domingo, 14 de agosto de 2011

É bom saber .....................


Tenha cuidado com o 3D

Fadiga visual causada por este tipo de projeção é dez vezes maior que a provocada pelo hábito de ficar em frente ao computador. Vá ao cinema de olho na saúde

Sucesso de bilheterias, os filmes em 3D caíram de vez no gosto do público brasileiro. Mas não é todo mundo que consegue ter a sensação de ver de pertinho um dinossauro ou acreditar que hamburgueres cairão do céu e estarão bem ao alcance das mãos. Essa dificuldade, na maioria das vezes, é causada por problemas de visão. Além disso, distúrbios neurológicos, labirintite e epilepsia podem fazer com que o telespectador deixe a sala de cinema direto para um consultório médico.
Não à toa, o deputado federal Décio Lima (PT) criou um projeto de lei para obrigar as salas de cinema a orientarem o público sobre os riscos da tecnologia 3D. O objetivo, segundo ele, não é fazer com que as pessoas deixem de ir ao cinema, mas divulgar que o 3D pode, sim, fazer mal à saúde. “Algumas pessoas criticaram o projeto, mas já há manifestações de médicos ligados à saúde pública que também acreditam que os efeitos do 3D precisam ser estudados. Enquanto não tivemos certeza sobre os malefícios desse tipo de tecnologia, é preciso que haja ao menos uma advertência na sala, principalmente para pessoas que sofrem de problemas neurológicos e podem sofrer uma convulsão por epilepsia, por exemplo”, afirma Décio.
Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier (SP), Leôncio Queiroz Neto, a fadiga visual causada pela exposição ao 3D é dez vezes maior do que a gerada por ficar em frente ao computador. Mas ele pondera: “Não é todo mundo que vai sofrer sintomas. O que pode acontecer é um desconforto causado pelo esforço de focar as imagens do fundo com as que saltam da tela”, afirma, explicando que a visualização 3D é formada por duas imagens captadas separadamente por cada olho, por meio das lentes dos óculos especiais. O cérebro tem o papel de uni-las, dando a noção de profundidade, largura e altura — como se fossem reais.

INFECÇÕES NOS OLHOS

O problema que pode afetar mais espectadores, de acordo com Leôncio, não está nas telas ou no esforço feito por cérebro e olhos, mas na falta de higienização dos óculos distribuídos nas salas. “Quando ‘Avatar’ foi lançado, houve aumento de pacientes nos consultórios por conjutivite. Isso ocorreu porque os óculos não estavam sendo higienizados. E a conjutivite tem uma particularidade: a pessoa contaminada pode transmitir sem ter os sintomas. A sala de cinema fechada e cheia de espectadores facilita a transmissão”. Segundo ele, o melhor é prevenir: antes de colocar os óculos, passe álcool gel que tenha ao menos 70% de concentração. E exija que eles estejam embalados.

Problemas oculares impedem a visão do 3D

Ambliopia - um dos olhos é "preguiçoso" e não consegue receber a imagem com a mesma qualidade do outro, dificultando percepção de profundidade.
Hipermetropia, miopia e astigmatismo - ( com diferença maior do que 4 graus entre os olhos ): Mesmo que a pessoa coloque o óculos 3D por cima do de grau, há dificuldade, pois a distância entre a lente e o olho é alterada.
Monocular - Pessoas que enxergam com apenas um olho veem o 3D de forma embaçada, pois o sistema do cinema direciona uma imagem diferente para cada olho.
Estrabismo - Impossibilita a fusão das imagens captadas por cada olho na retina, fazendo com que o cérebro anule uma delas.


Clarissa Mello - Jornal O Dia

2 comentários:

  1. Neste texto acho que nos que lemos podemos podemos perceber que o cigarro nao so fas mal para um ser, mas pelo contrario fas mal ao todo o seu redor ,alias faz muito mas mal do que parece. Lendo o texto percebe-se que o cigarro nao e uma droga ''tranquila''. Para mim isso e um absurdo, e acredite em mim quando digo que ouso pessoas diserem que ''uma cerveja nao vai bem sem um cigarro''.Acho muito interesante o autor mencionar impresas ambientais como a ONG, que fazem o possivel para previnir criancas e adolecentes a nao se meterem com drogas como o alcoon e cigarros e outras drogas.Com certeza os fumantes talves comesacem a ter comciencia nao apenas do que estao fazendo com si mesmos mas dp que estao fasendo com o planeta enteiro.
    Outro fato super interesante eque a porcentagem de incendios cauzados por cigarros e de aprocimadamente 25 % e isso foi algo que mas me deixou em choque . Raciocinando, imagine se todos os fumantes paracem de fumar... , haveriam menos incendios , menos pessoas morrendo de cancer e menos desmatamento para a producao de tabaco.Certamente agradaceriamos se voce parase e fumar caso fume, pos as pessoas por perto tambem receberam a fumasa d seu cigarro.


    LUCCAS GABRIEL 701 texto FUMO FAS MAL.

    ResponderExcluir
  2. Eu goste deste comentatio pois eu sou fa de filmes em 3D e eu nunca havia pensado deste jeito antes de ler o "blog" as informacoes dadas eu confesso nunca pensaria nisto e eu admito que nunca quis saber sobre isto mesmo sabendo que eu adoro assistir filmes em 3D.
    Gostei de saber sobre os "Problemas oculares que impedem a visao em 3D" como: ambliopia , hipermetropia , astigmatismo , monocular e estrabismo . Pois alem conheser um pouco mais sobre estas duencas agora passei a saber que as pessoas portadoras desas duencas nao conseguem assistir em3D.
    Nao cita mas algumas pessoas nao gotao de ver filmes em 3D sentem dores de cabeca , mal estar e etc. Como e caso de minha mae que nao gosta de ver filmes em 3D gosta de ver este tipo de filme pois tem leves dores de cabeca e irritacoes no olho .
    Agora fiquei sabendo o porque irritacoe de minha mae , pois ela tem miopia e astigmatismo .
    Embora eu nao sinta nada apos ver filmes em 3D fico preucupado com os problemas das infeccoes nos olhos pode trazer conjuntivite as pessoas o que o incomoda muito.
    O desconforto pela imagem 3D e bastante comum quando as pessoas ficam no cinema por muito tempo .
    Hoje ja esistem aparelhos de TV com imagem em 3D para venderem em lojas , com isto no futuro muitas pessoas que ficam em frente da TV terao problemas oculares como astigmatismo .
    Na minha opiniao e com tudo o que eu li no blog da escola fiquei convencido a ter mais cuidado ou ate deixar de ver filmes em 3D no cinema ou em casa

    Vinicius
    702

    ResponderExcluir