sábado, 28 de janeiro de 2012

Te Contei, não ? - Você sabe o que é uma Conotação ?




Conotação é a associação subjetiva, cultural e/ou emocional, que está para além do significado estrito ou literal de uma palavra, frase ou conceito. Além da sua denotação, o sentido referencial, literal, cada palavra remete a inúmeros outros sentidos, virtuais, conotativos, que são apenas sugeridos, evocando outras idéias associadas, de ordem abstrata, subjetiva. 

 Bonita definição, não? 

 Mas você não entendeu nada, não foi ? 

Então vamos lá ... 

Conotação é quando você pega uma palavra que já tem um significado específico e a emprega em um contexto já com um outro significado, criado por você. 

 Quer um exemplo ? 

Assista ao vídeo e observe o sentido das palavras "pinguim", "geladeira", "xaxim" e "trepadeira" nesta debochada canção da nossa mestra da Conotação, Rita Lee. 






 Pega Rapaz 

Rita Lee 

 Pega rapaz 
Meu cabelo à la garçon 
Prova o gosto desse ton-sur-ton 
Do meu baton na tua boca 
 Alô doçura 
Me puxa pela cintura 
Tem tudo a ver o meu pinguim 
Com a tua geladeira 
 Nós dois afim 
De cruzar a fronteira 
Numa cama voadora, fazedora de amor 
De frente, de trás 
Eu te amo cada vez mais 
De frente, de trás 
Pega rapaz, me pega rapaz 
De frente, de trás 
Eu te amo cada vez mais 
Pega rapaz, me pega rapaz 
De frente, de trás, cada vez mais! 
 Pega rapaz 
Meu cabelo à la garçon 
Prova o gosto desse ton-sur-ton 
Do meu baton na tua boca 
 Alô doçura 
Me puxa pela cintura 
Tem tudo a ver o teu xaxim 
Com a minha trepadeira 
 Nós dois pra lá 
Bem pra lá de Nirvana 
Numa cama voadora, fazedora de amor 
De frente, de trás 
Eu te amo cada vez mais 
De frente, de trás 
Pega rapaz, me pega rapaz 
De frente, de trás 
Eu te amo cada vez mais 
Pega rapaz, me pega rapaz 
De frente, de trás 
Cada vez mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário