domingo, 14 de agosto de 2011

É bom saber .....................


Fumo faz mal ao planeta

Produção e consumo dos cigarros gera prejuízos ambientais, como poluição e desmatamentos

Sempre que olha para a embalagem de maços de cigarro no Brasil, o fumante tem lembretes bastante explícitos de que, a cada tragada, aumentam suas chances de contrair doenças sérias, como o câncer. O que não é tão simples de constatar, porém, é que antes e depois de o tabaco ameaçar o organismo do consumidor, está causando danos à saúde do planeta, segundo estudos de diferentes organizações.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo, a cada ano, cerca de 200 mil hectares de matas e florestas são destruídos no mundo para dar lugar a plantações de tabaco. Um hectare equivale ao um campo de futebol grande.
Além disso, de acordo com outros estudos internacionais, parte das matas retiradas para que se plante tabaco é destruída com queimadas, o que libera ainda mais gás carbônico na atmosfera. O desmatamento gerado na cadeia de produção do cigarro não para por aí: estufas usadas para a secagem das folhas são alimentadas à lenha em vários países pobres. Por isso, alguns especialistas costumam calcular que, numa média mundial, a cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é derrubada.
Outro problema ambiental sério relacionado aos cigarros são os incêndios. Em alguns estados americanos, como a Califórnia, há leis proibindo fumar em parques públicos. De acordo com a ONG americana Fireproof Children, dedicada a prevenir acidentes com crianças e adolescentes, 25% dos incêndios domésticos têm origem nas ‘bitucas’ dos cigarros.
O pneumologista Oliver Nascimento, médico assistente da disciplina Pneumologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e vice-diretor do Centro de Reabilitação Pulmonar da instituição, observa que se a poluição atmosférica gerada pelas tragadas não tem tanta relevância, fatores como as queimadas, incêndios e até as ‘bitucas’ descartadas na natureza têm impacto negativo relevante no Meio Ambiente.
“Os malefícios para a saúde causados pelo cigarro são cada vez mais conhecidos, mas é importante, no momento em que existe uma luta pela consciência ambiental, que o fumante saiba que não está apenas fazendo mal para si mesmo”, afirma.

João Ricardo Gonçalves - Jornal O Dia

7 comentários:

  1. Primeiro de tudo vou falar o porque que eu ter escolhido esse texto: escolhi ele pois apesar de me interessar com conversas que falam sobre o fumo não sabia que apesar de ser mal para a saúde consequentimente faz também a natureza.

    Achei incrivel a quantidade enorme de mata que é desmatada para por o tabaco,porque 200 mil hectares é um tamanho absurdo ,e como diz no texto um hectare é o tamanho de um campo de futebol,e fala serio ne?isso por mim é exagerado pois isso é em toda parte do mundo ,e apesar de desmatar muito eles queimam muito ou seja muito ou seja muito gás carbonico na atmosfera , coisa que já tem até demais!

    E pelo que li 25% as causas de pegar fogo nas casas é por causa do cigarro.

    Já pensar se todo mundo parasse de fumar?seria ótimo ,mas falar é facil de combater ,mas se conseguissimos parar seria muito bom pois a atmosfera estaria mais balançada ,menos árvores iriam morrer (aproximadamente 300 cigarros por árvores) e é claro a saúde ia melhorar muito.


    Justin -Turma 701 - 2011

    ResponderExcluir
  2. Uma edição da revista despertai das Testemunhas de Jeová
    diz assim "Embora fumar traga um alívio temporário para o estresse resultante dos sintomas de abstinência,cientistas constataram que a nicotina na verdade aumenta seu nível de hormônios do estresse.

