sábado, 22 de novembro de 2014

Crônica do Dia - A internet afeta as relações entre jovens - Jairo Bouer

Uma nova pesquisa da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, mostra que a nova geração superconectada de crianças pode ter perdido uma habilidade importante: a identificação das emoções transmitidas pelo olhar e pela expressão facial.


O estudo comparou crianças de 11 e 12 anos que passam a semana num internato (sem acesso diário à internet) a crianças que passam, em média, cinco horas por dia conectadas em seus celulares. Resultado: os internos conseguem identificar emoções em testes com fotos e trechos de filme de maneira muito mais precisa que aqueles que vivem on-line.

A troca constante de mensagens em que sentimentos são descritos por meio de letras ou palavras (por exemplo, “kkk” para rir) pode fazer esses jovens perder a capacidade de ler emoções básicas, obtidas de forma não verbal, por meio do olhar.

No Brasil, uma pesquisa feita pelo Portal Educacional avaliou o comportamento na internet de mais de 4 mil jovens de 13 a 17 anos, de escolas particulares de 14 Estados brasileiros. A conclusão é que esses jovens estão cada vez mais conectados e que o uso da internet afeta a forma como eles se relacionam. Quase 95% deles acessam a internet todos os dias (ou quase todos os dias), 83% dizem acessar a internet sempre ou quase sempre de um tablet ou de um celular, e mais de 90% começaram a usar redes sociais com 12 anos ou menos.

De acordo com a pesquisa, 22% dos jovens já ficaram com alguém que conheceram pela internet. Os que já namoraram são 11%, e 5% já fizeram sexo. Mais de quatro em cada dez jovens disseram que mesmo quem namora pode dar uma paquerada na rede.

Os pais estão longe de entender esse fenômeno. Cerca de 80% dos 300 que participaram da pesquisa dizem ter problemas com os filhos, em função do tempo de conexão. Os filhos afirmam que 80% dos pais não controlam o acesso à internet pelo celular e, dos 20% que controlam, metade só faz isso em função da conta telefônica. Pouco mais de 1% dos pais sabem que seus filhos já ficaram ou namoraram alguém que conheceram pela rede.

Entre os 60 professores que responderam a pesquisa, mais de 73% já detectaram problemas de relacionamento entre os alunos em sala de aula, por causa de conteúdos postados nas redes sociais. Quase 64% percebem casos de bullying pela internet entre os alunos. 

Pais e professores dizem que o uso da internet pelos jovens é uma preocupação maior que outras questões clássicas, como drogas ou sexualidade. A pesquisa americana e a brasileira mostram que essa geração tem padrões de uso da rede que marcam uma forma nova e particular de interpretar emoções, comportamentos e até relacionamentos. Por isso, essas são questões que deveriam ser trabalhadas tanto na sala de aula quanto em casa. 

11 comentários:

  1. Essas questões devem estar em constante acautelamento. Começa a melindrar o ato de ficar ciente de que os recursos da internet chegaram a esse ponto, ao ponto de abalar nossa "análise" sensorial à identificação de emoções transmitidas.
    Nós, conscientes, temos que subestimar a necessidade do uso da internet. Pois, sejamos sinceros, não precisamos, queremos!!! E ainda que tivermos vontade de permanecermos conectados, devemos relembrar que que há um mundo nos esperando fora dessa navegação.

    Bruna Leite Felix, 801.

    ResponderExcluir
  2. Inicialmente, a Internet foi lançada com o motivo de conectar todos a todo o mundo e como uma ferramenta para nos auxiliar, porém provavelmente seus criadores não imaginaram as consequências que isso poderia nos trazer.
    Hoje em dia esta está sendo usada erroneamente, causando vício e dependência entres os jovens, que estão deixando de viver suas vidas para perderem tempo com inutilidades na internet.
    Isso traz inúmeros pontos negativos para essas pessoas, além do que foi apresentado no texto acima, como a perda de interesse nos estudos e, consequentemente a perda oportunidades profissionais, assim como relações pessoais com parentes, amigos e pessoas à sua volta, entre outros. A internet é sim uma boa ferramenta de auxílio e de lazer, se usada correta e moderadamente, o que nem todos conseguem fazer.
    Luiza - 801

    ResponderExcluir
  3. A internet e os jovens
    Realmente,a maior doença que está no nosso cotidiano atualmente é a internet,mas muitos jovens já ficaram viciados em internet,ao ponto de não conseguir passar um dia sem mexer em seus aparelhos eletrônicos em geral e na internet,por isso algo deve ser feito para acabar com esse vício que os jovens do mundo inteiro,pelo menos a maioria,está passando atualmente
    Particularmente,os pais do respectivo jovem devem ditar algumas regras sobre esse assunto,para prevenir futuros problemas que a internet pode causar a mente do jovem usuário e também preveni-lo de assuntos obscenos que normalmente são encontrados muito facilmente na internet.
    Conclui-se que a internet é propositalmente uma diversão mas também uma doença que está afetando todos os jovens do século XXI e deve ser tratada com muito cuidado e respeito.

