sábado, 24 de setembro de 2011

Te contei, não ???!!!! - 1001 maneiras de perguntar ao Google


Tal é a importância desses mecanismos que o Google, responsável por sete em cada dez pesquisas mundiais na rede, ganhou uma expressão com seu nome — "dar um google" entrou definitivamente para o vocabulário. Desde a longínqua década de 90, quando esses sites apenas sugeriam links de conteúdos relacionados aos termos da pesquisa, muita coisa mudou. "Só em 2010, nosso mecanismo de busca sofreu mais de 500 mudanças, de novos recursos a aprimoramentos imperceptíveis para o usuário", diz Emmanuel Evita, gerente de comunicação do Google. Entre as novidades recentes estão filtros como o que permite procurar uma notícia por data de publicação e a busca que substitui palavras por imagens. Sim, é possível obter informações sobre uma empresa dispondo apenas de seu logotipo, por exemplo. Conheça os mais úteis recursos do site.

USAR ASPAS:

Para que serve: restringir a busca a sites em que a frase ou a expressão apareça exatamente como descrita entre as aspas. Ótimo para descobrir o autor de uma citação famosa ou o cantor daquela música cujo refrão não sai da cabeça. Mas é preciso conhecer as palavras corretas para obter o resultado desejado. Exemplo: digitar sem aspas as palavras "independência" e "morte" traz cerca de 7,5 milhões de resultados. Quando se digita a expressão "independência ou morte", esse número cai para menos de 190000 - um universo muito mais definido.

EXCLUIR PALAVRAS :

Para que serve: quando uma palavra é precedida pelo sinal de menos, o buscador seleciona apenas os resultados em que o termo não aparece. Isso tira da jogada a maioria dos links sobre assuntos "homônimos", por assim dizer. Exemplo: para pesquisar informações sobre o navegador português Vasco da Gama, digite Vasco Gama -futebol. Dessa forma, o time carioca sai da pesquisa, tornando-a menos "poluída"

FILTRAR POR TIPO DE PESQUISA:

Para que serve: a coluna que aparece à esquerda da lista de resultados da busca contém filtros para direcionar a pesquisa. Exemplo: ao procurar informações sobre Auguste Rodin, direcione o resultado para Imagens (para ver obras do escultor francês), Notícias (para saber sobre exposições) ou Discussões (para obter a listagem de fóruns em que o artista tenha sido citado).

DETERMINAR A FONTE:

Para que serve: restringira busca a um site específico. Para isso, insira os termos de interesse e o endereço do site no campo de pesquisa. Exemplo: tsunami site:veja.abril.com.br levará apenas a matérias sobre tsunamis publicadas no site de VEJA.

FAZER CÁLCULOS:

Para que serve: utilizar o site do Google como calculadora. Basta inserira operação desejada na caixa de pesquisa, usando sinais ou palavras para descrever a conta. Exemplos: soma (16+4 ou 16 mais 4); subtração (16-4 ou 16 menos 4); multiplicação (16*4 ou 16 vezes 4); divisão (16/4 ou 16 dividido por 4); potência (16A4 ou 16 elevado a 4); raiz quadrada (sqrt 16 ou raiz quadrada de 16).

CONVERTER MOEDAS E MEDIDAS:

Para que serve: em vez de procurar sites que fazem conversão de moedas ou de medidas como massa, comprimento e temperatura, pode- se realizar a operação no próprio buscador, com comandos intuitivos. Exemplos: 100 reais para dólares; 100 quilos para libras; 100 km para milhas; 100 Fahrenheit para Celsius.

BUSCA DE IMAGEM:

Há duas formas de obter informações relativas a imagens no Google:

POR PALAVRA:

Para que serve: encontrar imagens relacionadas a qualquer tema, de objetos palpáveis a questões abstratas, por meio de descrição - por exemplo, "vestidos de noiva", "pássaro voando" ou "insanidade". Utilize os filtros localizados na coluna à esquerda da tela para refinar a pesquisa, definindo cores, assunto e resolução da foto ou da ilustração

POR IMAGEM:

Para que serve: procurar informações a partir de uma imagem - foto ou desenho - em formato digital. O usuário arrasta o arquivo para a caixa de pesquisa e o site tenta reconhecer a figura retratada. Ele pode fornecer informações sobre a pintura, a paisagem, o logotipo ou o animal que aparece na imagem. Se não reconhecer a figura, o site vai sugerir imagens semelhantes e pedir uma dica, para facilitar a busca.

DEFINIR A DATA DE PUBLICAÇÃO:

Para que serve: em combinação com os filtros primários (Imagens, Vídeos, Notícias etc.), o internauta pode determinar o período em que a informação foi publicada na web e classificar os resultados por data. Exemplo: para saber apenas sobre furacões ocorridos recentemente, e não outros quaisquer, o internauta clica em Notícias no primeiro bloco de filtros. Abaixo, pode escolher "Na última semana" e "Classificados por data". Assim, a notícia mais recente aparece no topo da lista.

Texto retirado da Revista VEJA - Editora ABRIL- edição 2234 - ano 44- nº37 

2 comentários:

  1. Eu irei com esse texto falar a respeito da postagem “Te contei não???!!!! – 1001 maneiras de perguntar ao Google”.
    Eu achei a postagem bem útil, bem explicada e criativa, uma vez que ensina a quem ler a usar melhor o Google e suas funções, como algumas que eu não conhecia, mas que podem ajudar muito na hora de fazer uma pesquisa, tais como a utilização dos sinais “+” e “-”, a utilização das aspas, fazer cálculos e converter moedas e medidas, o que ajuda a não ficar procurando no próprio Google outros sites para fazer o que o próprio Google pode fazer com perfeição e rapidez, características que nem todos os sites que você entre tem.
    Esta postagem também é útil no sentido de informar as pessoas coisas novas, sendo interessante para um blog que promove as crianças (alunos do Ativo ou não) e adultos (tanto pais professores ou visitantes) a estudarem e pesquisaram mais e de uma forma mais confortável, explicada e proveitosa.
    Essa postagem me ajudou em várias coisas, pois eu estava pesquisando no blog quando vi esta postagem e parei para ler, depois que eu a li, voltei ao Google e pesquisei novamente, e adivinha o que aconteceu? O resultado da minha pesquisa saiu muito melhor, mais focado e concentrado, e assim aprendi a utilizar o Google melhor e com mais eficiência, além de me promover uma revisão do conteúdo e analisar os assuntos dos sites mais rapidamente e com mais capacidade de escolher o melhor conteúdo. Por isso eu recomendo essa postagem a todos a todas as pessoas de todas as idades que estejam precisando de uma “mãozinha” na hora de pesquisar no Google.

    Rodrigo Chiesse/7ºano-702

    ResponderExcluir
  2. Henrique voce e demais!
    todos os textos que voce bota no blog sao super interessantes!
    Cada vez que eu entro no blog eu aprendo algo
    novo!!!!!
    amei henrique *.*

    ResponderExcluir