quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Editorial - O Dia - Riscos de uma ' Educação finalística'

No Estado do Rio, três colégios mais bem colocados do ranking pertencem a redes de cursinhos

O DIA


Rio - Divulgadas as notas por escola do último Enem, reforçam-se as impressões de um ajuste no Ensino Médio que não necessariamente é boa notícia. No Estado do Rio, por exemplo, os três colégios mais bem colocados do ranking — e também nas primeiras posições da lista nacional — pertencem a redes de cursinhos. Demérito? Injustiça? Indifere.

Cabe relembrar o objetivo do Enem quando foi gestado: avaliar a qualidade do ensino no antigo 2º Grau. Depois, o teste acabou substituindo o vestibular em boa parte das universidades, o que acentuou ainda mais a busca por ‘resultados’.

Teme-se que prevaleça a ‘Educação finalística’, a que se atém demais a notas, padrões e classificações, em detrimento de resultados globais, amplos, de diagnóstico. Tendência que se repete no Ideb, onde esforços por bons conceitos não necessariamente significam melhora. É importante focar as avaliações mais nos alunos — o que traz desafios à ‘Pátria Educadora’ onde metade das escolas nem tirou 5,0 na Redação.

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