- Conforme publicado na coluna de Ancelmo Gois, ex-ministra da Cultura e irmã do compositor justificou posição lembrando que é ‘filha de um historiador’
RIO — A ex-ministra da Cultura Ana de Hollanda é contra a necessidade de autorização prévia para publicar biografias, conforme informou a coluna do Ancelmo Gois desta quinta-feira. A opinião é contrária à do irmão, Chico Buarque, um dos integrantes do Procure Saber. O grupo defende a manutenção dos artigos 20 e 21 do Código Civil, que proíbem a divulgação de informações pessoais de qualquer cidadão em casos que "atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais".
"Afinal, sou filha de um historiador", justificou Ana de Hollanda, filha de Sérgio Buarque de Hollanda, lembrando que sua posição é antiga e que apoiou o projeto do então deputado federal Antonio Palocci que impede a censura a biografias.
Em artigo publicado na quarta-feira no GLOBO, Chico Buarque explicou por que é contra a publicação de obras sem autorização dos biografados. No texto, ele afirmou que Paulo Cesar de Araújo, autor de "Roberto Carlos em detalhes" (recolhida das livrarias), cita na obra uma conversa que não existiu: "Lamento pelo autor, que diz ter empenhado 15 anos de sua vida em pesquisas e entrevistas com não sei quantas pessoas, inclusive eu. Só que ele nunca me entrevistou". O biógrafo respondeu a acusação divulgando uma foto e um vídeo da entrevista que realizou com o compositor em 1992.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/ana-de-hollanda-contraria-opiniao-de-chico-buarque-se-diz-favor-de-biografias-sem-autorizacao-10398594#ixzz2i0Ynt1eM
Nenhum comentário:
Postar um comentário