domingo, 6 de outubro de 2013

Te Contei, não ? - A Dama das Camélias

A Dama das Camélias

  O Romantismo Francês apresentou uma grande influência na obra de Alexandre Dumas que escreveu A Dama das Camélias.
  Alexandre Dumas foi um notável e famoso escritor francês. Nasceu em 27 de julho de 1824 em Paris capital da França, recebeu o mesmo nome de seu pai Alexandre Dumas, e também seguiu o mesmo caminho de escritor. Era filho de Alexandre Dumas com uma costureira Marie-Catherine Labay, mas Alexandre só foi ter seu reconhecimento por parte de pai em 1831.  No ano de 1844 mudou-se para Saint-Germain-en-Laye, com o objetivo de morar com seu pai. No mesmo ano conheceu uma jovem cortesã (cortesã é a mesma coisa que meretriz) chamada Marie Duplessi, em quem se inspirou para escrever a obra mais famosa dele com mais repercussão: A dama das Camélias.

 


  Como já mencionado anteriormente a obra “A Dama das Camélias” foi o livro de maior sucesso de Alexandre Dumas, filho. Essa obra é considerada um clássico da dramaturgia mundial, pois Alexandre tinha arte de compor as peças de tetro como o próprio nome dramaturgia diz. Teve sua estréia na metade do século XIX. A obra A Dama das Camélias conta a história de uma elegante cortesã da França em meados do século XIX que encanta Paris com sua beleza e suas artimanhas no amor e
no sexo, e que sua vida e luxo era tudo sustentado pelos ricos progenitores da burguesia, as cortesãs eram a vaidade das vitrines dos senhores. Pelo fato dessa meretriz ser sustentada pelos senhores burgueses, isso talvez tenha conquistado tanto o público em geral.
Imagem representando a obra de Alexandre Dumas (filho): A Dama das Camélias.



  Como também já mencionado o Romantismo francês teve uma grande influência na obra A Dama das Camélias. O Romantismo foi um movimento que caracterizou- se por muita melancolia e também pelo exagero do amor. OS escritores enfatizavam o drama humano, amores trágicos e tudo isso teve uma grande influência do poeta inglês Lord Byron. Também se destacam- se no Romantismo o nacionalismo. Portanto o Romantismo foi um movimento artístico, político e literário que surgiu nas últimas décadas do século XVIII, o Romantismo é a arte do sonho e da fantasia valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular.
  A obra A Dama das Camélias teve um papel de influenciar diversas coisas como novas peças, livros, e até mesmo aqui no Brasil o livro de José de Alencar Lucíola, que teve realmente uma grande influência.
  Concluímos então que A Dama das Camélias foi uma importantíssima obra que teve uma grande influência do Romantismo francês e que conquistou muito o público e por isso é
importante a leitura desta obra tão importante da literatura mundial.

 Contribuição: Lucas Neiva, Matheus Tavares e Érick / Oitavo ano / 2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário