sábado, 22 de agosto de 2015

Crônica do Dia - Netflix produz documentário poderoso sobre Nina Simone - Ricardo Cota

Nina tornou-se um emblema dos tempos modernos e diante da reação sanguinária ao ‘black power’


O DIA
Rio - Não está em cartaz nas telas do cinema, mas pode ser acessado em poucos cliques um dos melhores lançamentos de 2015: o documentário ‘What Happened, Miss Simone?’ (O que Aconteceu, Miss Simone?), disponibilizado pela plataforma de conteúdo Netflix. O filme traça um voo rasante na vida da talentosa pianista, compositora, intérprete e ativista social que entrou para a história conjugando virtuosismo, técnica e atitude num período de ventos nada favoráveis às mulheres negras norte-americanas.


Produzido pela própria Netflix e dirigido por Liz Garbus, que já havia realizado ótimosdocumentários sobre o enxadrista Bobby Fischer e Marilyn Monroe, ‘What Happened, Miss Simone?’ faz um levantamento detalhado das diversas etapas da vida da artista, compondo um painel dos variados, e contraditórios, aspectos da cultura americana do século 20. A começar pelo racismo.
Nascida em 1933, na Carolina do Norte, Nina conseguiu desenvolver o talento graças às benesses de uma professora de piano clássico que percebeu cedo o diamante bruto. Especializou-se em Brahms e sonhou ter uma carreira de concertista. As esperanças dilapidaram-se a partir da recusa do pedido de bolsa para estudar num importante instituto musical da Filadélfia.

Daí em diante, a artista sentiu o peso da pele. Passou a tocar na noite e a viver dos caraminguás das gorjetas até enfim ser descoberta pelo estilo único que mesclava a erudição do clássico à originalidade do swing, do soul, do blues e do jazz. Tudo com um leque de tonalidades vocais que não deixava nada a dever às antecessoras Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald e Mahalia Jackson. Ou seja: Simone era dinamite pura. 
Não tardou a explodir e invadir as rádios e as salas de visita da elite branca, aos poucos contagiada pelo crescimento da luta pelos direitos civis protagonizada por Martin Luther King, Malcom X e cia. Nina tornou-se um emblema dos tempos modernos e diante da reação sanguinária ao ‘black power’ transformou-se em uma representante dos radicais, chegando a convocar a luta armada.

Paralelamente sua vida doméstica desabava, devido a uma rotina estafante de shows, os conflitos com um marido violento e a reprodução desta violência na relação com a própria filha. Nina, a bomba, em pouco tempo implodiria, apresentando sinais de bipolaridade que a levariam ao ostracismo e a um longo caminho até o retorno aos palcos.

Para captar a intensidade da vida do furacão Nina Simone, a cineasta Liz Garbus costurou o filme de forma a alternar os potentes números musicais com depoimentos que focam na personalidade singular. Familiares, músicos, estudiosos do jazz e amigos contribuem para a construção de um retrato muito intenso, quase palpável, da protagonista. É como se respondessem ao título do filme, que em português deveria ser ‘Qual é a tua, Ms. Simone?’ Resposta: todas e mais algumas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário