quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Tá na hora dos Pais ..................


Para que serve a Poesia ?

A poesia serve para retratar o que sentimos e não conseguimos transmitir, para conhecer o que outros vivem e desconhecemos, para nos confundir ainda mais, para nos tornar mais próximos ou distantes do nosso semelhante ... A Poesia é uma forma de expressão e um veículo de conhecimento do mais profundo da alma humana.
Mas, como um texto que não existe a serviço de um significado pode ter uma função?  Para que serve, então, eu não sei ... depende de quem lê. Portanto, não devemos nos preocupar com a sua serventia. Na poesia, cada palavra tem seu papel não apenas por seu significado, mas por seu ritmo, sonoridade, pela forma como se relaciona com as outras palavras, e, mordernamente, até mesmo pelo seu aspecto. Sim, pois não importa o quão "poético" seja o conteúdo de um texto, se o autor o escreveu preocupado apenas com o significado - isto não é poesia! Como diria A poeta Clarice Lispector: "Não se preocupe em entender, viver ultrapassa todo entendimento", também eu diria que não devemos nos preocupar em entender a poesia, apenas em senti - la.
Talvez, pelo fato de ser descompromissada com a razão, a poesia seja a forma mais livre de expressão, então, ela serve para nos libertar! De nós mesmo, da vida que vivemos, dos nossos medos, angústias, momentos de felicidade que queremos compartilhar, um pouco de nossa visão de mundo, de nossa solidão, do amor que sentimos. Acho que a poesia existe para aqueles que não suportam a dor de carregar dentro de si sentimentos que literalmente extravassam, escapam, explodem! Para aqueles que têm necessidade, dor de cabeça, urgência em se livrar da dor lancinante e incômoda de pensamentos profundos, dilacerantes, repetitivos, imensuráveis ...
Eu não sou poeta, mas gostaria de ser, de ter tempo e coragem de simplesmente sentar e deixar que meu cérebro - que contradição, digo, meu coração no sentido mais metafórico possível - me guie, orientando as palavras a serem escritas, para que eu possa respirar melhor sem a pressão do imenso amor que sinto ao olhar meus filhos dormindo, e que recebo a cada vez que eles sorriem para mim, e também do medo paralisante de perdê-los para a vida. Mas, enquanto a coragem e desprendimento não chegam, vou vivendo da poesia alheia.

Andrea C. Blackman, mãe do aluno Pedro Chaves / Turma 702 / Ativo / 2011

>>> Atividade de entrevista aos responsáveis a partir da leitura, análise e interpretação da obra - POESIA DAS CAPITAIS de Luiz de Miranda - Ed. FTD

Um comentário:

  1. Thallya Azevedo l F6 20729 de agosto de 2011 às 15:44

    Gosteei muito, eu também acho que poesia serve para muita coisa como ,Conseguem colocar em palavras os sentimentos mais profundos da alma.
    Fazem isso de maneira a tocar a alma de que os lê.

    ResponderExcluir