sábado, 15 de setembro de 2012

Conhecendo José de Alencar - Ubirajara

                                        UBIRAJARA
 
                                    
                Ao lado de O Guarani e Iracema, Ubirajara é um dos romances indianistas de José de Alencar, último escrito nesse gênero.

Induzido pela vontade de resgatar a nossa nacionalidade, o índio vem a ser a base da formação do povo brasileiro, segundo o nacionalismo romântico. Nesse sentido, reconstruir a imagem do índio é fundamental para alicerçar o espírito de brasilidade.

O escritor defende o índio bem como sua cultura original, procurando reforçar os pontos que os diferenciam do modo de vida dos europeus. Resgata-lhes valores maiores como a lealdade, a fidelidade, a bravura, o destemor e a valentia, desculpando-lhes casos de poligamia como parte da própria cultura indígena. Culpa os "intrusos" pelas consequências do processo de aculturação do índio brasileiro, pela perda de sua identidade cultural. Sem dúvida, Alencar dedicou boa parte de suas últimas leituras ao resgate dos valores autenticamente indígenas e, nesse sentido, Ubirajara reflete os valores defendidos pelo escritor.

A narrativa centra-se em Jaguarê, jovem caçador, que não poupa esforços para ser reconhecido como guerreiro. Em combate com o grande guerreiro Pojucã, Jaguarê vence e é reconhecido como o grande herói, passando a ser chamado de Ubirajara, o senhor da terra, aquele que é capaz de cumprir sua missão como chefe da tribo dos araguaias. Encontra-se na floresta com Araci, estrela do dia, bela virgem tocantim, filha do chefe Itaquê. Ubirajara é recebido pelos tocantins e, como pretende desposar a jovem Araci, deve enfrentar outros pretendentes.


Significado do nome Ubirajara
Origem do Nome Ubirajara
Qual a origem do nome Ubirajara: INDÍGENA
Significado de Ubirajara
Qual o significado do nome Ubirajara: SENHOR DA FLORESTA.
Significado e origem do nome ubirajara - Analise da Primeira Letra do Nome: U
Pessoa muito respeitada, amigavel, generosa e facil de lidar. Mas quando o assunto é o seu dinheiro, seu tempo ou suas preocupações, nada ou ningué é mais importante. Isso demonstra que deve aprender muito ainda sobre o crescimento da alma. Mas controlando esse egoísmo e usando mais de diplomacia ao tratar com as pessoas, conseguirá avançar muito no seu caminho.
Significado do nome Ubirajara - Sua marca no mundo!
COMUNICAÇÃO,AMIZADE,OTIMISMO,DESPREOCUPAÇÃO,BOM HUMOR
Otimismo e afetuosiadade são qualidades que projetam a imagem de uma pessoa popular que alegra seu circulo de amizades. Adora baladas e agitos onde possa demonstrar seu talento artístico. Muito criativa e comunicativa, possui um charme especial que usa para conquistar o que quer. Sua descontração e bom humor a mantem sempre jovem, não importa a idade que tenha. Sempre aberta a novidades, possui uma mente fértil para os negócios. Seu otimismo permite que mesmo diante das mais dificeis situações encontre um lado positivo e anima todos à sua volta. Se aproveitar este lado para aprender com as situações muitas portas estarão abertas, pois não cometerá os mesmos erros. Por ser muito extrovertida a pessoa de personalidade com vibração 3 pode passar algumas vezes por imatura, portanto, para tirar proveito dos aspectos positivos aja com seriedade, e prove o contrário sendo responsável em todas as  situações.
 
 
"Ubirajara", de José de Alencar, é uma importante composição no conjunto de obras indianistas de José de Alencar e fundamental no conjunto, completando sua intenção de fazer uma obra panorâmica. Mostrando uma terra selvagem, com sua pureza ainda não devastada pela presença do branco invasor, sua personagem principal é um índio brasileiro puro, que ainda não se corrompeu perante a cultura europeia. O romance foi publicado em 1874.
 