    ResponderExcluir
  4. No século XXI a internet se tornou global, para todos, uma ferramenta muito importante para homens e mulheres tanto no trabalho quanto no lazer.
    Como tudo tem seus riscos especialmente se você está começando ou tem certas dificuldades no manuseio desta ferramenta pois são estas pessoas que são alvos de criminosos da internet.
    Como os pais querem dar o melhor para seus filhos eles acabam dando um computador ou um celular que por sua vez tem acesso a internet e consequentemente as crianças e adolescentes correram o mesmo risco.
    O problema começa quando os pais dão estes aparelhos cedo de mais, se adulto cai nas armadilhas da internet imagina crianças com pouca experiencia de vida.
    Uma criança que usa estas ferramentas desde que se intende como gente vai ter um modo de agir das crianças que vivem no sítio ou brincam ao ar livre.
    Os pais devem sim dar estes presentes aos filhos mas os mesmo tem de controlar os seus filhos.
    Com a liberdade vem a responsabilidade.

    Aluno: Heitor Dutra Delage da Silva
    Turma: 801

    ResponderExcluir
  5. Cada vez mais as pessoas usam mais a internet, normalmente acessada por aparelhos eletrônicos, estes normalmente estão no topo da lista de compras de todos. Existem muitos benefícios, mas quando usado da forma certa. Muitos deixam de interagir por causa do uso do celular, quantas vezes chego em um lugar que há um grupo de pessoas e cada um está sentado individualmente cada qual com o seu celular. Isso faz com que gente de todas as idades, mas principalmente jovens, já não tenham assunto, ou não saibam como se comunicar ou saber o que o próximo está sentindo. Mas essa situação se repete com as crianças, que muitas vezes nem saem para jogar bola com os amigos, por querer ficar em casa com o uso da internet, ou por não saber jogar, pois antes ficou preso, também usando a internet. Isso afeta também o diálogo entra pais e filhos, e muitas vezes isso leva ao vício, o fato de não conseguir se desgrudar da tela do computador ou do celular. Com toda a tecnologia que evolui mais a cada dia, esse índice tende a aumentar, vindo a prejudicar ainda mais as relações pessoais de cada um.

    Julia Sant'Ana - 801

    ResponderExcluir
  6. A internet e utilizada demais, a família não é a mesma, não há mais comunicações. As pessoas ficam 24 horas ligados na internet, não há mais vida social fora do celular, computador e vários outros tipos de tecnologias.
    As justificativa para o uso exagerado da internet são diversas, como a ausência dos pais, levando ao vicio!
    Um dia, fui a um restaurante e estava lá um lindo casal, só que notei uma coisa ‘’estranha’’(pois nos dias de hoje isso e super normal),eles estavam se comunicando pelo celular, eu não escutava nada,só o barulho do celular, olha em que estado nos chegamos.
    Deveríamos haver um debate sobre isso na escola, mas com certeza começando em casa, sobre este assunto, este vicio, para ver se melhoramos pelo menos um pouco.
    Aluna:Bruna de Oliveira Monteiro
    Turma:801

    ResponderExcluir
  7. Como o blog acima fala que a internet esta trazendo alucinações aos adolescentes, eu acho que a internet foi feita para auxiliar,pois se não o inventor provavelmente inventaria outra coisa,para não prejudicar o mundo no futuro,a internet esta dominando a cabeça de todos ate pais estão deixando coisas para ficar na internet,porem a uns tempos atrás não era assim,a internet era uma coisa familiar,agora já virou uma bagunça. Teve um dia que fui no cinema e vi um grupo de adolescentes mexendo no celular, e ninguém falava nada era só mexendo o dedo. O que já percebi também que muitos adolescentes estão se prendendo por causa da internet não querem mais conversar um de frente para o outro e so no celular, alguns já nem tem mais amizade porem só tem um amigo o celular.Quando eles querem conversar um com outro mesmo estando ao lado querem conversar por internet mesmo sendo mais fácil falar invés de escrever mais todos já estão acostumados e não ligam mais e então preferem de estudar e ter amizades para ficar na internet então isso que e a minha opinião adorei o blog.
    Aluna:Fernanda Campos Nascimento 602

    ResponderExcluir
  8. Os jovens de hoje em dia utilizam a internet para redes sociais e para conversar em chats.Mas a internet não somente serve para isso.Nós podemos estudar através de sites e até mesmo pelo youtube. Já pararam para pensar que a internet pode ser uma grande enciclopédia ? Ou um grande dicionário ?
    Muitos jovens de 12 a 17 anos encontram muitas respostas para suas perguntas pelo computador . Imagine como era antigamente para achar uma resposta. Você teria que ir a uma biblioteca ,pegar vários e vários livros para achar sua resposta . Um grande trabalho não ?
    Um outro caso sobre jovens que estão sempre conectados a computadores, celulares ,tablets e etc , são os namoros virtuais . Na minha opinião isso pode ser um grande problema, porque nunca sabemos quem realmente pode estar em frente a tela conversando com você ,mas não só as crianças ,muitos adultos encontraram seus companheiros (a) em um site de relacionamento.
    Já sabemos mexer em tudo que envolve tecnologia, mas quando se trata de de pesquisar algo que possa te favorecer no futuro ninguém quer.
    Vamos deixar nossas vidas sociais um pouquinho de lado e focar no que é correto para nós .

