domingo, 16 de agosto de 2015

Artigo de Opinião - Ensinar limites às crianças é fundamental -


O DIA
Rio - Estava ministrando uma palestra para pais em uma escola privada quando, atrasada, uma mãe entrou no auditório, esbaforida, quebrando o grande silêncio e a enorme atenção da plateia. “Nossa, o trânsito está horrível!” Começou a dar adeusinhos para outras mães e sentou-se na primeira fileira, colocando uma bolsa na cadeira da direita e seu casaco na da esquerda, gritando: “Não sei onde estava com a cabeça ao trazer esse casaco!”. Como se não bastasse, puxou outra cadeira para colocar os pés. Após alguns cochichos e pequena agitação, o público voltou ao silêncio e à atenção ao que eu estava falando. 
Três outros pais chegaram atrasados, e os únicos lugares vazios eram o da bolsa, o do casaco e o dos pés da espaçosa mãe. Ao perceber isso, falei, ao microfone, para o trio, que já estava em pé, que havia três lugares na frente. Precisei lembrar à mãe que os lugares eram as cadeiras extras que ela ocupava. 

A palestra era sobre como ensinar limites aos nossos filhos e, por alguns instantes, pensei em como aquela senhora faria isso se ‘limite’ parecia ser uma palavra que ela não conhecia. 
Limites são necessários para que possamos viver civilizadamente em sociedade. Precisamos ter consciência dos nossos espaços e dos nossos direitos para não invadir os dos outros e nos tornar pessoas, como dizem, ‘sem noção’. A criança precisa de limites para que se desenvolva saudavelmente.

De início, ela precisa descobrir que o mundo não lhe pertence e, para isso, deve saber esperar sua vez e não pegar o que não lhe pertence. Outra função essencial dos limites na infância é dar segurança. Se a criança sente que ela pode fazer tudo o que quer, ela se sente a pessoa mais poderosa da casa e desenvolve pensamentos do tipo: “Se sou a pessoa mais poderosa aqui, quem vai me salvar se eu estiver em perigo?” É fundamental a criança sentir que os pais são mais poderosos para se sentir segura. 
Não aprender limites na infância gera falta de persistência e necessidade de manipular para obter o que se quer na vida adulta. Gera, também, a falta de consciência e sensibilidade. Graças à noção de limites, aprendemos que só temos direito a uma cadeira e sermos discretos ao chegar atrasado. 
Júlio Furtado é professor e escritor 

3 comentários:

  1. Henrique, excelente texto, vários pais deveriam ler pois ter limites é essencial para a vida em sociedade

    ResponderExcluir
  2. Em tempos de hipermodernidade, ocorre frequentemente com os pais em locais públicos, como escola, praças, essas atitudes indesejáveis, que quando
    observamos, ficamos chocados. Atualmente,a maioria sabe, ou a menos os pais deveriam saber que os gestos que fazem podem passar para os filhos, independente de querer ou não, eles prestam atenção para copiar e fazer o certo.
    Impor limites requer respeito, e para ter respeito requer educação que os responsáveis tem sobre a cria. Pode-se dizer que devemos saber impor os nossos limites para que os outros não invadam nosso espaço, mas também precisamos respeitar o limite do outro, suas opiniões, ponto de vista, modo de pensar e de agir.
    Fomos educados a ser sempre educados mesmo que essa atitude tenha um grande desconforto para nós. São muitas as situações em que nos sentimos invadidos pelo outro, mas mesmo assim esses sentimentos ocorrem porque não nos sentimos seguros com o que fazemos e necessitamos falar com alguém, a pessoa que te ensinou isso pode ajudar a entender o que não está claro.
    Fica claro, portanto o limite existe para ser dado e é importante para a sobrevivência da humanidade. Se não existisse limites, regras o mundo estaria mais ainda de cabeça para baixo,as leis existem para organizar o todo, fazendo tudo com que tudo funcione da melhor forma possível.

    Ana Carolina Gomes dos Santos
    901

    ResponderExcluir
  3. Limites

    Essa reportagem mostra como a falta de educação de muitos alunos, não é apenas culpa deles e sim da influencia negativa que recebem de seus pais, que vem de casa, o que costumam ver e escutar em casa acabam percutindo para sua vida e para os seus atos, e essa senhora e um grande exemplo de falta de educação.
    Se em uma palestra para ensinar seus filhos a ter limites acontece isso, essa mulher deve fazer coisas bem piores em casa, ou simplesmente é uma ignorante que não consegue reconhecer o espaço em que esta e que uma palestra não é um tarefa obrigatória e se não quiser não precisava ir, pois o intuito da palestra é aprender, neste caso é para poder ensinar os seus filhos como deve se respeitar as pessoas.
    O pior é que o filho dessa senhora não tem nada haver com isso, porem fará coisa ruins como a mãe sem ter a menor noção de que isso é falta de educação, pois “foi educado” assim e acaba sendo tratado mal por falta de responsabilidade de seus pais.
    Sem falar que são essas mães que não tem a capacidade de educar seus filhos e falam que educar é a função dos professores, porem ela é ignorante o suficiente para não perceber os diferentes tipos de educação, professor educa quanto a matéria e pais educam quanto a respeitos, mas muitas não tem a capacidade nem de diferenciar esse tipo de educação.
    Com isso percebe-se que os pais vão perdendo cada vez mais a noção do certo e do errado, e seus filhos acabam absorvendo essas ideias e quando forem pais cometeram os mesmos erros, e quando há uma palestra para que se evite essa falta de educação, esse tipo de mãe acaba estragando tudo.


    Juan Marcos-901

    ResponderExcluir