sábado, 22 de agosto de 2015

Crônica do Dia - Amor em tempos de 'gadgets' - Flávia Oliveira

Na era da informação, a tecnologia tomou de assalto as relações e virou o terceiro vértice de um triângulo que une e separa casais
O fim de
semana de folga na Serra fluminense liberou a mente aos devaneios. É prova de que o ócio pode, sim, ser produtivo. A gente abre um livro, assiste a um filme e... Bingo! Lá vem coluna. Era domingo, fazia sol e havia silêncio. Na telinha do tablet, “10.000 km”, primeiro longa do espanhol Carlos Marques-Marcet. O argumento é simples: Álex (Natalia Tena, de “Game of Thrones”) e Sergi (David Verdaguer) tentavam engravidar do primeiro filho, quando a moça recebe uma proposta irrecusável de trabalho nos EUA. A trama versa sobre a possibilidade de a relação sobreviver, por um ano, aos dez mil quilômetros que separam Barcelona de Los Angeles. Estão na obra as previsíveis idas e vindas de um casamento à distância. Mas chama atenção um terceiro personagem, tão ou mais espaçoso que o casal. É a tecnologia, que tomou de assalto os relacionamentos. 
É via celular, webcam, SMS, e-mail e redes sociais que Álex e Sergi se comunicam (ou não) durante os quase cem minutos do filme. Por smartphone e notebook, eles se falam, se veem, cozinham, jantam, dançam, fazem sexo. A qualidade da conexão de internet, a resposta (ou não) à chamada do Skype medem a intensidade da relação. O longa — um dos três pré-selecionados em 2014 pela Academia de Cine para competir ao Oscar de melhor filme estrangeiro — é, em grande parte, uma colagem das telas dos gadgets. 
Os sinais emitidos (sem trocadilho) são perturbadoramente familiares. Quem nunca deixou de atender à ligação do parceiro para torturá-lo após uma briga? Quem não desapareceu (ou se exibiu intensamente) nas redes sociais para mandar recado? Quem não ignorou e-mail ou SMS? Quem não ativou o comando não perturbe? 
E para você, leitor, não achar que o amor acabou: quem não disparou seguidos torpedos de corações vermelho vivo para o ser amado? Fez uma vídeo chamada para dividir com a cara-metade o sundae, a obra impressionista, um pôr de sol? Ligou de madrugada para se declarar apaixonado? 
Já não amamos como antigamente. E, como antigamente, leia-se duas décadas. Foi em 1995 que Richard Linklater estreou “Antes do amanhecer”, primeiro filme da trilogia que acompanhou por 18 anos o casal Celine (Julie Delpy) e Jesse (Ethan Hawke). Na obra inaugural, os jovens passam uma noite inesquecível em Viena e, sem trocar endereços nem telefones, marcam outro encontro seis meses depois. A dupla só se reencontra no segundo filme, dez anos depois, quando a moça vai a uma tarde de autógrafos do rapaz, numa livraria de Paris. 
De tão fartas, as opções tecnológicas de agora jogariam por terra o argumento do longa. Horas depois da noitada austríaca, Celine ou Jesse, se minimamente conectados, descobririam praticamente tudo sobre o outro. Nada da tortura de anos a fio sobre o-que-poderia-ter-sido-aquele-reencontro ou por-que-não-dei-o-maldito-telefone. 
Na era da informação, tanto a obra quanto a vida do diretor Linklater seriam diferentes. Ele idealizou e filmou “Antes do amanhecer”para reencontrar Amy Lehrhaupt, a desconhecida com quem passara uma noite em 1989. Linklater esperava que a moça, ao saber do filme, o procurasse. O reencontro nunca aconteceu, porque a jovem morreu num acidente semanas antes da estreia. Um amigo a quem ela confidenciara o romance deu a notícia. Hoje, seria diferente. 
E, no futuro, ainda mais. Talvez nos apaixonemos pela voz de um sistema operacional. Assim previu Spike Jonze em “Ela”, de 2013. Será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário