sábado, 3 de setembro de 2011

Tá na Hora dos Pais ....


 A POESIA E O POETA


A poesia é um modo de expressar sentimentos,
De falar de um momento.
A poesia é uma recordação,
Uma emoção,
Com certeza, é voz que vem do coração.
A poesia é composta com palavras simples, 
Com palavras fortes e, até mesmo, com palavras frágeis.
Portanto, para ser poeta, não é preciso saber escrever.
É preciso saber olhar para ver nas coisas mais simples as grandes maravilhas.
É necessário sentir.
É necessário sonhar.
É preciso ser meio louco para plantar uma semente de poesia.
Nessa terra tão estéril que está a Vida.
Não importando quem colha e sim que a poesia floresça.
A poesia é simples.
O poeta é complicado.
A poesia é divina.
O poeta é humano.
A poesia é uma face do Amor.
O poeta é um eterno sonhador.


Poesia pra mim é a expressão de momentos de felicidade, de angústia, de dor, de prazer. É uma forma de demonstrar a compreensão  da própria realidade em dado momento. Já foi usada como meio de críticas, já foi cantada em prosa e verso e até mesmo para contar histórias, como por exemplo, nos poemas épicos. Há quem use até pra fazer Sentenças.
Em suma, para mim, é uma obra de arte que ultrapassa o mundo dos fatos e transporta para fora o mundo que se encontra dentro do poeta.





Elvira Cristina Seghetto Martins 
( mãe da aluna Luisa Seghetto - Turma 702 / Ativo - 2011 )

2 comentários:

  1. Esse foi o melhor texto de poesia que eu vi aqui no site. Não só pelo fato de que é o texto de uma das minhas amigas, mas sim porque foi um texto lindo. Luísa a sua mãe esta de parabéns por esse texto lindo.
    Henrique quando achar mais textos como esses é só postar que nós vamos ler.
    Uma coisa que me tocou muito foi a sua compreensão, Elvira, de o que é um poema.
    Para ser poeta, não é preciso saber escrever isso sim eu chamo inteligência poética. Elvira se você estivesse na minha frente agora eu te daria um beijo, um abraço e elogiaria o seu texto porque ele esta maravilhoso. Luísa eu agradeceria se você desse um beijo na sua mãe porque eu diria que ela tem uma mente muito fértil. Elvira depois eu vou mostrar esse texto para a minha mãe e eu acho que ela vai gostar tanto quanto eu gostei.
    Henrique quanto mais textos você achar melhor para o seu blog porque esse aqui arrasou tanto quanto os outros que você postou.
    Para mim os poemas são como vários mundos que podem existir dentro de alguém ou universos intransitiveis para pessoas como eu.
    Se continuarmos semeando esses universos poderemos ter uma imaginação fértil poderosa. Se lermos escrevermos e pensarmos melhor, poderemos fazer um mundo onde tudo é possível para nós como a imaginação.
    Em síntese para mim os poemas podem ser coisas bem diferentes para cada pessoa, mas para mim pode ser um lugar de harmonia ou tormento de alguém.
    Um poema pode expressar a qualidade de alguém ou o sentimento do autor com relação a sua vida e obra ou como o poema de Elvira falou a relação do homem com o seu poema. Cada pessoa tem o seu modo de ver um poema como eu tenho o meu mas o que importa não é o que esta escrito e sim o que aquilo quer nos transmitir.
    Alec

    ResponderExcluir
  2. Olá Professor,
    Quando levei esta poesia para a Luísa entregar não sabia que poderia ser publicada. Ela ficou tão feliz quando você mandou me perguntar se podia publicar que não tive como negar.
    Fiquei meio envergonhada porque foi algo escrito tão sem pretensão que para mim foi uma surpresa. Além disso, como vi depois, já havia sido publicado um texto maravilhoso da mãe de outro aluno, mãe inclusive que diz que não é poeta, mas transmite pura poesia em suas palavras tão bem redigidas.
    Quanto ao comentário do Alec, a Luísa ficou mais eufórica ainda. Obrigada pelas palavras elogiosas menino, mas não me sinto merecedora de tanto. Vou contar uma história verídica para que você entenda de verdade o que é poesia para mim:
    Conheci certa vez uma senhora já bem idosa que tinha um problema visual, que é comum em pessoas mais velhas, chamado catarata. Um dia, ao saber que ela havia sido operada, fui visitá-la e ela transbordava felicidade por estar de novo enxergando bem. Ao vê-la tão feliz tive vontade de ouvi-la descrever aquele momento e perguntei como ela estava se sentindo. Ela respondeu:
    “- Ah minha filha! A sensação que eu tenho é que eu estava em um lugar e agora estou nesse mesmo lugar, só que tudo é muito mais bonito!”
    Isso, pra mim Alec, é a maior poesia que existe: a exposição do que há por dentro de uma pessoa. Essa senhora quase não estudou, mas transborda uma linda poesia interior ao descrever o ato de enxergar dessa forma. Voltei para casa, nesse dia, agradecendo o fato de poder enxergar esse mundo tão bonito, mas agradeci, ainda, a possibilidade de saber ler e escrever. Agora, agradeço também por este acontecimento inédito de até receber elogio pelo que escrevi.
    Recebi o beijo, o abraço e o elogio. Deixo meu agradecimento por eles e pela felicidade da minha filha. Isso estimula a poesia que ainda há em mim.
    Elvira Cristina Seghetto Martins - (mãe da aluna Luisa Seghetto - Turma 702 / Ativo - 2011)

    ResponderExcluir