sábado, 8 de novembro de 2014

Crônica do Dia - A vez dos homens - Laura Muller

É hora de superar o preconceito em relação à sexualidade e compreender a importância do exame de toque na próstata


Primeiro as mulheres participaram de algo que tem tudo a ver com a sexualidade e a saúde: o movimento mundial Outubro Rosa, de luta contra o câncer de mama. Agora é a vez de os homens olharem com mais cuidado para si mesmos, motivados pelo Novembro Azul, campanha de alerta sobre o câncer de próstata que começou faz alguns anos na Austrália e hoje já atinge diversos países, entre eles o nosso. O problema é que por aqui ainda há muito preconceito em relação ao corpo masculino e sua sexualidade.

O exame de toque na próstata, o principal para diagnóstico precoce e tratamento de uma possível doença, é alvo de infinitas piadas e risadinhas, feitas pelos jovens, pelos adultos e até mesmo pela terceira idade. O resultado: grande parte dos homens simplesmente não vai ao médico. A vergonha e o medo do constrangimento aniquilam totalmente essa possibilidade.

Saber mais sobre isso pode ajudar a reverter essa situação tão complicada. O tema central em jogo é a homossexualidade. Há quem acredite que qualquer toque no ânus signifique uma vivência gay. Isso é uma grande bobagem. Ser homossexual é sentir desejo erótico por alguém do mesmo sexo. O que, vale dizer, não tem nada de errado nem doentio. É apenas a forma de cada pessoa sentir atração amorosa e sexual.

Outra coisa é sentir prazer com carícias na região do ânus. Se o homem se excita com esse tipo de toque quando está com sua parceira, isso não quer dizer de forma alguma que ele seja homossexual. Significa apenas que sente prazer com a estimulação de uma zona erógena do corpo com terminações nervosas e altamente sensível aos toques de prazer, que é o ânus.

Outra coisa mais diferente ainda é ir ao urologista para as avaliações anuais de rotina. Quem tem histórico de câncer de próstata na família deve ir ao médico a partir dos 40 anos de idade para exames específicos como o de toque. Já os outros homens podem começar a partir dos 45.

Vale saber também que, a partir de quando se inicia a vida sexual, já é importante passar a ir pelo menos uma vez ao ano ao urologista para verificar como andam os hormônios e a região genital como um todo. Para isso, são feitos exames de sangue e urina, entre outros do tipo. A visita ao médico também deve ser feita a qualquer momento caso a pessoa verifique sinais de doenças sexualmente transmissíveis, como o aparecimento de secreção com mau cheiro, ardência, coceira, feridas, verrugas e sangramentos na região do pênis, testículos, ânus e redondezas.

Tudo isso faz parte da lista de cuidados básicos que a população masculina precisa urgentemente se encorajar a manter. Eu costumo brincar nas palestras que faço pelo Brasil afora que não, nem o urologista nem você vão se apaixonar um pelo outro no exame de toque de próstata. O especialista, aliás, já deve ter feito centenas de vezes esse tipo de avaliação, em centenas de homens. Ou seja, certamente é um grande equívoco continuar com esse pensamento preconceituoso em relação a um exame tão fundamental para a manutenção da saúde masculina. O quanto antes o câncer de próstata é detectado, maiores as chances de cura.

As mulheres, parceiras desses homens, podem e devem entrar nessa luta pela transformação do pensamento e das atitudes masculinas. Uma maneira é levar a informação a eles, além de discutir e apoiar o que levantamos aqui. Sei que é muito difícil lidar com temas tabu da nossa sexualidade, como esse é, mas valerá a pena.

Sim, a vida amorosa e sexual pode ser tudo azul. O primeiro passo é estar com a saúde em dia. Do contrário, não há bem-estar nem prazer que resista.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/a-vez-dos-homens-14504499#ixzz3IVWigozL

8 comentários:

  1. Assim como tantos preconceitos que rodeiam a sociedade brasileira, o exame de toque na próstata para prevenção do câncer na mesma não foge a regra. Muitos homens se recusam a realizar esse preventivo associando a homossexualidade.
    Esta atitude revela a falta de informação que ainda existe em nosso meio. Por constrangimento ou mesmo vergonha, preferem correr o risco de adquirir a doença a ter que se submeter aos critérios do exame.
    A campanha de novembro azul é extremamente importante. Este recurso deve esclarecer dúvidas ,eliminar tabus e exibir entrevistas de homens que venceram a doença devido a prática do exame.
    Através dos meios de comunicação essa realidade pode mudar. A informação é o recurso mais convincente para diminuir as estatísticas.

