são consideradas consoantes ou vogais?

Conforme o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, as letras K, W e Y foram incluídas no alfabeto e obedecem às regras gerais que caracterizam consoantes e vogais.
Do ponto de vista fonético - fonológico, Consoante é um fonema pronunciado com a interrupção do ar feita por dentes, língua ou lábios. Já a Vogal é um fonema pronunciado com a passagem livre do ar pela boca. Outra distinção entre um grupo e outro de letras recai sobre a pronúncia: a Consoante precisa de uma Vogal para formar sílabas e ser pronunciada ( consoante = soa com ), e a Vogal, não. Ela se basta.
Seguindo essas regras, o Y é uma Vogal, já que foi traduzido do alfabeto grego como I e mantém esse som nas palavras em que é usado, como em ioga. Quando aportuguesada, a palavra originalmente grafada com Y passa a ser grafada com I - como em iene, moeda japonesa. O K corresponde em português ao som do C ou QU - como vemos em Kuait -, sendo considerado consoante. Já o W deve ser empregado de acordo com a sua pronúncia na língua original, isto é, ora com som de V, quando proveniente do alemão ( como Wagner), ora com som de U, quando de origem inglesa ( caso de web ). Com isso, a letra W é considerada consoante ou vogal, conforme o uso. 

Mauricio Silva, da UFF. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário