sábado, 22 de novembro de 2014

Te Contei, não ? - A turma está a um clique

Na moderna versão do velho hábito de estudar em grupo, o ponto de encontro dos jovens é a internet. No ambiente virtual, eles participam de debates com gente que nem conhecem, tiram dúvidas com rapidez e ainda afiam habilidades imprescindíveis na era do aprendizado colaborativo

Prova importante à vista? A regra é juntar três ou quatro amigos — entre eles, de preferência, algum ótimo aluno — e promover uma tarde de estudo em casa ou na biblioteca. A turma nem sabe, mas está pondo em prática uma ideia que vem de Sócrates (470-399 a.C.), o pai da filosofia ocidental: a do aprendizado pelo diálogo. Com mais ou menos eficácia, o estudo em grupo sempre foi uma ferramenta usadíssima por jovens de toda parte para ampliar o conhecimento fora da sala de aula. E continua sendo — só que com uma roupagem, digamos, mais século XXI. Nos últimos tempos, os estudantes não se veem, ou melhor, se veem em uma tela; não folheiam livros, baixam arquivos; não escrevem em folhas de papel, digitam. Como tantas outras atividades no contexto das relações interpessoais, o estudo em grupo — ou colaborativo, para usar o léxico moderno — mudou para o ambiente sem paredes e sem fronteira que é a internet. “A interatividade virtual veio facilitar o exercício da atividade intelectual, estimulando habilidades altamente valorizadas em nosso tempo”, diz Rafael Parente, especialista em tecnologias educacionais.

A mudança de hábitos foi se dando aos poucos, no Brasil e no mundo, e hoje tirar dúvidas e trocar informações em rede é a regra. Segundo recente pesquisa de um site especializado, 73% dos universitários brasileiros usam a rede social e 58% utilizam serviços de mensagem de texto para estudar. Só 5,6% persistem na presença física dos colegas. Esse novo padrão consolida o papel da internet como fórum privilegiado de disseminação da aprendizagem fora dos muros escolares, superando as resistências iniciais quanto à confiabilidade do conteúdo de um mundo virtual sem regras nem leis. Um dos mais destacados indicadores do fenômeno é a multiplicação dos cursos on-line gratuitos de universidades de primeiríssima linha, que vêm estimulando a formação de classes globais com alunos na casa das centenas de milhares. A troca de conhecimentos pela internet estimula benefícios que o estudo em grupo sempre ofereceu, só que em escala muito maior. “Dialogando com desconhecidos e destrinchando uma montanha de informações, o estudante desenvolve a capacidade de produção em equipe, de liderança e de autonomia”, enfatiza o americano Ray Schroeder, diretor do Centro de Aprendizado, Pesquisa e Serviço On-line da Universidade de Illinois.

Conexão para aprender
Como todas as atividades sociais, o estudo em grupo pela internet é regido por leis não escritas, mas essenciais para seu bom andamento. A seguir, um roteiro básico para tirar o melhor proveito.


5 comentários:

  1. Realmente é um ótimo jeito de expandir seu campo lexical, além de conseguirmos desenvolver técnicas essenciais ao trabalho em equipe, que tanto presenciamos na vida profissional. Outra facilidade que esta ação nos proporciona, é a de encurtar caminhos, pois perdemos tempo indo de um lugar a outro para a realização dos encontros presenciais, além da velocidade da informação ser muito maior.
    Porém, há controvérsias, pois com o ensino à distância, o foco pode ser facilmente comprometido. O contato pessoal perdido também é um dos fatores contrários, pois este acaba não acontecendo.
    Entretanto, se o estudante tiver foco, atenção e quiser realmente sanar suas dúvidas e espalhar conhecimento, isso não é problema, tomando vantagem por esse meio de comunicação.
    Luiza Xavier - 801

