sábado, 15 de setembro de 2012

Conhecendo José de Alencar - Til

Til, de José de Alencar
 
 
 
 
 
José Martiniano de Alencar ele nasceu em Messejana, no dia, 1 de maio de 1829 e morreu no Rio de Janeiro no dia, 12 de dezembro de 1877. Foi um jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro.
Foi um dos maiores representantes da corrente literária indianista brasileira. Destacou-se na carreira literária com a publicação do romance O Guarani, em forma de folhetim. José de Alencar consolidou o romance brasileiro, ao escrever movido por sentimento de missão patriótica. Suas obras são especialmente bem sucedidas quando o autor transporta a tradição indígena para a ficção.
 Til é uma obra de José de Alencar, escrita em 1872. Til retrata a linguagem e os costumes da vida rural na época em que foi escrito. Trata-se de um romance que retrata a vida no campo, e faz parte do regionalismo de José de Alencar, junto com a obra O gaúcho, O sertanejo e O tronco do ipê. José de Alencar buscava criar algo como uma literatura nacional, onde a cultura e os valores brasileiros fossem realçados, alinhado com o romantismo.
Til é o apelido de Berta, a personagem principal do livro. Berta é a representação da heroína romântica, devido à sua beleza compaixão e sua empatia com o vilão da historia, Jão fera.
Enredo
Em um passeio pela fazenda, Berta e Miguel encontram Jão Fera, que tem fama de bandido. Após um desentendimento entre eles, Jão vai embora a pedido da menina. Os dois amigos vão ao encontro de Linda e Afonso, irmãos gêmeos e filhos de Luís Galvão e de Ermelinda. Linda ama Miguel, mas Berta e Miguel já se amam. Contudo, para não ver o sofrimento da amiga, Berta faz de tudo para que Miguel fique com Linda.
A história é marcada por tentativas de assassinatos. Pelo assassinato de Aguiar, seu filho oferecera uma recompensa a quem matar o assassino, Jão Fera. Já o personagem Barroso e seu bando planejam provocar um incêndio na casa de Luis Galvão para matá-lo e, depois, apagando o incêndio Barroso pretende oferecer seus serviços à viúva e conquistá-la, vingando assim a traição do passado, pois ficaria com a esposa daquele que manchara a honra de sua esposa Besita...
 
Contribuição do aluno André Roque / Turma 801 / Ativo 2012

 

 

 

 

 

Um comentário:

  1. José de Alencar, na maioria de suas obras ele retrata a linguagem e os costumes da época em que foi escrito a história.
    Muitos de seus romances querem dizer algo, mostrar algo para a sociedade que o lê.
    Como Alencar é um escritor bastante nacionalista, ele sempre quer mostrar um pouco do Brasil em suas obras, realçando sempre as culturas e os valores brasileiros.
    Til parece uma história divertida, uma aventura para solucionar, como está obra é fruto do romantismo, sempre devera aparecer uma historia de amor, Berta ou til é a heroína romântica da obra, ou seja, a principal e o vilão que seria Jão fera.
    José de Alencar segue corretamente as características do romantismo em suas obras, mesmo que em muitas ele critica a sociedade de antigamente.
    Giulia Mancini
    901

    ResponderExcluir