    Amanda Monteiro - 801, Ativo.

    ResponderExcluir
  2. O Novembro Azul
    De acordo com a postagem, o novembro azul consiste em conscientizar os homens e protegê-los contra o câncer de próstata.Em minha opinião, esta campanha é muito importante, pois muitos homens não se importam com o próprio corpo por conta de um certo preconceito como por exemplo dizendo: “ Isso é coisa de mulher,não preciso disso”.Pelo contrario, estes exames são cruciais na vida de um homem que tem valor a própria vida.Esses exames são motivos de implicância entre os homens,sendo jovens ou não, por isso que normalmente os homens tem vergonha de ir ao urologista.
    Normalmente, o que se deve fazer em caso do resultado ser positivo é principalmente se prevenir o mais rápido possível, pois será mais fácil à cura do câncer, esse é o caso dos homens. As mulheres, que são as mulheres dos indivíduos em questão, devem principalmente apoia-los com palavras de incentivo, porque isso é o que os homens mais precisam nesses momentos de aflição.
    Por isso, essa campanha deve ser incentivada em vários estados brasileiros, pois vários homens vão se beneficiar com esses exames, também iremos prevenir futuros problemas para os homens do Brasil e com isso acabar com um dos problemas que mais afetam a população mundial, não apenas homens de idade,mas mulheres, jovens meninos e meninas e adultos em geral e que tem um dos maiores indicies de mortalidade na história, que é o Câncer.

    ResponderExcluir
  3. Na vida que temos, no mundo que vivemos a muitos casos de preconceito ao exame de próstata, como vem dizendo, os homens vem carregando com sigo uma ignorância muito grande, de achar que apenas os gays fazem isso e homens machos não tem que fazer, tendo o pensamento que vai ser criticado pela sociedade. Mas como fica a saúde?? e a doenças sexualmente transmissíveis q vc pode pegar e passar?? certas coisas temos que abrir nossos olhos, pois é nossas vidas que estão em jogo e não a "fama".
    Pode-se dizer que o mundo veio mudando para pior, porque não queremos enxergar que isso pode ser o melhor á se fazer, tanto a vida dessas pessoas estão em risco como a vida sexual também está, pense em sua família, sua mulher o que achariam melhor para você, porque no final o que conta é sua família não a popularidade, e tanto que isso não irá transforma-lo em gay apenas se sentir atração por homens, sendo q a culpa n será do tratamento mas sim sua.
    Entendam isso que entenderão o universo, preconceito é burrice ainda mas pelo homossexuais q nunca lhe fizeram mal algum, isso não é prejudicial, apenas uma maneira de aumentar o nível de vidas no planeta, e manter vocês seguros e protegidos a respeito do assunto abordado.

    De: João Breno Miranda Marins\ 801\ 8°

    ResponderExcluir
  4. Saúde Não é Brincadeira

    Como todos nós sabemos O câncer de próstata é um tipo de câncer que começa na glândula prostática. A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino.
    Para muitos homens as realizações de exames é um tabu, alguns homens por serem preconceituosos não vão ao urologista. Pois acham que se algum homem for ao urologista é por que é gay.Mas este pensamento é totalmente errado pois o tratamento irá curar sua doença.
    Às vezes não é nem o homem que pensa assim, é a sociedade que como sempre nos estimula a seguir um padrão, mas que padrão é esse? de ideias machistas, pois se você fizer este tratamento, acham que você vai começar a gostar de homens.
    Mas será que podemos acabar com esse mundo que vive de pura ignorância? Claro que podemos reverter esta situação. Preconceito é coisa de gente burra e ignorante.. Pois se um homem é gay e uma mulher é lésbica o que eles podem fazer com isso? nada, pois se eu muito não me engano existe um ditado que diz assim: Gosto não se discute.Com uma doença tão grave como o câncer não se pode brincar.
    Gustavo Salvini Dolor-801

