domingo, 27 de outubro de 2013
Te Contei, não ? - Tema da Redação do ENEM 2013 fala sobre a Lei Seca no Brasil
Assunto aborda os "efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”.
Te Contei, não ? - O museu de novidades de Cazuza
- Com curadoria do cenógrafo Gringo Cardia, exposição em homenagem ao cantor abre nesta terça-feira, em São Paulo
Márcia Abos
Te Contei, não ? - A batalha das biografias - TROCANDO EM MIÚDOS
Citados por Chico Buarque em seu artigo ontem no Segundo Caderno, Paulo Cesar de
Araújo, autor de "Roberto Carlos em detalhes", Luiz Schwarcz, editor da
Companhia das Letras, e Mário Magalhães, biógrafo de Carlos Marighella,
contestam as afirmações do compositor
Artigo de Opinião - Devo educar meus filhos para serem éticos ? - Gustavo Loschpe
Gustavo Ioschpe
HANNAH ARENDT - “Os maiores males não se devem àquele que tem de confrontar-se consigo mesmo. Os maiores malfeitores são aqueles que não se lembram porque nunca pensaram na questão” (Getty Images)
Marcadores:
Artigo de Opinião,
Educação,
NONO ANO 2013 / ATIVO,
OITAVO ANO 2013 / ATIVO,
Pais,
Professores,
SÉTIMO ANO 2013 /ATIVO
Te Contei, não ? - O terrror da noite das bruxas
- Curandeiras populares, feiticeiras sanguinárias e magos farsantes são os protagonistas de uma das datas mais célebres do ano
Renato Grandelle
terça-feira, 22 de outubro de 2013
Artigo de Opinião - Era uma vez em 'Frankfurto' - Milton Cunha
Deus salve as coisas que os pretos nos ensinaram: quadris na dança e capoeira, feijoada e cachaça, dribles de craques
Marcadores:
Aconteceu,
Artigo de Opinião,
literatura,
NONO ANO 2013 / ATIVO,
OITAVO ANO 2013 / ATIVO,
SÉTIMO ANO 2013 /ATIVO
Artigo de Opinião - Parabéns, 'fessor' - Julio Furtado
Chega mais um 15 de outubro, e continuamos buscando motivos
para comemorar
Marcadores:
Aconteceu,
Artigo de Opinião,
Educação,
NONO ANO 2013 / ATIVO,
OITAVO ANO 2013 / ATIVO,
Professores,
SÉTIMO ANO 2013 /ATIVO
Artigo de Opinião - Magistério, um sacerdócio - Teresinha Machado da Silva
A profissão de professor sempre foi considerada das mais importantes para o desenvolvimento da sociedade
Marcadores:
Aconteceu,
Artigo de Opinião,
Educação,
NONO ANO 2013 / ATIVO,
OITAVO ANO 2013 / ATIVO,
Professores,
SÉTIMO ANO 2013 /ATIVO
Te Contei, não ? - Amor demais - Vinicius de Moraes - 100 anos do poetinha
Vida e obra do artista é celebrada em série de reportagens
no ano do centenário de seu nascimento
Editorial - Não existe paz com tortura
Os detalhes que recentemente vieram à tona no caso Amarildo tornam ainda mais repugnante o episódio
sábado, 19 de outubro de 2013
Te contei, não ? - Vinicius de Moraes contabiliza diversas e inesquecíveis dobradinhas musicais
'A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida', já dizia ele no ‘Samba da Bênção’
Te Contei, não ? - Mais do que dor de cabeça
Mais do que dor de cabeça
- Um dos analgésicos mais usados no mundo, paracetamol causou 1.500 mortes em uma década nos Estados Unidos
Um dos medicamentos mais populares do mundo, o analgésico paracetamol levou 1.500 pessoas à morte nos Estados Unidos na última década, segundo levantamento da ONG de jornalistas “Pro Publica”, premiada com dois Pullitzer por suas investigações. O problema não é a substância em si, mas a superdosagem, cujo limite não é muito difícil de se atingir e, se ultrapassado, pode afetar gravemente o fígado. Também é arriscada a combinação com álcool. Nos EUA, assim como no Brasil, é vendido sem prescrição médica, e o consumo cresce a cada ano.