    Raquel Marques
    Maria Isabel
    Turma F6207

    ResponderExcluir
  3. Fumo faz mal ao planeta

    Como todo mundo sabe o consumo de cigarros faz mal para a saúde, meio ambiente e o planeta, eles pararam de fumar.
    O fabricante de cigarros deveria ser punido pelos estragos e conseqüências que ocorre com o consumo dessa droga. É um absurdo desmatar somente para produzir o tabaco.
    É impressionante com a quantidade de hectares que são desmatados por ano, se são 200 mil por ano, imagina a quantidade ao longo da vida.
    Se fosse plantado no lugar de tabaco, arvores para reconstruir nossas florestas, teríamos um ar muito menos poluído, uma saúde muito melhor e diminuir estes desastres ecológicos que estão acontecendo com tanta freqüência em nosso planeta ou quem sabe ate fazer plantação de verduras , frutas e outros para matar a fome de muita gente .
    Deveriam criar uma lei no Brasil tipo a que foi criada na Califórnia, proibindo o uso de cigarros na estrada, parecida com a lei seca, pois eles fumam na estrada jogam a “bituca” de cigarros nela e quando a mata esta seca estas “bitucas” , que pode provocar um grave incêndio , causando prejuízo ao meio ambiente.
    O percentual de acidente domésticos com “bitucas” de cigarros que é bem representativo, se proibissem o uso desta droga que tanto mal faz para a vida , ate isso diminuiria .
    Vamos fazer uma campanha contra o uso desta droga que faz tanto mal para a saúde de quem fuma é também das pessoas que estão ao seu redor para o meio ambiente, para o nosso planeta .



    Igor Bizzo
    801

    ResponderExcluir
  4. O Tabaco

    Eu e scolhi esse texto pois fiquei inpressionado com o tamanho da destruição causada,apenas para plantar o tabaco.

    A 200 mil hectáres,não é brincadeira não.De acordo com o texto 1 hectáre equivale a um campo de futebol grande.O texto diz que a cada 300 cigarros produzidos uma árvore é derrubada mais o desmatamento do tabaco,temos um prejuízo ambiental imenso. Além do tabaco ,o cigarro possui outros componentes químicos e não químicos , então alem do desmatamento ainda temos a poluição desses produtos despejados nos lugares.

    O fumo faz muito mal á saúde e ao ambiente do planeta.Na minha opinião o fumo seja de qualquer droga ou cigarro é uma forma de morrer lentamente .Para ver o grau das toxínas os fabricantes mantém em segredo a lista dos componentes químicos."O fumo mata cerca de 420.000 americanos",diz a revista Newsweek. No mundo todo 3 milhões de pessoas morrem a cada ano por causa do fumo, equivale a aproximadamente 6 pessoas mortas pelo fumo a cada minuto.Isso é horrível.Na minha opinião o cigarro deveria ser proíbido como :LSD, "Crack", etc

    O problema é que é dificil concientizar os usuários a pararem de fumar ,e assim parar as vendas ,e assim parar o desmatamento,e assim termos um mundo melhor.



    Marco Antônio/701 /30/08/2011/19:02

    ResponderExcluir
  5. Neste texto acho que nos que lemos podemos podemos perceber que o cigarro nao so fas mal para um ser, mas pelo contrario fas mal ao todo o seu redor ,alias faz muito mas mal do que parece. Lendo o texto percebe-se que o cigarro nao e uma droga ''tranquila''. Para mim isso e um absurdo, e acredite em mim quando digo que ouso pessoas diserem que ''uma cerveja nao vai bem sem um cigarro''.Acho muito interesante o autor mencionar impresas ambientais como a ONG, que fazem o possivel para previnir criancas e adolecentes a nao se meterem com drogas como o alcoon e cigarros e outras drogas.Com certeza os fumantes talves comesacem a ter comciencia nao apenas do que estao fazendo com si mesmos mas dp que estao fasendo com o planeta enteiro.
    Outro fato super interesante eque a porcentagem de incendios cauzados por cigarros e de aprocimadamente 25 % e isso foi algo que mas me deixou em choque . Raciocinando, imagine se todos os fumantes paracem de fumar... , haveriam menos incendios , menos pessoas morrendo de cancer e menos desmatamento para a producao de tabaco.Certamente agradaceriamos se voce parase e fumar caso fume, pos as pessoas por perto tambem receberam a fumasa d seu cigarro.


    LUCCAS GABRIEL 701 texto FUMO FAS MAL.

