quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ainda um pouco mais da África - CANDOMBLÉ


O candomblé foi levado ao Brasil por escravos nativos da África, na região de Angola, no final do século XVI. O candomblé é considerada  é uma religião musical e culturalmente rica, pois sua dança tem papel muito importante nos rituais. O Candomblé é o culto afro que mais preserva as origens africanas em sua integridade, procurando evitar o sincretismo religioso. Para os colonizadores portugueses, as danças e os rituais eram considerados feitiçarias e deveriam ser proibidos. A solução encontrada era rezar para um santo e acender a vela para os orixás. Por isso, o candomblé possui alguns traços do catolicismo.

Os Orixás são os deuses africanos cultuados no candomblé. Alguns são seres primordiais, outros são vistos como ancestrais divinizados dos clãs africanos. Eles estão longe de se parecerem com os santos católicos que um sincretismo arcaico insiste em manter. Ao contrário, eles revelam características humanas, como emoções, vontades e tendências diversas, que os aproximam bastante das pessoas, tais como os deuses da Mitologia greco - romana.

O axé das forças da natureza é parte do orixá, porque o seu culto é exatamente dirigido a esses poderes: nascimento, vida e morte, saúde, doenças, chuva, orvalho, mata, rio etc. Representam os quatro grandes elementos: fogo, ar, terra e água, e os três estados físicos dos corpos: sólido, líquido e gasoso. Representam ainda os três reinos: mineral, vegetal e animal, além dos princípios masculino e feminino, também presentes em sua representatividade. Tudo isso revela o poder vital, a energia, a grande força de todas as coisas existentes, que é denominada de axé.

Cada deus do panteão africano  possui seu sistema simbólico: cores, cantigas, danças, rezas, comidas e proibições.


Programa A Cor da Cultura - TV ESCOLA / CANAL FUTURA / TV GLOBO /  MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário