sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Te Contei, não ? - Como surgiu a galinha d'angola


Antigamente as aves viviam felizes nos campos e florestas africanas, até que a inveja se instalou entre elas tornando insuportável a convivência.


            Nessa ocasião, quase todos os pássaros passaram a invejar a família do Melro, que era muito bonito. O macho, com sua plumagem negra e seu bico amarelo –alaranjado, despertava em todos a vontade de ser igual a ele. As fêmeas tinha o dorso preto, o peito pardo-escuro, malhado de pardo-claro, e a garganta com manchas esbranquiçadas. Elas causavam inveja maior ainda.

            O Melro, vaidoso, certo de sua beleza, prometeu que se todas as aves o obedecessem usaria seus poderes mágicos e os tornaria negros com plumagem brilhante. Entretanto, os pássaros logo começaram a desobedecê-lo. Então ele, furioso, jurou vingança, rogou-lhes uma praga e deu-lhes cores e aspectos diferentes.

            Para a Galinha D”Angola, disse que seria magra e sentiria fraqueza constante. Fez com que seu corpo se tornasse pintado assim  como o de um leopardo. Dessa forma, seria devorada por aqueles felinos, que não suportariam ver outro animal que tivesse o corpo tão belo, pintado de uma maneira semelhante ao deles. Ela pagaria assim por sua inveja. E foi isso que aconteceu.

            Desde esse dia a Galinha D”Angola, embora seja muito esperta e voe para fugir dos caçadores, vive reclamando que está fraca, fraca. Com suas perninhas magras, foge com seu bando assim que surge algum perigo e é muito difícil alcançá-la. Suas penas, cinzas, brancas ou azuladas, são sempre manchadinhas de escuro tornando as galinhas d”angola belas e cobiçadas.

         

Referências.



PRADO, Zuleika de Almeida. Muitos mitos, lindas lendas. Editora Callis, 2007. São Paulo. 1ª. Edição. Ilustrações de Iontr Zilberman. P. 9.

5 comentários:

  1. Grande conto da cultura africana, mas um que nos mostra toda a riqueza que das historias, que em todo o mundo é muito desvalorizada, apesar de ser tão empolgante quanto os mitos da cultura grega, por, podemos dizer, ter sido desenvolvido por um povo que foi derrotado pelas armas de fogo dos europeus.

    ResponderExcluir
  2. Gostei dessa lenda, pois explica de maneira engraçada e interativa o surgimento de u8m animal, assim como a maioria das lendas explicam algo sobre o mundo ou o nascimento de certo ser.
    Em minha opinião, essa lenda traz também uma moral,que nós não devemos sentir inveja do outro,também não devemos ser muito vaidosos e também que não devemos fazer uma vingança contra o outro que nós fez algo de ruim,pois vingança não leva a lugar nenhum.
    E a ave Melro ainda não conseguiu completamente o que queria,pois a Galinha D’’ Angola e rápida e foge muito bem das suas presas,e ainda não e atacada por onças pintadas,como o Melro queria,mas,ela se sente fraca muitas vezes,sendo assim,Melro conseguiu só um pouco do que queria.
    João Pedro Albuquerque Alencar-7°-701

    ResponderExcluir
  3. É muito legal a maneira que as pessoas, nesse caso os africanos, criam histórias (mitológicas) que expliquem a origem das coisas.
    A Galinha D'' Angola, é realmente muito bonita. Aliás a África possui uma flora riquíssima. Cada espécie com suas cores e atrações diferentes.
    Olhando para essa história podemos perceber que se todos nós (tanto humanos como animais), fossemos iguais, o mundo não teria graça. Por isso é importante valorizar cada espécie (animais), cada cor (humanos), cada um.
    Além desse mito, existem muitos outros de origem africana. E acredite é cultura riquíssima!

    Stella Strecht Santos- 701

    ResponderExcluir
  4. O texto apresentado na forma de fábula mostra, de maneira divertida, a variedade na aparência das aves, que simbolizam no texto todos os animais e até o homem. Por uns apresentarem características atraentes e consideradas bonitas, são mais valorizadas, mas as aparências podem enganar.
    Uma aparência frágil pode esconder alguém muito forte, alguém que fala pouco e não se expõe pode ter uma inteligência extraordinária. A África, continente de grande exuberância na natureza e de pessoas fortes e inteligentes como Nelson Mandela é um exemplo.

    Julia Pereira Vicente-702

    ResponderExcluir
  5. Morreria e nunca pensaria nessa possibilidade...rsrs. Mais olhando por outro lado a inveja é assim mesmo, quem não suporta a beleza do outro quer mais prejudicar o outro, por quem não tem luz , quer mais apagar a de quem tem...
    Inveja corrói o corpo e envenena a alma. Então devemos acreditar em nosso potencial, e ver que a diversidade de ideias, cores, pensamentos é o que torna o nosso mundo belo! Pense se todas as flores fossem rosas... o que seria da beleza da orquídea! O que seria do pintassilgo se não fosse o charme da galinha da angola...
    Victória Leite
    702

    ResponderExcluir