    ResponderExcluir
  6. Por que fumar?
    Para mim fumar é: parte do seu tempo que você esta perdendo, falta de cuidado a sigo mesmo, você está destruindo a natureza (que é o lugar onde você mora), poluindo o ar que você respira, e se auto destruindo.
    Na minha opinião as pessoas só tem o que perder com isso, e sem falar que o cigarro só vicia, a pessoa chega ao ponto de achar o cigarro pouco e querer usar outros tipos de drogas.
    É um absurdo o efeito que o cigarro deixa nas pessoas (doenças respiratórias) e na natureza (desmatamento), você já imaginou? 200 campos de futebol só com árvores desmatadas?, o cigarro tinha que ser proibido igual aos outros tipos de drogas.
    Sem falar nos acidentes que o cigarro causa, acidentes de incêndios dentro de casas, mortes e etc...
    As pessoas não pensam, no geral , em um mundo melhor, todos com mais saúde, sem o vício do cigarro, e a natureza como era antes.
    Juntos temos que combater essa droga, que prejudica a todos, tomando a saúde das pessoas, As campanha contra o fumo são de grande importância, pois impede que outras pessoas venham a se tornar dependentes do cigarro.
    Assim conseguiremos um mundo melhor, uma natureza melhor, várias vidas melhores e mais saudáveis, por entanto se todos colaborarem, se importando com o lugar que todos maramos faremos dele um planeta melhor.

    Eliza Barroso Siqueira - 701 - ATIVO

    ResponderExcluir
  7. Pena que nem todas as pessoas pensam assim, as industrias querem apenas vender, e os consumidores se divertirem com a droga
    O tabagismo mata cerca de 5 milhões de pessoas por ano.Além disso, 90% dos casos de câncer de pulmão acontecem em fumantes.Mas, fora todo mal que causa no corpo das pessoas, o cigarro também faz mal para o meio ambiente.
    Florestas são desmatadas para a plantação de tabaco, a fumaça libera substâncias tóxicas no ar e as embalagens são jogadas fora, poluindo muito mais.
    Segundo a Virginia Tobacco Settlement Foundatio (instituição contra tabagismo precoce dos EUA), 1,5 milhão de árvores são cortadas diariamente para a plantação de fumo. Isso porque, além de áreas serem desmatadas para que o tabaco seja plantado, o processo de secagem das folhas é feito com calor e precisa de combustível – normalmente a madeira.
    Só na safra de 2007/2008, o Brasil produziu 730 mil toneladas da folha de fumo (quase tudo nos três estados da região sul país). O Brasil é o segundo maior produtor de tabaco no mundo (atrás da China) e o maior exportador. Calculando, o Brasil cortou 360 milhões de árvores para a produção de cigarro, um total de 240 mil hectares de floresta. Um total de 121.500 toneladas de papel são usados nas embalagens dos cigarros para depois serem jogadas fora e puluirem mais ainda.
    Os oceanos também sofrem com o fumo, embalagens e restos de cigarro se acumulam nos mares, formando 40% do lixo encontrado no Mar Mediterrâneo, por exemplo. No Equador, o número chegou a ser mais da metade de resíduos encontrados na costa em 2005.
    A fumaça do cigarro tem mais de 4.700 substâncias tóxicas, ou seja, que fazem mal a quem fuma. Entre essas substâncias venenosas estão a nicotina, o alcatrão e o monóxido de carbono, o fumo faz mal à pele, deixa as unhas e os dentes amarelados. Além disso, o fumante fica fedendo a cigarro o dia todo.Não são só os fumantes que são afetados pelo cigarro. Adultos e crianças que cheiram essa fumaça constantemente (como deve ser o seu caso, se você tem um fumante) também podem ter problemas: crianças podem ter bronquiolite, sinusite, asma e pneumonia; adultos correm mais risco de ter um câncer de pulmão ou um ataque do coração.

    Pare de fumar e ajude a si mesmo e ao planeta

    Lukas Castelo Oliveira
    Turma 702

    ResponderExcluir