sexta-feira, 23 de setembro de 2011

VOCÊ JÁ LEU ? >> Áfricas no Brasil


Áfricas no Brasil
Kelly Cristina Araújo 
Série Diálogos 
Editora Scipione


Todos sabemos que boa parte ( na verdade, quase toda ) da História do Brasil, dos seus costumes, veio da África nos navios negreiros ( como diz o livro Áfricas no Brasil de Kelly Cristina Araújo - Ed. Scipione, não vieram apenas escravos, mas um pouco de saudade, lembrança e lágrimas, além de um outro modo de enxergar a vida ).
Contudo, podemos afirmar que parte do que temos ou hoje somos, veio dos negros e de seu continente: África.
Adentrando no título da obra "Áfricas no Brasil ", podemos entender por várias Áfricas em um só Brasil. Muitas pessoas ainda julgam este continente como sem cultura, onde vivem povos com os mesmos costumes e com as mesmas religiões. O livro nos traz um conteúdo repleto de ideias contraditórias a respeito do que todo mundo diz e ( ou ) pensa sobre a África e sua história. Através da obra, podemos enxergar o outro lado deste continente: o lado no qual existem mais de uma África. Mais de uma história, de uma crença, de uma religião.
Se olharmos além daquilo que nos cabe olhar, dentro de uma educação ainda arcaica e vigente, podemos ver que a África tem e sempre teve muita massa cultural, tanto que foi capaz de "implantar" um pouco disso num outro continente ( o americano ) onde só vieram à força e por obrigação.
No entanto, podemos explicar o título do trabalho de Kelly Cristina Araújo pelo contrário preconceito das pessoas ao falar de África; pela maneira singular na qual automaticamente falamos: África. 
Na verdade, são Áfricas. Muito mais daquilo que implantam em nossa cabeça sobre isso. Vai muito além mesmo ...

Por Paula Strecht Santos 
Turma 801 / Ativo / 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário