HUMANISMO
Miguel de Cervantes
Miguel de Cervantes Saavedra foi um importante poeta, dramaturgo e novelista espanhol. Nasceu em 29 de setembro de 1547 (data suposta) na cidade espanhola de Alcalá de Henares. Cervantes morreu na cidade de Madri, em 22 de abril de 1616. Considerado um dos maiores escritores da literatura espanhola, destacou-se pela novela, mundialmente conhecida, Dom Quixote de La Mancha.
Principais momentos da vida de Cervantes (biografia):
- No ano de 1566 foi morar em Madri junto com a família.
- Em 1569 foi morar na cidade de Roma, após ter ferido um homem num incidente em Madri.
- Em 1571 participou na Batalha de Lepanto (contra os turcos). Foi ferido durante um combate e ficou com a mão esquerda inutilizada.
- Entre 1575 e 1580 ficou num cativeiro em Argel (Argélia), após ter sido capturado por piratas.
- No ano de 1581 foi morar na cidade de Lisboa, onde escreveu peças de teatro.
- Em 1583 casou-se com Catalina de Palacios Salazar.
- Em 1587 foi nomeado comissário real da Armada espanhola.
- Em 1593 publicou o romance La casa de los celos.
- Em 1597 foi preso na cidade de Sevilha
- Em 1605 publicou a primeira parte de Dom Quixote.
- Em 1613 entrou para a Ordem terceira de São Francisco.
- Em 1615 publicou a segunda parte de Dom Quixote.
Principais obras de Cervantes:
- Dom Quixote de La Mancha
- Oito comédias e oito entremezes nunca antes representados
- A Numancia
- O trato de Argel
- Os trabalhos de Persiles e Sigismunda
- O cerco de Numancia (peça de teatro)
- O ciumento de Extremadura
Eu realmente adorei esse texto sobre o Miguel de Cervantes. Posso dizer que sou um grande fã desse autor, mesmo tendo lido apenas um livro dele. A parte que eu mais gostei de sua biografia foi quando ele foi capturado por piratas, e eu até me assustei quando descobri que ele foi preso, e foi interessante quando soube que ele foi nomeado comissário real da Armada Espanhola. Nunca pensei que a vida de um escritor fosse cheia de fatos incríveis assim.
ResponderExcluirO que mais chamou-me a atenção nessa postagem foram os vídeos abaixo do texto. Quando os vi, fiquei curioso, e quando os assisti, não consegui mais parar. Acho que vi cada um deles três vezes.
O primeiro vídeo, “A verdadeira história de Dom Quixote”, foi o que mais gostei. Nele, fala-se que a história era real, e que o Miguel de Cervantes apenas ficou sabendo dela e a transformou em livro.
O outro vídeo é a interpretação de uma parte da história do Dom Quixote, interpretada pelos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Eu sempre os adorei.
Enfim, eu adorei essa postagem. Por enquanto, ela é a minha favorita do blog. Reúne duas coisas que eu gosto: Dom Quixote e vídeos.
João Pedro Berbat - turma 701