    ResponderExcluir
  2. Apesar de a internet ser um bom recurso, pode ser o que mais prejudica alguém. Este tem que ser usado de forma correta, muitos são prejudicados por ela, seja por informações erradas na hora do estudo, seja por postagens indevidas. Sabendo utilizá-la, é com certeza de grande proveito, pois a velocidade com que as informações nos são passadas torna as pesquisas muito mais fáceis, porém para estudar por meio de redes sociais, é preciso ter a consciência de que aquilo é uma ferramenta de estudo, e não lazer. Mas acho que estudar pela internet, sem haver presença física, é muito mais fácil pelo motivo de que, ao se encontrar com a turma, é muito mais difícil fazer com que todos se concentrem e realmente estudar ao invés de conversar. Então, a internet pode ser uma ótima ferramenta, desde que a pessoa saiba como usar.

    Julia Sant'Ana - 801

    ResponderExcluir
  3. Todos nós sabemos que a internet é uma ferramenta muito utilizada nos dias de hoje como forma de lazer,ferramenta de busca e a trabalho.
    A alternativa de estudar na internet com amigos é muito interessante e sem duvida uma ferramenta valiosa e que tem de ser explorada mas o que não pode é usar este "grupo online" como desculpa para ficar no Whats app, Facebook se desviando do assunto.
    Na década de 70,80 as pessoas jamais sonhavam que no século XXI daria para estudar em casa com o seu amigo(a) que está na casa dele(a) sem usar um telefone, só com um PC conectado a net.
    Sim, é possível um aluno estudar com seus colegas na internet é só ele querer .
    Aluno: Heitor Dutra Delage da Silva
    Turma:801

    ResponderExcluir
  4. A tecnologia é imprescindível, utilizamos a tecnologia em diversos momentos, no trabalho mesmo utilizamos bastante pois é mais pratico e rápido, a maioria das informações estão lá, ate este ponto tudo bem, mas em certas circunstâncias o uso e mal sucedido, como por exemplo o uso em trabalhos escolares que de vez do aluno esta pesquisando, trabalhando em mais e mais procura apenas em um link, copia, cola e da para o mestre tendo assim o mínimo de informações concedidas.
    Com a utilização propriamente para uso escolar as crianças fazem grupos escolares em diversos aplicativos, tendo um debate bom e crescente no dia-a-dia e na escola. Onde é interessante, produtivo ate mesmo prazeroso.
    Aluna:Bruna de Oliveiria Monteiro
    turma:801

    ResponderExcluir
  5. Estamos em um tempo em que quase tudo pode ser substituído por algo novo. O estudo não é diferente. Não estou falando que o estudo foi substituído, mas sim a forma de estudar.
    A maioria dos grupos de estudo hoje em dia são feitos pelas redes sociais. Tiram dúvidas com os colegas , pesquisam rápido, entendem rápido. Escolas também são pela internet. Cursos online de diversas especialidades, que podem ser acessados facilmente e até gratuitamente. Essa nova maneira de estudar vem ganhado força entre as pessoas, de diferentes idades, pois sempre pode-se aprender algo novo, e nesse caso, sem sair de casa.
    Nas escolas do ensino fundamental e universidades , os jovens se reúnem por meio de redes sociais ou aplicativos que têm a mesma função, para poderem se preparar para provas, testes, trabalhos, etc. Perto de ambientes que já conhecem, estar com amigos e na internet, esses jovens tem uma facilidade para compreender problemas ou dúvidas. Para quem realmente pratica a forma correta de estudar pela rede, sem distrações ou problemas simples, tem um resultado agradável nos estudos finais.
    Não se pode deixar os encontros de estudos em casa ou em outros lugares uma tradição passada. É muito importante interagir com outras pessoas sem estar na internet. Porém, também é importante explorar novos métodos para diferentes situações. Assim, vivemos em um tempo diferente, mas temos a escolha de usar formas diferentes que nos ajudem, pois temos o melhor das gerações.


    Alessandra, 801

    ResponderExcluir