    ResponderExcluir
  5. Nossa até quando esse preconceito com homossexuais vão continuar, as pessoas estão parecendo seres irracionais com essa questão, até com doença eles estão brincando, não dá mais né gente? Vamos acabar com isso.
    Se um homem se excitar com um toque no seu anus, não quer dizer que ele é gay, ele só está demonstrando que sente atração por sua parceira.
    Eles não devem deixar de ir ao médico só porque acham que vão virar gay com um exame que o doutor vai tocar no seu anus, eles têm que parar de ter esse preconceito e pensar um pouco mais, parar de fazer piada com algo tão serio, pois o câncer de próstata não é uma piada e sim algo muito sério, que pode te custar a vida, então pensam bem antes de tomar atitudes.

    ResponderExcluir
  6. Assim como outubro foi o mês rosa que representa a luta das mulheres contra o câncer de mama novembro é o mês azul que representa a "luta" dos homens contra o câncer de próstata.
    Para quem não sabe o câncer de próstata é um tipo de câncer que começa na glândula prostática e pode se expandir e causar muito mas mau do que parece.
    A maioria da população sabe que o homem tem um certo receio de ir ao urologista para fazer o exame de câncer de próstata pois acham que se algum homem for ao urologista é por que é gay.
    Na minha opinião o urologista é só mas um profissional da área de saúde que quer o bem do paciente nada mas nada menos e se este exame fosse o que falam todo adulto com mas de 50 anos seria gay e sabemos que não são, estamos em pleno século XXI chegou a hora de pararmos com estes preconceitos errado e procurarmos nos informar antes de sair falando estes absurdos.
    Aluno: Heitor Dutra Delage da Silva
    Turma:801

    ResponderExcluir
  7. Este é um assunto muito peculiar ainda nos dias de hoje. O preconceito predomina na maioria das vezes, o que acaba prejudicando os pacientes, que muitas vezes têm alguma doença e perdem a oportunidade de cura. É essencial que os homens façam esse exame, para que possam obter conhecimento do andamento do seu corpo, evitando o câncer por exemplo, o quanto antes, para que o tratamento devido seja logo feito e se recupere. Quanto mais cedo o homem souber da doença, maiores as chances de cura. Porém, mesmo com todas as informações necessárias estando a um clique, as pessoas persistem com esse pensamento arcaico na questão de opção sexual. É ridículo pensarem desse jeito, pois coisas inúteis como essa podem custar a vida de uma pessoa, que vale muito mais que uma opinião de uma pessoa próxima. Portanto é fundamental que as pessoas se conscientizem e passem a fazer o que é melhor para sua saúde.
    Luiza Xavier - 801

    ResponderExcluir
  8. O câncer não apenas de próstata mas como todos os outros, é algo muito sério, porém graças ao preconceito e ignorância de muitos, surgem piadinhas de mal gosto e logo um certo desconforto do paciente.
    Esse tão "temido" câncer de próstata é diagnosticado por um médico especialista ou profissional treinado introduz o dedo recoberto por uma luva no ânus do paciente afim de tocar a porção anterior do reto, região em que se localiza a próstata. Se há uma aumento da glândula ou a presença de endurecimento ou nódulos, o examinador pode definir aonde se localiza essa alteração e recomendar outros exames diagnósticos mais detalhados para se descartar ou não a possibilidade de uma alteração no órgão.
    Por vergonha e constrangimento muitos opinam por esperar aparecerem sintomas. E se tiver um câncer avançado, aí as possibilidades de cura são extremamente pequenas. E é uma doença terrível que pode passar para outros órgãos, principalmente ossos, com muita dor.
    Antigamente todo esse preconceito era maior, hoje é mais divulgada a importância desse exame e muitos homens perderam o medo, mais ainda existem muitos que se recusam a fazer o exame do toque. Mas por mais desconfortável que possa ser, é um exame simples, rápido e sem dor alguma, que se não for feito, a doença pode se desenvolver.

    Thales Borges - 802

    ResponderExcluir