    FONTES:        1:   http://baixarbonslivros.blogspot.com.br/2011/04/ubirajara-jose-de-alencar.html
                                                       GUSTAVO HENRIQUE - 801

6 comentários:

  1. José de Alencar procurava preocupar-se em retratar sua nação, os nativos, na maioria de suas obras, retratava a distinção, lendas, tradições e etc.
    Podemos observar pela trilogia indianista, o Guarani, Iracema, Ubirajara. O ponto em comum entre todos é o índio no núcleo, porém há uma diferença dentro deles, no O Guarani revela o índio tendo um contato enorme com a paixão de Ceci e Peri, um índio e uma branca.
    Em Iracema acontece o mesmo, Iracema se apaixona por Martin. E em todas essas obras, José de Alencar procura uma formação de uma nova nação.
    Já em Ubirajara, citado a cima, mostra um índio fora da sua civilização em seu estado primitivo ( que possui caráter das primeiras eras), em seu estado natural, não há no romance a presença de uma pessoa branca.
    Em suas obras revela que o índio não há tanta malícia quanto o branco, que no índio há uma certa pureza, que não cai nos erros do europeus, continua com sua cultura apesar de tudo, do roubo de terras e etc. Tudo levando a uma formação de uma nova nação, nação igualitária.
    Aluna:Bruna de Oliveira
    Turma:901

    ResponderExcluir
  2. A obra Ubirajara de José de Alencar pode ser considerada uma das obras mais importantes do autor,pois faz parte da trilogia indígena do autores e álias,Ubirajara é o última romance indianista que Alencar escrevera.
    A obra é fundamental pois fala da cultura indígena, suas tradições e costumes, olhando por esse lado parece que o mestre José de Alencar, nos mostrou uma terra selvagem, onde existia a impureza que depois de alguns anos se perdeu com a cultura dos brancos que foi imposta para os índios em seu território,ou seja,a história se passa antes do contato com o branco.
    Deve-se ter em mente que Ubirajara foi uma obra que veio depois de Iracema e O guarani portanto, já sabemos que houve o contato com os brancos europeus daquela época, então o livro pode ser considerado o irmão da obra Iracema de ,pois é um livro indianista.
    A narrativa fala de Jaguarê, um índio jovem,que luta para se tornar guerreiro, até que vence o grande guerreiro Pojucã, e finalmente é reconhecido como herói. Passa, então, a ser chamado de Ubirajara, o senhor da terra, passando a ser líder de uma tribo.Em um dia encontra Araci, uma jovem que o pai é chefe de uma tribo,então Jaguarê se apaixona pela mesma,mas passa por um desafio enfrentar outros pretendes.Mas o índio já estava construindo sua família com Jandira,de uma tribo.
    Em seguida o pai de Araci descobre que o Ubirajara era da tribo inimiga e o prende.Então ocorre uma guerra,no qual os ubirajaras vencem,e Jaguarê se torna líder das duas tribos,então se casa com Jandira e Araci,e vivem como uma família única.
    O livro nos mostra o nacionalismo,predominante em muitas obras do Romantismo,também nos mostra outras características do romantismo como a idealização do índia,passa a ser visto como um herói e também a exaltação da natureza brasileira,que nos dias de hoje é desvalorizada.
    Gustavo Salvini-901

    ResponderExcluir
  3. José de Alencar tinha uma paixão de escrever trilogias, seus Perfis de Mulheres, a onde encontramos: Lucíola, Senhora e Divã, porém antes de escrever estas, teve sua estreia nos romances indianistas, que também são três, Iracema, O Guarani e Ubirajara. Nessa área encontramos o nascimento da missão de Alencar, fazer obras que resgatam a nossa nacionalidade.
    Se fossemos pensar na historia brasileira a primeira obra seria Ubirajara, que mostra uma terra selvagem e um índio brasileiro puro, com sua pureza ainda não devastada pela presença do branco invasor nem corrompida pela cultura europeia. Em seguida o choque entre culturas, Iracema, e finalmente o nascimento do mestiço brasileiro, O Guarani. Como todos são romances temos a imagem do índio guerreiro que faria de tudo para vê a felicidade de seu amado, sacrificaria tudo. Nessa imagem de herói temos em Ubirajara o Jaguarê, jovem, lindo, alto, que é considerado o mais forte da aldeia. Logo se apaixona pela linda Araci, que é de outra vila, no qual ele terá de lutar contra outros para poder casar com ela, bem parecido com a história da Rainha Ester.
    Percebemos a grande importância de todas essas obras quando queremos ter noção do nosso passado histórico, porém precisamos ter em mente que são obras românticas, a onde tudo é idealizado para mostrar o ideal do escritor. A ideia principal de José de Alencar era registrar, buscar o perfil brasileiro, e na época acreditava-se que essa resposta estaria no índio selvagem.
    Katelyn Ashley - 901