Só nos últimos cinco anos, a venda de unidades (caixas ou cartelas) do remédio - mais conhecido como tylenol, mas também em versões genéricas - aumentou 80% no Brasil (de 20,6 para 37,2 milhões), e o faturamento chegou R$ 507 milhões no ano passado, de acordo com pesquisa do instituto IMS Health, feita a pedido do GLOBO. De fato, é bem mais usado nos EUA, onde as vendas atingiram R$ 3,8 bilhões em 2012, segundo o Information Resources Inc, e as doses passaram de 27 bilhões em 2009.
Por isso lá a FDA, agência reguladora de medicamentos, vem ao longo do tempo e das pressões sociais adotando uma série de medidas. A partir de 2014, por exemplo, a dose máxima permitida de um comprimido será de 325 miligramas (mg). No “extra forte”, de 500 mg, a dose máxima diária foi de 4g para 3g, ou seja, seis comprimidos.
Não é a primeira vez que esta dosagem varia. Na década de 90, acreditava-se que a intoxicação ocorreria entre 10g e 15g. O Brasil segue a atual recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que continua sendo de 4g. Aqui, a maior concentração vendida é de 750 mg.
- A Finlândia já diminuiu para 3g - afirma Anthony Wong, chefe do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). - Há 20 anos eu falo dos riscos do paracetamol. Mas ou não querem ou não conseguem colocar restrições. No Reino Unido, eles colocaram e conseguiram reduzir mortes. Pelo menos a informação sobre os riscos deve estar mais clara, a impressão assim é que ele é totalmente seguro.
No Reino Unido, hoje só é possível comprar até 32 comprimidos por pessoa. A medida, segundo estudo recente da revista “British Medical Journal”, salvou 600 vidas desde 1998.
Maior causa de transplante hepático nos EUA
No Brasil não há restrição. Na embalagem de tylenol vem a orientação de não se exceder os cinco comprimidos. Não vem, no entanto, o motivo da recomendação. Isto está só na bula. A causa principal é a insuficiência hepática fulminante, ou seja, o fígado para de funcionar. Neste caso, há a necessidade de transplante. A intoxicação por paracetamol nos EUA é, por sinal, a maior indicação desta cirurgia, com quase 800 casos nos últimos 15 anos.
Aqui faltam dados. Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul apontou 440 casos de intoxicação pelo remédio em 2008 naquele estado. Já a Sociedade Brasileira de Hepatologia fez um levantamento em 2010, quando consultou centros de transplante no país, e descobriu quatro transplantes.
- Nos últimos dez anos, houve dois casos de intoxicação na Bahia, nenhum morreu - acrescenta Raymundo Paraná, chefe do Serviço de Hepatologia do Hospital da Universidade Federal da Bahia e ex-presidente da sociedade. - Todo e qualquer medicamento tem um princípio ativo com alguma capacidade de gerar toxicidade. Uns mais, outros menos. Geralmente este efeito é imprevisível e raro, a vantagem de paracetamol é que é previsível. Em doses terapêuticas, o risco é praticamente zero.
O professor explica ainda que o risco de intoxicação em dose acima de 8g é de quase 100%. Entre 3g e 8g, depende de outros aspectos, como o consumo de álcool ou de outros medicamentos, como anticoagulantes e alguns tipos de anticonvulsivantes.
O álcool compromete o fígado, da mesma forma que pode fazer o paracetamol. Por isso, quem bebe com muita frequência deve ter cuidado. Anthony Wong diz que deveria ser evitado até para curar ressaca. Ele também alerta sobre o uso de paracetamol contra a dengue, mesmo que a OMS e o Ministério da Saúde recomendem o remédio nestes casos.
- A dengue provoca problemas hepáticos. Como o paracetamol é menos eficaz para baixar a temperatura do que outros analgésicos, acaba-se tomando doses maiores e com mais frequência, o que é arriscado - defende.
Embora o paracetamol seja considerado seguro pelas organizações de saúde, o especialista e alguns estudos sugerem que até em doses recomendadas ele pode ser perigoso. A própria FDA afirmou recentemente que o seu uso está associado a raras, mas sérias, reações de pele, conhecidas por síndrome de Stevens-Johnson. Além disso, a revista “Pediatrics” publicou que a substância pode provocar asma em crianças. E o “British Journal of Clinical Pharmacology” sugere que o abuso ao longo do tempo “pode ser fatal”.
Os especialistas em doenças hepáticas dizem que nem todos os médicos estão acostumados a diagnosticar casos de intoxicação por paracetamol nas emergências. Wong conta que há dois meses um amigo morreu, provavelmente por este motivo: teve febre alta na Bahia e tomou o remédio. Dias depois, estava internado em São Paulo, tanto com o rim quanto o fígado sem funcionar:
- Quando os dois param ao mesmo tempo, a suspeita é a intoxicação.
Os sintomas, em geral, surgem quatro horas depois da superdosagem, com vômito, náusea, dor de cabeça e suor. Depois de 24 horas, há convulsões e a piora do quadro. Em 72 horas, com a destruição do fígado, o organismo não metaboliza mais a amônia, que se acumula no corpo, o que pode provocar morte cerebral. O prazo para reverter a intoxicação é de 24 horas, e o antídoto é a substância N-acetilcisteína.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/mais-do-que-dor-de-cabeca-10345092#ixzz2iCCx54o0
Crônica do Dia - Brasil dá o que falar - Zuenir Ventura
O GLOBO - 12/10
Lee Anderson, biógrafo de Che, lembrou que, proibindo biografias não autorizadas, ficaríamos ao lado de Cuba, Rússia, Irã, China, Sudão, Zimbabwe, Síria e Arábia Saudita
Lee Anderson, biógrafo de Che, lembrou que, proibindo biografias não autorizadas, ficaríamos ao lado de Cuba, Rússia, Irã, China, Sudão, Zimbabwe, Síria e Arábia Saudita
Artigo de Opinião - A cerimônia - José Miguel Wisnik
Mesmo reconhecendo avanços no Brasil, Luiz Ruffato pôs a nu de maneira enfática a desigualdade social e racial, as taxas e as formas de violência, os níveis de analfabetismo, as precárias condições de vida
Marcadores:
Aconteceu,
Artigo de Opinião,
literatura,
NONO ANO 2013 / ATIVO,
OITAVO ANO 2013 / ATIVO,
SÉTIMO ANO 2013 /ATIVO
Artigo de Opinião - Decifrar o Brasil e o Rio para estrangeiro ler
Editora prepara obras sobre o país e a cidade que serão lançadas aqui e no exterior e terão o desafio de retratar uma História em movimento
Por Leonardo Cazes
Por Leonardo Cazes
Marcadores:
Aconteceu,
Artigo de Opinião,
literatura,
NONO ANO 2013 / ATIVO,
OITAVO ANO 2013 / ATIVO,
SÉTIMO ANO 2013 /ATIVO
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
Te Contei, não ? - Os muitos Vinícius de Moraes
- Para as mulheres, ele tinha sempre o verso certo do poeta, a canção ao pé do ouvido
- Do convívio no bar, aprendeu a ironia, a galhofa, a provocação. Do Itamaraty, ganhou formalidade e autoridade
- Hoje, perto de seu centenário, ele segue amado por negros e brancos, brasileiros e estrangeiros, homens e mulheres
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
Artigo de Opinião - Penso eu - Chico Buarque
Pensei que o Roberto Carlos tivesse o direito de preservar sua vida pessoal. Parece que não
Te Contei, não ? - Ana de Hollanda contraria opini~~ao de Chico Buarque e se diz a favor de biografias sem autorização
- Conforme publicado na coluna de Ancelmo Gois, ex-ministra da Cultura e irmã do compositor justificou posição lembrando que é ‘filha de um historiador’
Te Contei, não ? - Chico Buarque responde ao biógrafo de Roberto Carlos
'Eu não me lembrava de ter dado entrevista alguma a Paulo Cesar Araújo', diz o cantor em comunicado
Estadão Conteúdo
O cantor e compositor Chico Buarque se desculpou publicamente hoje com o biógrafo Paulo César de Araújo, autor de Roberto Carlos em Detalhes (Planeta). Em artigo publicado no jornal O Globo na edição de quarta-feira, Chico dizia não ter sido entrevistado por Araújo sobre Roberto. O biógrafo, porém, documentou o encontro, que aconteceu no dia 30 de março de 1992.
Leia a íntegra da explicação de Chico:
sábado, 12 de outubro de 2013
~Te Contei, não ? - Ialorixá toma posse na Academia de Letras da Bahia
- Mãe Stella é a 1ª líder de terreiro e a 1ª negra a entrar para a instituição
SALVADOR - Pela primeira vez, nos 96 anos da instituição, uma ialorixá tomou posse na Academia de Letras da Bahia. A protagonista deste marco histórico é Maria Stella de Azevedo Santos, de 88 anos, líder do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, um dos mais tradicionais terreiros do Brasil.
Mãe Stella é a primeira negra a conquistar vaga na academia e ocupará a cadeira 33, que tem como patrono um abolicionista: Castro Alves. E mais: o último ocupante da vaga foi o historiador Ubiratan Castro de Araújo, intelectual combativo na luta contra o racismo.
— Mãe Stella tem uma particularidade: não necessitou sair de sua literatura pessoal, da sua experiência de sacerdotisa para galgar essa posição. Ela não precisou de articulações literárias complexas e inadequadas para ganhar o título com que representa todos nós — diz o historiador e religioso do candomblé Jaime Sodré.
Com a chegada de mãe Stella, a ALB também abre as portas para a representante de uma religião que luta contra um preconceito histórico. Há 37 anos, os terreiros tinham que pedir à polícia para realizar seus ritos. Desde então reiteram suas ações em busca do respeito, para o qual mãe Stella contribuiu de forma particular.
Em 1983, ela esteve à frente da elaboração de um manifesto que conclamava os membros de candomblé a assumirem a sua religião e pedia o afastamento do sincretismo vinculado ao catolicismo. O presidente da ALB, Aramis Ribeiro Costa, diz que ela foi eleita por unanimidade.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/ialorixa-toma-posse-na-academia-de-letras-da-bahia-9943037#ixzz2hXOSFLnd
Marcadores:
Aconteceu,
África,
discriminação,
Lei 10.639,
NONO ANO 2013 / ATIVO,
OITAVO ANO 2013 / ATIVO,
Preconceito,
racismo,
SÉTIMO ANO 2013 /ATIVO
Artigo de Opinião - Crianças robotizadas
A fantasia é o recurso que permite à criança transportar o universo dos adultos ao seu mundo
O Dia
Crônica do Dia - Sem esforço e sem exemplo
Não creio que a gente ande tão ruim de português por causa das redes sociais,
dos torpedos no celular. Essa reclamação tem cheiro de mofo.
Marcadores:
Aconteceu,
Crônicas,
Educação,
NONO ANO 2013 / ATIVO,
OITAVO ANO 2013 / ATIVO,
Pais,
Professores,
SÉTIMO ANO 2013 /ATIVO
Te Contei, não ? - O povo diante da lei
A Constituição fez do Brasil um país democrático, mas suas fraquezas intrínsecas impedem que ela desfrute, ao completar 25 anos, da aura de outras Cartas, como a americana.
