domingo, 7 de agosto de 2011

Para refletir no domingo ......

RESSENTIMENTO 


Sim, você recebeu um tratamento péssimo daquele cliente, daquele namorado, do professor, do seu marido, dos seus pais, dos seus filhos, dos vizinhos, do seu chefe, dos seus colegas, dos amigos, críticos, do cachorro ...
Você tem toda razão em ter sentido mágoa, tristeza e desapontamento quando isso aconteceu. 
Mas sentir tais coisas só tem lógica se for naquele momento. Nunca mais. Se você está, ainda hoje, sentindo essa decepção, essa tristeza, essa mágoa com outra pessoa, então você está ressentido, com ela. Veja com atenção o significado da palavra ressentimento:

RE - SENTIMENTO

Sentir novamente; sentir infinitamente, para alguns. 
Qual a razão de usar sua mente e seu coração para sentir novamente coisas ruins, fragilidades e decepções?
Sentir coisas ruins novamente não tem absolutamente nenhuma função, exceto prender você ao passado e tornar você uma eterna vítima de alguém que nem mesmo está tentando prejudicar você mais.
Ao guardar qualquer ressentimento você está se acorrentando a alguém que lhe fez mal, mesmo que essa pessoa não queira mais isso.
Você está re-sentindo a dor que só existe em sua memória.
A outra pessoa, por pior que tenha sido, não será prejudicada por seu ressentimento.
Mas você será.
Você desperdiçará momentos únicos das suas vinte e quatro horas para pegar o punhal que alguém usou contra você há semanas, meses, anos ou décadas atrás e, acredite ou não, você mesmo estará se apunhalando dia - após - dia, com seu re - sentimento.
Se o caso for tão grave que tenha que ser resolvido em tribunais, deixe advogados cuidando disso e se concentre em sua vida e sua felicidade.
Não caia na armadilha do ressentimento.
Viva o momento que estiver vivendo.
Esqueça as coisas ruins do passado.
Ele não existe mais.
E, se mesmo com toda a lógica do mundo, você ainda estiver "sentindo re-sentimento" e "mágoa de alguém, lembre - se do que disse William Shakespeare: 

" Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra."

VOCÊ É ESPECIAL !!!!


André Luiz / 
Psicografia de Chico Xavier.


Um comentário:

  1. O RESSENTIMENTO

    Guardar mágoa no coração pode ser uma ação muito ruim, afim do que sempre dizem: sorrir é o melhor remédio. É claro que ninguém vai morrer infeliz por um desentendimento pessoal, uma briga, ficará triste, ressentido mas apenas quando se trata desse assunto. Guardar rancor e ódio é ruim pois não faz bem à paz espiritual de cada um.

    Tudo bem que existem situações em que não tem como não ficar chateado com um amigo, namorado, parente, mas se deve tentar ao menos resolver essa questão. Por anos e anos, a minha mãe, por exemplo, não fala com a sua irmã por um desentendimento familiar que nem envolvia diretamente as duas. Instinto de mãe pode ser fatal, mas uma relação assim, são irmãs do mesmo sangue, dividiram o mesmo espaço por nove meses, não deve ser desperdiçada. E assim, passaram-se os anos e, sinceramente, continuo achando que vai ser difícil duas orgulhosas fazerem as pazes novamente. O que é mais triste é que em situação semelhantes, como brigar com um amigo, é que quando se está mal, os melhores momentos veem à mente, as risadas são lembradas e as brigas esquecidas, mas o orgulho é o que fala mais alto horas mais tarde.

    O tempo que temos na Terra é muito curto, as horas passam como segundos e os segundos como breves suspiros e assim o nosso tempo vai se esvaindo.

    Ficar chateado é normal, mas guardar ódio é como se acorrentasse o seu "alvo", é como lhe desejar o pior mal do mundo e isso não faz bem para ninguém. Tudo pode ser resolvido com uma boa conversa então por que não tentar? O tempo é uma coisa muito desperdiçada por alguns e isso é meio errado, como já disse.

    Só tem lógica esse sentimento na hora, em que o indivíduo está com raiva do que aconteceu. O que isso proporciona é só viver essa dor várias vezes, uma pessoa merece, por mais que tenha errado, uma segunda chance, para que aprenda com os seus erros e pode acontecer até dessa pessoa nem ser afetada pelo o seu silêncio, mas você estará se machucando sem perceber, é como se quisesse lançar um feitiço no próprio reflexo, afim de afetar o outro. Ter a mente sã e um coração saudável não dependem apenas de uma alimentação saudável. Essas relações pessoais também contam muito, pois quando se está chateado, o mundo todo parece conspirar contra você e as noites de sono são perdidas, pesadelos lhe atormentam e nada funciona perfeitamente bem.

    Sensações desagradáveis, pensamentos ilógicos, rancor, devem ser esquecidos e repreendidos, vivendo como se não houvesse amanha, como se hoje fosse o último dia de sua vida em Terra e como se essa fosse a ultima oportunidade para dar aquela segunda chance que fará tudo voltar como era antes. O melhor da vida é viver sem ter que se preocupar com o que pensam, dizem e sentem sobre o que você é, pode parecer egoísta de minha parte, mas devemos rever sempre a situação para se ter certeza de que o erro não foi cometido de sua parte. E se não foi, o rancor do outro não pode ter o direito de estragar a sua felicidade.

    Rafaela Coutinho / Nono Ano / 2011

    ResponderExcluir