domingo, 6 de outubro de 2013

Te Contei, não ? - A Dama das Camélias

      
 
 
 
 
 
 
A Dama das Camélias é um romance clássico escrito por Alexandre Dumas Filho, também conhecido por escrever a grande obra "L' affaire Clemeceau" e a peça "O Filho Natural". A Dama das Camélias foi lançado em 1848, e desde então foi traduzido para as mais diferentes línguas artísticas, conquistando plateias de todas as épocas e lugares. 
     Existe uma ironia velada na história que pode ter sua origem nas magoas do autor, pela razão de ser filho ilegítimo de Alexandre Dumas, pai e suas relações com a cortesã Marie Duplessis. Este amor impossibilitado pelas dificuldades sociais e seu empenho em lutar pelo que acredita ser justo, nascem de suas próprias experiências familiares.
     O livro fala da história de Marguerite Gautier, que era uma prostituta de luxo e que morreu de tuberculose. Ela levava uma vida de magnificente e era sustentada pelos membros destacados da burguesia ascendente.
     Alexandre Dumas Filho já esperava que a sua obra traria tantas polemicas,  já que a sociedade daquela época não aceitava as prostitutas, mas as “escondiam”.  E esse era um dos seus pontos principais de escrever o livro, trazendo uma critica a aquela sociedade. Talvez por isso Dumas tenha conquistado tanto o público. 
      A Dama das Camélias é uma das obras principais do romantismo francês. Apesar do lirismo que se encontra na narrativa, a ousadia realista do tema fascinou a todos a várias épocas.
      As obras de Dumas Filho foram direcionadas, não só para um publico, e sim para todos. Como o povo e também a elite. Dumas Filho com seu jeito de escrever fez com que suas obras fossem muito admiradas, e com isso, hoje ela mantém sua fama.
 
Contribuição de Barbara Abade, Matheus Azevedo e Luma / Oitavo ano / 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário