domingo, 9 de setembro de 2012

Conhecendo José de Alencar - O Sertanejo

O Sertanejo.


 


José de Alencar foi um autor muito importante em nossas vidas, tudo que ele sempre quis nos mostrar era o significado de movimentos que ocorrem em nossas vidas.

Em uma de suas obras que é O Sertanejo, podemos perceber a semelhança  que ele faz sobre o Romantismo,mas disso descobrimos que o Sertanejo foi um romance da Fase Regionalista  de José de Alencar, publicado em 1875.

O Sertanejo foi praticamente a última obra de Alencar antes de sua terrível morte.

Essa obra é retratada no interior nordestino do século XVIII,onde se mostra a história de um simples homem  de campo, mas era vaqueiro e também um herói.

Os dias e trabalhos do vaqueiro traçam o nordeste do Brasil.

É uma espécie de síntese de características literárias. Seu personagem principal, que é Arnaldo, enfrenta os mais sérios riscos na esperança de conquistar a simpatia da filha do fazendeiro.
  
Pelas características de Arnaldo, ele é muito comparável com indígenas . Sim, podemos relembrar de Peri e Ceci nessa história.

A obra O Sertanejo é com certeza algo que deve ser divulgado,pois tem o objetivo de nos mostrar as fases incríveis do Romantismo.

Em torno do livro, os personagens estão em várias dificuldades que a vida se mostra melhorar,então é muito recomendável,mas não acho que seria indicado para crianças, pois elas não entenderiam o significado desse livro,talvez se os pais explicassem, nesse caso seria uma boa opção.

Contribuição de Gabriel Cal Silva Figueiredo / Turma 802 / Ativo 2012

3 comentários:

  1. Caraaaambra nem tinha visto isso ano passado , que legal ter meu nome no blog, muito agradecido =D-Gabriel Cal

    ResponderExcluir
  2. A obra O Sertanejo foi escrito pelo gênio José de Alencar,O Sertanejo é considerado um romance regionalista,um romance regional é um dos tipos de romance na escola literária do romantismo.
    José de Alencar em suas obras busca usar aspectos sociais, geográficos e temáticos do Brasil da época,na obra O sertanejo ele descreve o sertão nordestino brasileiro,como é a vida das pessoas que residem no local,o modo no qual elas se comunicam,ou seja,como eles falam,o tipo de linguagem.
    A história no ínicio nos faz conhecer Severino,um homem que tenta se definir ao longo da história,para que possamos traçar seu perfil,mas então ele se torna um nordestino qualquer,que sofre com a fome,miséria e a sede,igual aos habitantes nordestinos que ainda sofrem com isso e com o trabalho forçado,ou seja,escravidão.
    Mas o personagem principal é Arnaldo,um vaqueiro cearense que luta e faz tudo a favor do seu amor e dos seus ideais,para o seu patrão.Arnaldo então se apaixona pela irmã de seu patrão.Mas Leonardo pede a própria em casamento,e no dia do casamanto seu rival morre,então Severino consola D.Flor,filha de seu patrão,então o mesmo reconhece a bravura e dignidade de Severino,e permite que ele use seu sobrenome em seu nome.
    Os dias do trabalho do vaqueiro cearense descrevem bem o sertão brasileiroJosé de Alencar traça todo o livro em cima de características geográficas e culturais, registrando a nossa sociedade rural, desde o comportamento individual e as relações domésticas nas grandes fazendas existentes no sertão , até o registro do folclore.
    O sertanejo foi o último romance que o nosso mestre José de Alencar escreveu,e é considerado uma obra do romantismo,que traça detalhes,ou melhor dizendo,que traça características do sertão nordestino,como no ínicio da história que descrevemos Arnaldo,e os problemas que ele sofre,esses problemas também são encontrados nos dias de hoje que a situação já está caótica.
    Gustavo Salvini-901

    ResponderExcluir
  3. José de Alencar produziu todos os tipos de romances que eram possíveis adaptar para a literatura brasileira. Registrava, normalmente predominava aspectos sociais, geográficos e polêmicos da época, além dessa preocupação de realmente narrar heróis brasileiros em território brasileiro, ele teve todo cuidado de utilizar uma linguagem mais próxima ao coloquial. Ele retratou praticamente todas as regiões brasileiras, desde o sertanejo do nordeste até a elite carioca. Seus romances são divididos em várias etapas, porém o foco agora são os romances regionalistas. Praticamente um dos últimos, antes de sua morte jovem, temos nesta área a ideia de procurar um novo brasileiro, que seria os interiores. É exatamente ai que nasce o Arnaldo Loureiro, personagem principal de O Sertanejo.
    Podemos utilizar a obra para ajudar a montar como era o nordeste da época pois, dá expansão ao seu gênero de pincelador retratando com belas e radiantes cores a paisagem do sertão. Arnaldo Loureiro pode ser comparado aos cavaleiros medievais e a Peri, simples, mas que lutam pelo que querem e enfrentam tudo pelo amor e seus ideais. Passa por diversos riscos, que a população toda sofre como a fome, sede e miséria, além de outros riscos de vida para conquistar a simpatia da filha do fazendeiro. Típico herói romântico que faria de tudo para sua donzela ser feliz e de poder amá-la, como Peri que mata leopardos e inimigos só para a segurança de Ceci.
    No final da obra temos um final surpreendente aonde no dia do casamento de sua amada ocorre um tiroteio, mantando o seu marido, esse final pode ser comparado ao de Inocência, aonde temos dois amados que nunca ficaram juntos, na vida, devido a um empecilho e Arnaldo a acudi. Temos aqui um desfecho tradicionalmente romântico, quando duas almas não podem ficar juntas na terra, se encontraram após a morte, como tantos outros casais: Romeu e Julieta, Lúcia e Paulo...
    Katelyn Nelson - 901

    ResponderExcluir