domingo, 9 de setembro de 2012

Conhecendo José de Alencar - A Viuvinha

A Viuvinha                          
O livro “A Viuvinha”, de José de Alencar, foi escrito em 1860 e faz parte das suas obras do romance urbano que tem como plano de fundo o Segundo Reinado na cidade do Rio de Janeiro.
José de Alencar nasceu no dia 1 de maio de 1829 e morreu no dia 12 de dezembro de 1877. Nasceu em Messejana, mas viveu com sua família no Rio de Janeiro onde também morreu. Foi jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro. Em sua carreira como escritor fez muitos livros de sucesso como: O Guarani, Senhora, Ubirajara, Diva, Lucíola, A Viuvinha, entre outros.
O livro conta a história de Jorge e Carolina. Jorge é um rico herdeiro e um alto comerciante. Jorge e Carolina se conhecem, se apaixonam e resolvem se casar como nos bons costumes. No dia do casamento seu tutor Sr.Almeida vem avisar Jorge que ele esta totalmente falido. Jorge então pensa em um plano, então na noite de núpcias Jorge forja sua morte e então Carolina passa a usar um vestido preto e fica conhecida como a viuvinha.
Após terem se passado 5 anos chega na cidade um homem misterioso com o nome Carlos que aparenta ser muito rico. O que ninguém sabe é que esse homem misterioso na verdade é Jorge que tinha em mente o plano de ir para o exterior e só voltar com a sua riqueza restaurada.
Como Carolina não sabe que Carlos na verdade é Jorge acaba se apaixonando por Carlos mesmo jurando que nunca mais iria se casar. Quando Carolina finalmente descobre a identidade de Carlos ela se entrega completamente a ele e eles vão morar juntos em uma fazenda.   
A obra “A Viuvinha” conta uma história cheia de mistérios e suspense e é claro com o famoso final feliz, então recomendo que leiam ainda mais por ser de um autor tão consagrado como José de Alencar.
Contribuição do aluno Pietro 
 Turma  802 / Ativo 2012

5 comentários:

  1. A obra A viuvinha é um romance urbano,da escola literária do romantismo e a estória se passa no Rio de Janeiro,one todos sabem que existiu a burguesia,os ricos,que eram mesquinhos e cheios de preconceito por dentro.
    A viuvinha me chamou muita atenção,pela sua trama,seu enredo é cheio de mistérios que temos que desvendar,e como em muitas obras de Machado de Assis há uma reviravolta,como é o caso de Jorge que todos pensaram que estava morto,mas criou toda uma cena de sua morte falsa e foi para o exterior enriquecer-se.
    No final quando Carolina desvenda o mistério e reencontra Jorge nos surge um ar de surpresa,pois ela poderia ter despensado o mesmo,por ter mentido em relação a sua morte,mas não eles ficam juntos de novo e se casam,mas não é uma surpresa pois se sabe que na escola literária do romantismo sempre há um final feliz,e esse foi um no qual Jorge e Carolina ficam juntos e se casam.
    A crítica do livro é voltada a burguesia,onde o mais importante,o que prevalecia era o dinheiro.
    A Viuvinha retrata uma realidade passado do autor, mas não vivida e sim assistida.A viuvinha é uma obra de amor entre um homem e uma mulher,o que é muito comum atualmente,pois a maioria das estórtias retratam o mesmo assunto.
    Uma curiosidade é que o livro faz referência a uma outra obra escrita por José de Alencar: Cinco Minutos.A viuvinha é escrita em forma de carta,como se o narrador estivesse escrito a carta para alguém.
    Com esta obra você pode formular sua opinião sobre o povo daquela época,ou seja,a burguesia do Rio de Janeiro naquela época,em minha opinião,eles são mesquinhos e cheios de preconceitos.A obra é ideal para qualquer idade,e podemos ter uma noção de como era aquela época,neste livro muitas coisas estão nas entrelinhas.
    Gustavo Salvini-901

    ResponderExcluir
  2. Viuvinha parece a típica história de amor, com um toque de suspense.
    Nunca li está obra, mas ela aparenta ser legal cheia de mistério e suspense.
    José de Alencar é um ícone para o romantismo no Brasil, famoso por causa de suas belíssimas obras.
    Alencar foi um famoso romancista, criando varias obras com diferentes tipos de romance, como os indianistas, urbanos e vários outros.
    Sua escrita é bastante única, tenta colocar o máximo possível de características da cultura e dos valores da época, tenta demostrar a sociedade.
    Em a viuvinha, Alencar não foi tão polemico quanto em Diva, A Senhora e Lucíola, ele foi mas calmo em relação a personalizada da mulher.
    Todas as suas obras apresentam uma moral, em a viuvinha, Alencar quer mostrar para a sociedade que o amor não morre, mesmo após o outro partir.
    Giulia Mancini
    901

