domingo, 9 de novembro de 2014

Artigo de Opinião - É fazer ou fazer

A administração pública, professores, servidores, alunos e pais acreditaram ser possível dar novo rumo à Educação fluminense

O DIA


Rio - Por muitos anos, o Estado do Rio figurou entre os piores no ranking da Educação. Mas, por não aceitarmos isso como natural e por acreditarmos em nossos professores e alunos, trabalhamos por melhorias. Não resgatamos todos os jovens, mas resgatamos muitos. Não fizemos tudo, mas fizemos muito.

A administração pública, professores, servidores, alunos e pais acreditaram ser possível dar novo rumo à Educação fluminense. O Rio conseguiu. Somos a quarta melhor rede estadual (em 2009, éramos a 26ª), tendo a terceira nota no Ideb. Criamos benefícios para o magistério: auxílios alimentação, transporte, qualificação e formação continuada. Demos aumento real, o que não acontecia há mais de uma década. 
Para alunos; programas para resgatar o interesse pelo estudo e reduzir o abandono. Reforço escolar (225 mil recebem); Renda Melhor Jovem (poupança escola); e bolsas universitárias em instituições privadas são alguns. As políticas educacionais necessitam, porém, de foco em todos os níveis da federação. Enquanto o país discute um “projeto de Educação”, iniciamos o Dupla Escola: Educação Integral e Integrada, no qual o horário integral não é o fim, mas o meio para uma boa Educação. Nele, estão as primeiras escolas públicas bilíngues do país; em parceria com a França, a Espanha e os Estados Unidos. 
Não podemos mais perder tempo. Precisamos de jovens que se sintam artífices do próprio futuro. Temos que sair do discurso contaminado por ideologias. Mais recursos são bem-vindos. Mas, sem melhor geri-los, é permanecer com a retórica. 
É preciso foco e gestão. O discurso de que só “pedagogos e educadores” entendem de Educação nada mais é do que um preconceito. E a Educação precisa desprender-se de pré-conceitos. Ações são necessárias. Não é aceitável o discurso dos que se dizem especialistas, que militam na área por anos e se elegem sob o manto da “defesa da educação”; mas não elaboraram políticas públicas educacionais que funcionem. Para isso, há que se traçar um diagnóstico e atacar o problema. Ter pré-conceitos com o Currículo Mínimo, a meritocracia e as avaliações diagnósticas — ações bem-sucedidas aqui e em qualquer parte do mundo —, não contribui. 
As ações não podem ser em defesa de interesses próprios e corporativos, sindicalizados e contaminados politicamente. Substituir um diretor de escola não pode ser ato político, mas de gestão. A quem interessa uma juventude perdida? Aos grupos que sobrevivem da ignorância alheia? Não temos, portanto, escolhas: é fazer ou fazer.

Wilson Risolia Rodrigues é secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro

6 comentários:

  1. As escolas devem ser levadas mais a sério, não apenas como lugares aonde eu, aluno, vou para passar de ano e depois entrar na faculdade para trabalhar e ganhar dinheiro, ela deve ser vista como uma instituição de ensino adequado onde estarei aprendendo à como me tornar um cidadão.
    As escolas devem ser locais onde eu aprenderei a pensar em tudo que está ao meu redor, onde eu aprenderei a questionar a sociedade em que vivemos, onde eu não me deixarei ser governada pelos políticos, eles não me usarão para conseguir o que querem.
    Nós, os jovens, seremos o futuro desta nação, aprenderemos a fazer um futuro melhor a partir das escolas. Quando as escolas tiverem condições boas, aí sim, teremos um pouco de esperança para um mundo melhor.
    Ana Carolina Pereira Ribeiro-801

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  2. O mundo deve valorizar as escolas, devem incentivar os alunos como os pais também fazerem com que os alunos levem o estudo a sério, pois não é apenas uma coisa boba que eles estão adquirindo mas sim o futuro do pais e talvez do mundo, dependendo dos seus feitos.
    Dizem querer mudar o mundo com essa educação dada nas escolas, temos que nos tornar HOMENS ou MULHERES, não traficantes. Os políticos não querem mudar isso pois quanto mais gente com falta de educação e conhecimento mais fácil de se controlar, então temos que ajudar a mudar as escolar para um futuro melhor e promissor.
    Temos que ter um ótimo ensino para que mudemos o futuro, somos a alma e a esperança da nossa nação, o que o nosso pais vai ser depende da gente agora, então n deixe passar a educação se não vai deixar passar a evolução do pais.