    ResponderExcluir
  4. José de Alencar, um escritor de romances, um patriarca da nossa literatura.
    Em suas obras, Alencar sempre quer mostrar algo sobre a sociedade.
    Em Ubirajara, um romance indianista, José de Alencar defende o índio e sua cultura.
    Em varias obras, ele tenta colocar características da época em suas histórias, para dar um tom mais brasileiro, criando assim o índio que serviu para a formação do povo.
    Muitas de suas obras têm uma critica sobre a sociedade, por exemplo, em Iracema, outro romance indianista, critica (alguns acham) o europeu colonizando a América, pois acreditam que possui um anagrama em Iracema que mudando as letras forma América.
    Poucas pessoas percebem a critica no meio da obra de Alencar, podem pensar que é uma história tola de amor pelo simples fato de ser do romantismo.
    Para ler os romances indianistas de José de Alencar necessita de muita atenção, por que um detalhe pode mudar a historia, ou fazer você ter um pensamento diferente da mesma.
    Giulia Mancini
    901

    ResponderExcluir
  5. José escreveu vários romances, entre eles romances indianistas, como Iracema, O Guarani e Ubirajara. José de Alencar defendia bastante o Índio e sua cultura. Em Iracema, temos o amor de uma Índia e um homem branco, em o Guarani, temos o amor de um índio e uma mulher branca, mas agora, em Ubirajara, te,os o amor entre dois indígenas, não temos a presença de uma pessoa branca.
    José sempre coloca alguma critica por trás de suas histórias, na maioria das vezes criticando duramente a sociedade e seus costumes. Como em Iracema, quando ele critica a colonização da América.e também em vários outros livros, não só em romances indianistas mas também usa outros tipos de romances para criticar a sociedade, colocando por exemplo a mulher numa posição aonde ela é considerada um ser forte, não não liga para o que a sociedade diz ou para os padrões. Enfim, José sempre coloca alguma crítica a sociedade.
    Mariana Vita~802

    ResponderExcluir
  6. É interessante ver a forma que os brasileiros da época no qual o Brasil era império pensavam sobre o índio. Eles tinham uma visão muito perplexa e visavam mostrar o quão rica é a cultura dos antigos habitantes daquela terra. É legal o modo em que o índio é tratado pois mostra realmente quem era o dono, quem estava ali muito antes dos colonizadores, quem cuidou daquele lugar tão querido para eles.
    Eu queria ter a oportunidade de ler Ubirajara pois me parece uma obra muito boa, pois mostra o ponto de vista dos habitantes daquela época sobre o índio, o que eles pensavam que o indígena fosse antes de tudo aquilo. Deve ser um livro muito bom, com muita cultura para transmitir, desde os pensamentos idealizados da época do Romantismo no Brasil até a parte crítica da história. José de Alencar o patriarca de nossa literatura tinha uma visão muito ampla para a época em que vivia, por isso imagino que Ubirajara seja mais uma bela obra criada por ele.
    O índio foi e é até hoje uma figura muito importante na criação da nossa terra, tinha uma cultura muito rica, com muitos costumes bons e que não faziam mal a ninguém. Então, mesmo não sendo tratados como nos livros, folhetins e outros tipos de obras conseguiram felizmente um lugar importante em nossa literatura também, um dos únicos povos que mereciam isso. Todos esses processos literários e políticos foram muito importantes para o país que temos hoje.
    Esses tipos de obras indianistas buscavam valorizar a cultura do povo que vivia no Brasil, visava mostrar a essas pessoas como era antes da chegada, na chegada e depois da chegada delas, o que acontecia, o que mudou e o que continuou mudando. Essas obras são muito importantes até hoje por conta disso, de todos esses aspectos que a deixaram tão rica.

    Victor Melo Ismério

    ResponderExcluir