    Maria Antônia Rodrigues-702

    ResponderExcluir
  9. O uso da internet pelas pessoas, principalmente pelos adolescentes, vem sendo um problema mundial quando não é moderado. Ela é boa quando sabemos usá-la a nosso favor.
    Atualmente é comum ver na rua e na maioria dos lugares pessoas sempre conectadas aos seu celulares e aparelhos eletrônicos, alguns chamam de mal do século, outros não vivem sem. Ultimamente o problema tem afetado crianças e adolescentes, o que chega a ser preocupante. Atrapalha o rendimento escolar e o comportamento com os pais. Em algumas famílias isso é nítido.
    É hora de pais e professores tomarem uma decisão sobre isso para que seus filhos e alunos tenham mais consciência de que redes sociais e internet nem sempre têm só o lado bom. Precisamos saber usá-las corretamente. Conhecer pessoas e formar relacionamentos por redes não é o melhor caminho e na maioria das vezes pode trazer problemas, pois você nunca sabe quem está do outro lado da tela e como a pessoa realmente é.
    Vemos como isso afeta a nossa vida, principalmente a de crianças e de quem geralmente fica mais conectado, quando há uma pesquisa mostrando que isso atrapalha nosso relacionamento com pessoas, o que é essencial para nos comunicarmos e convivermos.
    Precisamos aprender a usar a internet de uma maneira que ela nos ajude e favoreça nosso conhecimento e nosso futuro. Podemos mudar isso, uma prova é antigamente, onde não existia a internet para nos auxiliar e fazer parte de nossas vidas, vamos pensar nisso e tentar diminuir o uso do celular ou aparelho eletrônico, sabemos que hoje em dia é difícil, mas não mata ninguém.
    Mariana Beatriz 802.

    ResponderExcluir
  10. Milhares de pessoas vivem conectadas quase todos os dias. A internet que teve como principal função, auxiliar as pessoas no que precisassem , como trabalhos difíceis, problemas etc. Porém, cada vez mais estas pessoas estão esquecendo de suas vidas fora das telas e alimentando um vício , como qualquer outro.
    O jovens são os que mais foram afetados. Estão em qualquer lugar, e sempre com seus aparelhos eletrônicos, e de tanto “ socializar” pelas redes sociais, esquecem de socializar no mundo de fora. É assustador saber que crianças, que são jovens e prontas para absorver o conhecimento, não identificam expressões faciais e olhares significativos, porque vivem seus dias olhando para computadores e celulares.
    Este vício digital não está afetando somente a percepção do mundo dos jovens. Está afetando as vidas familiares e escolares. Deixam de conversar com os pais sobre seus problemas e conversam e se relacionam com estranhos pela internet, deixam de fazer deveres para casa pois ficam horas em frente os celulares, esquecendo de suas obrigações, etc.
    Os filhos têm problemas com os pais que tiram os telefones e computadores deles por passarem tempos demais neles. Acho que isso é uma forma dos pais cuidarem da saúde dos jovens. Sabemos que a rede causa tantos problemas quanto ajuda, então não se deve retirá-la totalmente das vidas das crianças, mas sempre com limites e incentivando a entrar em sites educativos para aprenderem e fazer um bom uso de suas mentes pela internet.
    No caso dos adolescentes a situação é mais difícil. Estão passando por mudanças e entrando na sociedade como adultos e querendo se incluir e participar de tudo. Vivem nas redes sociais, e sofrem o riso de se envolver com pessoas desconhecidas, o que nunca é bom. Mais um fator de risco é o bullying, pois passam por problemas de aceitação durante essa fase, e geram mais problemas para si e seus colegas.
    No futuro, os jovens de agora enfrentaram novas fases e problemas. Vão precisar socializar, entender o mundo, mas se passarem o tempo que têm agora voltados para o mundo virtual, não conseguirão se adaptar depois. Tudo o que foi falado merece séria reflexão, pois é agora que as mudanças podem ser feitas, não depois.

    Alessandra, 801

    ResponderExcluir
  11. De fato os jovens de hoje em dia estão mais conectados , sim eles deixam de praticar as emoções na internet . Mas nem toda hora podem estar com todos que querem , então os resta utilizar a internet e o celular .
    Claro , cada jovem tem que saber seu limite pois internet pode virar vício . E com certeza o contato pessoalmente é muito melhor para a maioria , mas de vez em quando não é possível .
    a questão das redes sociais , se todos tomarem cuidados com oque fazem na internet é uma grande ideia você poder compartilhar seus momento ou algo que achou engraçado , bonito . Mas oque não é bom sua vida se resumir a rede social ( postar tudo que faz é um tremendo exagero ) , você também deve se cuidar muito nas redes sociais ( principalmente porque é algo público ) .
    Um outro cuidado extremo que você deve ter é , saber realmente se aquele estranho que você conhece pela internet é confiável .
    Tudo em grande quantidade não é bom . E todo cuidado é pouco .

    João Pedro Golosov A Curvelo - 701

    ResponderExcluir