    De: João Breno Miranda Marins 801

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  3. As escolas são muito importantes para todos e deveriam ser levadas mais a serio e serem mas valorizadas, pois em escolas o aluno ganha muito conhecimento que é a única coisa que ninguém pode tirar de você.
    Investir em escolas é fundamental porem não são todos que querem isso, como os políticos que preferem não investir em escolas publicas, porque se essa pessoa crescer e tiver um bom emprego de quem os políticos vão se aproveitar.
    Com os professores o critério é o mesmo, é uma profissão muito pouco valorizada financeiramente para que cada vez tenha menos ate que uma hora acabe, e com isso os políticos vão poder ter domínio sobre cada vez mais das pessoas.
    Temos que investir mais em escolas nossa situação de ensino e uma da piores do mundo então devemos mudar o pensamento de todos para que melhorem as escolas para que o nosso futuro se torne cada vez melhor.

    Juan Marcos-801

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  4. A educação é fundamental na vida de todos cidadãos, cabe aos governantes fazerem uma campanha incentivando-a e valorizando os profissionais dessa área. Hoje os professores são muito mal remunerados, faltando assim profissionais capacitados, assim como faltam também escolas descentes. O estudo é o único meio de crescermos na vida como profissionais. Hoje o mercado de trabalho exige cada vez mais. Um povo bem educado significa um país melhor. Todo país deveria tomar como exemplo o que foi aplicado na região fluminense, pois todos lucrariam.

    Julia Sant'Ana - 801

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  5. Fico feliz de receber tal notícia. Sinal de que estamos dando mais um passo para a prosperidade de nosso país. Agora o que deve ser feito é manter as ações que estão funcionando, e trazer outras, para que cada vez mais nossa educação evolua, pois sem ela, não há desenvolvimento pessoal, nem do Estado. A Constituição brasileira diz que todo jovem tem direito a escolas públicas de qualidade, o que não é realmente o que há pelo país, mas tomando as certas providências, continuamos caminhando para um futuro melhor com educação de qualidade e outros pontos muito importantes para a população, como a saúde pública, que assombra o povo brasileiro.
    Luiza Xavier - 801

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  6. As escolas são o ponto de partida para um futuro melhor para o país, e foram por muito tempo um assunto que não era tratado como deveria. Mas isso está mudando.
    É bom saber que ainda há pessoas que se importam com a Educação. Projetos estão sendo criados para mostrar que os jovens não estão perdidos e que podem ser recuperados, e então apresentá-los ao seu próprio futuro e fazê-los participar de tudo o que é proposto. Isto só se consegue quando há concentração e trabalho.
    O que não é bom saber é que as escolas têm preconceitos e corrupção. Quem disse que um cozinheiro não pode ensinar? Cada um tem algo a ensinar . Professores claro, estudaram para isso , mas eles não sabem de tudo, nem os que lecionam por muito tempo. Ainda temos a corrupção que favorece o interesse, como por exemplo a escolha de um profissional feita por interesses políticos , e não uma escolha por competência.
    Sabemos que temos muito o que fazer para melhorar a educação do ponto em que estamos, mas se continuarmos empenhados e insistindo, vamos avançar mais. O estudo é a principal maneira de conseguir um futuro bom, e este futuro começa na escola. Tudo o que está sendo planejado deveria acontecer em todo o Brasil, não só em uma região. Assim, resta a todos nós participar para mudar.


    Alessandra , 801.

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