quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Crônica do Dia - Aborto, o alto preço da ilegalidade

Em 1997, 80 brasileiras ousaram declarar ter feito aborto em condições inseguras, desumanas e clandestinas. Aceitaram expor aquilo que se julga poder tornar inexistente por força da lei do silêncio. Foram capa da revista “Veja” e suas histórias estamparam uma sina feminina: a gravidez involuntária e os riscos de sua interrupção num contexto de ilegalidade e criminalização.



Quase duas décadas depois, o quadro avançou muito pouco, e o sofrimento, a humilhação e a penalização das mulheres persistem; ampliam-se. A prática do aborto seguro e legal continua restrita a três casos (anencefalia ou outra deformidade grave do feto; estupro; e risco de vida da gestante), muito embora o Conselho Federal de Medicina já tenha recomendado o direito ao aborto “por vontade da gestante até a 12ª semana da gestação”.

Na disputa eleitoral de 2010, a temática foi utilizada como forma de enterrar a questão, já que o assunto inibia a “hombridade” dos candidatos, alinhados contra o direito individual das mulheres. Após o acirrado debate, um manifesto com milhares de assinaturas foi entregue à então recém-eleita presidente. Pedia que não “sucumbisse a pressões eleitoreiras e conservadoras que pretendem tão-somente ocultar e desprezar o sofrimento de milhões de mulheres para quem o aborto é o último recurso”, e o garantisse no âmbito do SUS.

No atual debate eleitoral, o tema saiu do âmbito da luta pelo reconhecimento de um direito para transitar de forma absolutamente equivocada nas páginas de polícia. A busca pela interrupção de uma gravidez indesejada acabou associada a milícias, redes de corrupção e crime.

Criminalizando o aborto, mulheres continuam morrendo, agora em condições mais monstruosas. Não só estão expostas às gangues aquelas das camadas populares. Não pensem, leitores, que suas filhas, irmãs, mães, amigas, no desespero de interromper uma gravidez indesejada, vão escapar da rapina feroz dos que se servem da clandestinidade que o Estado e a sociedade impõem. Jovens das classes médias e altas passam por situação semelhante à de Jandira Magdalena e Elizângela, obrigadas a acompanhar a destinos subterrâneos pessoas desconhecidas, até bandidos, que lhes prometem uma solução, cujo preço a pagar em troca do segredo do ato pode ser a vida.

Serão ingleses, espanhóis, franceses, portugueses, holandeses, belgas e uruguaios criminosos, depravados ou sociedades em decomposição por assegurarem a dignidade de um aborto seguro? Ou seremos nós os corrompidos?

A sociedade brasileira foi às ruas no ano passado exigindo que o Estado assuma suas responsabilidades, garantindo direitos constitucionais. Esse Estado laico — que é o nosso — não pode se subordinar a pressões de qualquer credo. Tampouco nos há de calar. O direito à vida é um direito de todas as mulheres. E o aborto é um direito individual. Ignorar esse preceito básico é nos condenar a permanecer alheios a padrões de civilidade mínimos.

Manter o aborto na ilegalidade não é política de prevenção. É atitude covarde, que alimenta a corrupção e o crime, humilha. Pior: mata.

Lena Lavinas é professora do Instituto de Economia da UFRJ e Debora Thomé é jornalista



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/opiniao/aborto-alto-preco-da-ilegalidade-14328685#ixzz3H0eb5SHK

25 comentários:

  1. De uns tempos para ca esse tema comecou a ser abordado com mais frequencia, qualquer um sabe que a mafia ja lucrou milhoes com abortos ilegais isso e retratado ate mesmo em filmes. No facebook e extremamente facil encontrar imagens postadas no feed noticias falando sobre o aborto,todo dia eu vejo no minimo uma, o aborto deve ser permitido em casos de estupro e de anacefalia, isso eu concordo mas tambem deveria ser mais procurados os lugares onde ocorrem abortos ilegais pois irao gerar apenas sofrimento, no caso do estupro, mesmo que a crianca venha a nascer normal todo dia sua mae iria lembrar do momento em que foi sexualmente abusada simplesmente por olhar para seu filho...Outra dificuldade nisso tudo e a religiao, mesmo que o estado seja laico e impossivel discutir isso sem entrar no tema da religiao pois cada uma tem sua concepcao sobre o tema enquanto espirita por exemplo o aborto e algo desumano pois com este ato a ''mae'' tira uma vida mesmo que a crianca seja acefala.

    -Enrico Meirelles 901

    ATIVO

    ResponderExcluir

  2. Ação desumana

    Esse assunto do aborto realmente é muito polêmico, um exemplo disso é por este ter sido discutido no ano de 2010 durante a eleições presidenciais.
    O aborto apresenta duas vertentes. A primeira é pela mulher ter ficado grávida e por vontade de não ter o bebê ter usado este método, que seria ilegal. O segundo modo é pelo parâmetro da legalidade, que acontece quando a mulher é estrupada, quando o feto tem um grave deformação ( anencefalia) ou quando ela fica exposta á uma complicação durante este período que esta grávida.
    Esse método abortivo ainda é muito "comum" na nossa sociedade, e pior ainda passam pelo processo ilegal o qual é totalmente anti higiênico. Por esse procedimento retirar a vida de uma pessoa é de estrema importância as pessoas se prevenirem antes de ter uma relação sexual.
    No conceito da legalidade até concordo, porque realmente o filho seria fruto de um ato totalmente desumano o qual a mãe não desejava.
    E para evitar esses abortos ilegais seria necessário antes de tudo uma atuação mais efetiva da polícia nesses lugares onde estes procedimentos são realizados.

