quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A Fábula do Porco-espinho




Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.
Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.
Por isso decidiram se afastar uns dos outros e começaram de novo a morrer congelados.
Então precisaram fazer uma escolha: ou desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.
Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos.
Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com outro ser muito próximo podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.
E assim sobreviveram. O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e admirar suas qualidades.

2 comentários:

  1. Luís Henrique S da Silva28 de setembro de 2011 às 18:52

    Aluno: Luís Henrique
    Turma: 703

    A fábula do porco-espinho fala sobre um assunto que acontece frequentemente nos nosso dia a dia. Pois situações como a do porco-espinho acontecem muitas vezes, com várias pessoas, sendo na escola, com a família e principalmente no trabalho em grupo, quando as pessoas percebem somente os defeitos de cada um e não a capacidade, a qualidade da pessoa.
    Há casos onde as pessoas precisam conviver com outras pessoas de outros países que têm costumes, hábitos muito diferentes. Aqui mesmo em Macaé existem situações desse tipo, pois é uma cidade que tem gente de todo lugar do Brasil e fora dele, com diferentes modos de pensamentos.
    Com isso, é preciso interagir da melhor maneira possível, procurando compreender e aceitar as diferenças, as idéias, para que dê tudo certo no final, principalmente nas questões de realcionamento no trabalho.
    A maioria das pessoas têm muita dificultade nesse ponto, mas através da educação, dos ensinamentos da família é possível mudar, melhorar o pensamento sobre as diferenças e como podemos aprender com isso.
    Os porcos-espinhos tiveram que suportar a dor e aprender a conviver com as feridas para conseguir o calor. Sem isso morreriam.
    Será que os homens irão conseguir conviver com outras pessoas como os porcos-espinhos? Conseguirão suportar as feridas para sobreviver?
    Todos somos diferentes. nem todos nos agradam, oferecem o que queremos.
    temos que saber que nem sempre o que achamos, pensamos que é o melhor, será o melhor para todos.
    A humildade e o conhecimento são nobres, fazem com que aceitamos o que é diferente.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito do final da fabula. Annyf6207

    ResponderExcluir