    ResponderExcluir
  3. Eu mesma nunca li este livro, mas parece ser muito legal e interessante. José de Alencar foi realmente um marco na história da literatura brasileira, escrevendo vários tipos de romance.
    Em algumas de suas obras ele critica a sociedade no tempo que ele vivia, e ele também, como eu posso dizer..."desafia" a sociedade escrevendo as vezes sobre alguns assuntos não muito comuns naquela época.
    Este livro A viuvinha parece ser um típico romance, aonde temos personagens perfeitos e um final feliz, não sei se existe alguma coisa por trás da história desse livro, mas enfim, deve ser muito legal e eu pretendo ler algum dia.

    Mariana Vita~802

    ResponderExcluir
  4. A viuvinha é um romance urbano, onde se passa na cidade. Ele fala sobre uma mulher e um homem que se amavam e iam se casar. Até ai tudo bem, porém no dia do casamento, o homem descobre que ele foi a falência. Então na noite de núpcias o protagonista finge morrer, e sua mulher acredita, acaba entrando em luto e passa a usar somente um vestidinho preto, o qual as pessoas vão começar a chama-la de a viuvinha. Depois de tudo, o protagonista volta se passando por outro homem, o qual a sua mulher acaba se apaixonando e descobrindo quem ele realmente é.
    Você leitor deve estar se perguntando, o que essa garota esta fazendo re-contando uma coisa que esta incrivelmente mais explicado no texto acima? Mas eu respondo essa, eu gosto muito do jeito em que Alencar bota em suas histórias problemas para serem resolvidos ao longo da trama, fazendo um pouco de suspense. Ele consegue mexer em uma história causando-a problemas em que ao longo da trama são resolvidos e tudo o que estava antes está agora resolvido.
    Não li ainda a viuvinha mas parece mais um livro muito legal de Alencar onde ele critica mais alguma coisa causando mais problemas que tem que ser resolvidos ma história inteira. E como eu disse antes, eu gosto disso, então será bem interessante.

    Anna Carolina Maia - 801

    ResponderExcluir
  5. Aos olhares mais superficiais, "A Viuvinha" seria o típico romance folhetinesco que todas as jovens da época gostariam de ler, tal obra que alimentaria o desejo que elas têm de se casar e de ter o mais perfeito dos finais felizes, basicamente uma hipocrisia, já que naquela época o que contava não era o amor, mas sim o dinheiro, ou então o famoso dote. Mas será que um escritor tão renomado e crítico como José de Alencar iria fazer uma obra tão ordinária na qual não teria nenhum significado em especial? Acredito que não.
    Ao olhar atentamente para a obra você vê uma crítica pesada não só à burguesia, mas também à sociedade capitalista que só pensa em dinheiro e em lucro, como exemplo, temos Carlos/ Jorge, que mesmo tendo Carolina como a mulher que ama, ainda resolveu deixá-la e enganá-la para conseguir mais dinheiro e limpar o nome de seu pai.
    Outra coisa muito significativa é a fragilidade da mulher, coisa que você não vai ter em obras famosas de José de Alencar, como, Senhora e Lucíola. Carolina, mesmo com seu esposo morto, resolve esperá-lo, mostrando que realmente o ama, ela só resolve amar de novo quando encontra Carlos, que é Jorge quando voltou a ser rico, assim nunca tendo traído seu grande amor. Enquanto Jorge/Carlos estava nos Estados Unidos, Carolina estava de luto no Brasil, e mesmo quando descobriu a farsa de seu marido ainda ficou com ele e viveu seu feliz para sempre, porquê como todos sabem sem dinheiro não existe final feliz!
    Depois de entender tanto sobre essa obra, ainda tenho algumas dúvidas sobre o mundo ter mesmo mudado ao longo desses anos. "A Viuvinha" é exatamente um dos melhores exemplos da literatura de José de Alencar, na qual, ele demonstra sua inteligência quando crítica uma sociedade de grande poder da época de forma discreta e limpa. Ele fala o que tem para falar, mas só quem vê é aquele que tenta entender.

    Eduarda Raposo-801

    ResponderExcluir