O objetivo da resenha é guiar o leitor pelo emaranhado da produção cultural.
Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc.
Sua resenha terá como compromisso relatar a pura descrição com momentos de crítica direta. Tome cuidado com o uso textual em primeira pessoa, a sua crítica precisa mostrar ao leitor os principais pontos relevantes encontrados em sua crítica sejam boas ou ruins, sempre argumentando com base, ou seja, com fundamentação e nunca, mas nunca utilize expressões como “Eu gostei” ou “Eu não gostei” seja profissional e tenha fundamentação.
RESENHA ACADÊMICA:
A resenha acadêmica apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos.
Suas subdivisões são:
resenha crítica
resenha descritiva
resenha temática
resenha descritiva
resenha temática
A Resenha crítica:
1. Identifique a obra: coloque os dados      bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
2. Apresente a obra: situe o leitor      descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
3.  Descreva a estrutura: fale sobre a      divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma      sutil, o número de páginas do texto completo;
4.  Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de      3 a 5      parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
5.  Analise de forma crítica: Nessa parte, e      apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em      teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se      de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas      que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite      estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.
6. Recomende a obra: Você já leu, já      resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto      realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou      pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.
7. Identifique o autor: Cuidado! Aqui você      fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha      (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do      escritor ou pesquisador.
8. Assine e identifique-se: Agora sim. No      último parágrafo você escreve seu nome .
Perfeito !!
ResponderExcluir