sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Te Contei, não ? - Terreiro é equiparado a igreja em Salvador



O DIA
Bahia - Foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial de Salvador o texto do decreto que equipara, jurídica e tributariamente, instituições ligadas a religiões de origem africana a igrejas, como a católica. Com isso, as instituições ligadas a manifestações religiosas de origem africana passam a ter benefícios tributários e direito a inviolabilidade.


De iniciativa do prefeito ACM Neto (PFL), o decreto atende a antiga reivindicação dos líderes das religiões de origem africana. A assinatura da lei fez parte das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra e foi feita na solenidade de inauguração do Observatório Permanente da Discriminação Racial e Violência contra LGBT, em Salvador. 
São englobados pelo decreto, além dos terreiros de candomblé, povos e comunidades como unzon, mansu, centros de caboclo, centros de umbanda, kimbanda, ilê, ilê axé, kwé e humpame. Caberá agora à Secretaria Municipal de Reparação cadastrar todas as entidades que serão beneficiadas pela lei. 
A estimativa da prefeitura é que existam em Salvador mais de 1,2 mil espaços como esse. “O objetivo é proteger o patrimônio religioso, material e imaterial do segmento religioso em questão”, afirmou a secretária municipal de Reparação, Ivete Sacramento. 
Ela explicou que o decreto reconhece que cada templo religioso de matriz africana tem uma etnia que deve ser reconhecida como tal, sem necessidade de assumir outras denominações que não expressem sua natureza eminentemente religiosa. “Essas entidades possuem formas próprias de organização e são de extrema importância cultural, social e econômica, usando conhecimentos, inovações e práticas geradoras e transmitidos pela tradição”, disse.

5 comentários:

  1. Para começar e sempre bom utilizar esta frase para debatemos sobre este assunto, ‘’Somos todos iguais...’’, independente de raça, de religião, de sexualidade, de tudo devemos respeito a todos, como também todos nos deve.
    Desde lá o negro vem sofrendo uma grande carga de preconceitos, tanto cor quanto na cultura. Assim como os brancos possuem cultura e pode cultua-la os negros também.
    Com está reportagem vimos que teve um avanço e que o negro tem menos probabilidades de sofrer essa grande carga de preconceitos e conseguimos rever e concordar que ‘’Somos todos iguais...’’
    Aluna:Bruna de Oliveira Monteiro
    Turma:801

    ResponderExcluir
  2. Como a Bruna falou,podemos ver o salto que os negros deram além de todos serem ''iguais'' alguns acham que não, mas isso não significa que eles são escravos ou empregados domésticos, eles podem ter uma profissão melhor que de um branco podemos dizer,pois cor não significa nada. E não tem preconceitos apenas com cor tem por exemplo situação financeira, algum no corpo por exemplo ''ela e gorda de mais'' e isso e um tipo de preconceito então foi bom rever como que temos que aprender para não existir mais preconceitos
    Aluna:Fernanda Campos Naimento 602

    ResponderExcluir
  3. Como a Bruna falou,podemos ver o salto que os negros deram além de todos serem ''iguais'' alguns acham que não, mas isso não significa que eles são escravos ou empregados domésticos, eles podem ter uma profissão melhor que de um branco podemos dizer,pois cor não significa nada. E não tem preconceitos apenas com cor tem por exemplo situação financeira, algum no corpo por exemplo ''ela e gorda de mais'' e isso e um tipo de preconceito então foi bom rever como que temos que aprender para não existir mais preconceitos
    Aluna:Fernanda Campos Naimento 602

    ResponderExcluir
  4. Como a Bruna falou,para começar e sempre bom utilizar esta frase'' Somos todos iguais'' pois não existe pessoas melhores que as outras,todos são igual mais em diferentes coisas não existe branco e negro existem pessoas,e isso que importa e não importa a religião a cor o cabelo o jeito que se veste e mais. Porém achei muito importante este blog para refletir nossas mentes do que e certo ou errado.

    ResponderExcluir
  5. Como a Bruna falou que e sempre bom utilizar a frase ''somos todos iguais'' porem não temos que ter preconceitos, não existem brancos e negros existem pessoas e todas são iguais , e por isso não podemos criticar o que ela e ou deixa de ser, pois todos somos seres humanos e o que importa e que vivemos e aprendemos, não importa cor de pele, cabelo, o que ela é,o que importa e que todos nos somos igual porem em diferentes maneiras. Religião se for católica espirita ótimo não vamos falar sobre isso vamos apenas aprender que e a pessoa que escolhe o que quer ser. Apenas vamos concordar que todos nos somos iguais não importa cor de pele cabelo e o que faz ou deixa de fazer.
    Aluns:Fernanda Campos Nascimento 602

    ResponderExcluir