Gabriel Castro e Daniel Jelin
Te Contei, não ? - LEI 1-.639 - Presença do negro na educação
Uma das declarações mais marcantes que um membro da Raça Brasil já ouviu, tratando-se da oposição às políticas de ações afirmativas, aconteceu este ano, em maio, durante uma palestra na Universidade Federal de Goiás. Nosso diretor-executivo, Maurício Pestana, conduzia uma conversa sobre responsabilidade social quando, do fundo do salão, uma garota pediu o microfone para fazer uma pergunta
por Renato Bazan
por Renato Bazan
Marcadores:
Aconteceu,
África,
discriminação,
História,
Lei 10.639,
NONO ANO 2013 / ATIVO,
OITAVO ANO 2013 / ATIVO,
Preconceito,
racismo,
SÉTIMO ANO 2013 /ATIVO
Te Contei, não ? - No astral do Rivotril
No astral do Rivotril
Indicado para tratar síndrome do pânico e fobias, o medicamento de tarja preta é adotado por cariocas como panaceia para as tensões do dia a dia
por Sofia Cerqueira | 02 de Outubro de 2013
Marcadores:
Aconteceu,
Ciências,
NONO ANO 2013 / ATIVO,
OITAVO ANO 2013 / ATIVO,
Pais,
Professores,
Saúde,
SÉTIMO ANO 2013 /ATIVO
Te Contei, não ? - Negros formaram ligas de futebol informais no início do século XX
Negros formaram ligas de futebol informais no início do século XX
- Elite branca e racista monopolizava os campeonatos oficiais
Renato Grandelle
Artigo de Opinião - Onde - Jandira Feghali
Há 77 dias desaparecido e passados já quase dois meses, ainda não há relato conciso sobre situação de Amarildo
Resenhando - 'A arca de Noé" no embalo de uma outra fauna
Novo disco preserva o poético universo criado por Vinicius de Moraes
Carlos Albuquerque
Te Contei, não ? - Clássicos dos anos 1980, ' A arca de Noé' ganha nova versão com artistas de várias gerações
- Disco tem participação de nomes como Caetano, Zeca Pagodinho, Maria Luiza Jobim, Ivete Sangalo e Chico Buarque
Leonardo Lichote
quarta-feira, 9 de outubro de 2013
Te Contei, não ? - O pagador de promessas
Dias Gomes escreve, em 1959, o brasileiríssimo texto de O Pagador de Promessas. É o interessante retrato da miscigenação religiosa brasileira, tem em sua maior preocupação destacar a sincera ingenuidade e devoção do povo, em oposição a burocratização imposta pelo próprio sistema católico em sua organização interior. Se trata de uma obra de estatura excepcional. Décio de Almeida Prado refere-se a ela como "um instante de graça" por ter seu autor atingido um ápice, "aquela obra que congrega numa estrutura perfeita todos os seus dons mais pessoais".
domingo, 6 de outubro de 2013
Chegança - Antônio Nóbrega
Chegança
Antonio Nóbrega
Sou Pataxó,
sou Xavante e Cariri,
Ianonami, sou Tupi
Guarani, sou Carajá.
Sou Pancararu,
Carijó, Tupinajé,
Potiguar, sou Caeté,
Ful-ni-o, Tupinambá.
Depois que os mares dividiram os continentes
quis ver terras diferentes.
Eu pensei: "vou procurar
um mundo novo,
lá depois do horizonte,
levo a rede balançante
pra no sol me espreguiçar".
eu atraquei
num porto muito seguro,
céu azul, paz e ar puro...
botei as pernas pro ar.
Logo sonhei
que estava no paraíso,
onde nem era preciso
dormir para se sonhar.
Mas de repente
me acordei com a surpresa:
uma esquadra portuguesa
veio na praia atracar.
De grande-nau,
um branco de barba escura,
vestindo uma armadura
me apontou pra me pegar.
E assustado
dei um pulo da rede,
pressenti a fome, a sede,
eu pensei: "vão me acabar".
me levantei de borduna já na mão.
Ai, senti no coração,
o Brasil vai começar.
sou Xavante e Cariri,
Ianonami, sou Tupi
Guarani, sou Carajá.
Sou Pancararu,
Carijó, Tupinajé,
Potiguar, sou Caeté,
Ful-ni-o, Tupinambá.
Depois que os mares dividiram os continentes
quis ver terras diferentes.
Eu pensei: "vou procurar
um mundo novo,
lá depois do horizonte,
levo a rede balançante
pra no sol me espreguiçar".
eu atraquei
num porto muito seguro,
céu azul, paz e ar puro...
botei as pernas pro ar.
Logo sonhei
que estava no paraíso,
onde nem era preciso
dormir para se sonhar.
Mas de repente
me acordei com a surpresa:
uma esquadra portuguesa
veio na praia atracar.
De grande-nau,
um branco de barba escura,
vestindo uma armadura
me apontou pra me pegar.
E assustado
dei um pulo da rede,
pressenti a fome, a sede,
eu pensei: "vão me acabar".
me levantei de borduna já na mão.
Ai, senti no coração,
o Brasil vai começar.
Assinar:
Postagens (Atom)