    901

    ResponderExcluir
  3. Esse assunto sobre o aborto é muito delicado de se falar , principalmente pelo fato da divergência de opinião das pessoas e também pelo fato da religião.
    Outra coisa a falar é esse assunto de governo laico, porque se o governo é laico porque eles não aprovam a lei? também podemos citar como um dos maiores perigos de tentar o aborto com essas pessoas desconhecidas é tanto o perigo pela higiene do local da cirurgia quanto o fato de que você pode morrer com a cirurgia e isso pode acontecer de varias maneiras como por exemplo por complicações na cirurgia erro dos "médicos".
    Além disso, agora falarei do ato do aborto, cada pessoa tem o direito e a opinião de fazer o que acha que é certo, mesmo que para mim "por exemplo" não seja o correto pois o fato de você não se preservar não significa que só por isso seu "filho" terá de sofrer as consequências dessa sua falta de cuidado ao corpo.

    Arthur Catharino-802

    ResponderExcluir
  4. Atualmente, muitas mães no meio de uma gravidez indesejada, ilegalmente tiram a vida de seus filhos com a pratica do aborto. As condições e consequências dessa ação são diversas e desumanas.
    O assunto sobre aborto é realmente muito delicado. Sou literalmente contra o aborto, exceto nos casos que são legalizados pela nossa Constituição como risco de vida à mãe, caso de estupro e do nascimento da criança com problemas físicos graves. Não sou a favor, pois numa época em que a televisão e as informações estão ao alcance de todos, não é de se admitir que não se conheçam meios eficazes de evitar uma gravidez indesejada. A maioria das pessoas, tanto as mulheres (geralmente muito jovens), como os homens, deixam as coisas acontecerem por pura acomodação, sem consciência de seus atos.
    Para ter uma melhor noção do quanto isso acontece em massa, nos EUA o aborto é legalizado e mesmo assim ocorrem menos abortos que no Brasil. O governo, com certeza, deveria dar mais atenção a esse assunto, investindo mais em campanhas sobre a prevenção e dar gratuitamente à população os métodos preventivos.

    ResponderExcluir
  5. O aborto e sua legalização é um assunto realmente questionador, pois existem suas vantagens e desvantagens. Para que aconteça a legalização no Brasil com certeza precisa-se de muita preparação para isso, pois existem exceções à legalização do aborto, como quando uma pessoa é estuprada, ela não tem culpa pelo ocorrido, e esse filho vai ser um fruto indesejável, mesmo se tratando de uma vida dentro da gestante. E nesses casos normalmente é procurado um lugar onde se possa fazer o aborto, e geralmente esses lugares são totalmente anti-higiênico que pode além de retirar o feto, pode matar também a gestante, fazer sequelas ou pode-se contrair uma doença . E neste caso apoia- se o aborto legalizado com todo o cuidado necessário.
    Outra questão é a falta de prevenção , que no caso é um aborto que eu não concordo pelos seguintes argumentos: o casal que fez , com certeza tinha noção do que estava fazendo e outra, existem vários tipos de prevenções e assim deveriam ter responsabilidades, pois uma criança não tem culpa de uma irresponsabilidade.
    Também tem a anencefalia (feto com má formação) que em minha opinião seria relevante o aborto mais existem mães que optam por permanecer com o feto até o final da gravidez.
    A legalização do aborto em minha opinião não deveria ser para todas as pessoas e sim deveria ter um argumento como o estupro ou anencefalia, e com a legalização seria muito mais fácil para mulher abortar com uma clinica especializada em acontecimentos como estes evitando riscos maiores na hora de abortar.

    Suzana 802

    ResponderExcluir
  6. Matheus Taranto - 901

    Cada um tem consciência de seus atos,se dois jovens sem um plano certo de vida,sem condições para criar um filho,realizam um ato sexual sem camisinha, eles tem que depois sofrer com as consequências,eles que foram imprudentes,uma vida agora está em jogo,você não pode simplesmente descartá-la como se não fosse nada,você tem quem assumir e largar tudo para cuidar desse bebê,pois querendo ou não,é sua obrigação.
    Talvez,o único caso que seja viável fazer um aborto,seria no caso de um feto acéfalo,ou seja,sem cérebro,pois ele morreria logo após o parto,e além disso só iria fazer a mãe sofrer,então se não abortasse os pais, principalmente a mãe iria sofrer muito.
    E é claro,existe os abortos ilegais,que os pais não aceitam a vida desse feto,e não querem,ou não tem condições de criá-lo,embora eu ache isso bem desumano, eu concordo que cada um faz o que quiser da vida,mas na minha opinião esse pais que não podem ou não querem ter um filho,deveria deixar acontecer e doá-lo para um orfanato,que ele será mais feliz lá.

    ResponderExcluir
  7. É sem dúvida uma escolha difícil que algumas pessoas têm de enfrentar, eu, pessoalmente, não sou muito fã dele, porque algumas pessoas simplesmente não têm dinheiro para sustentar o bebê, mas outros pensam que é uma coisa perfeitamente normal. Algumas pessoas simplesmente não têm uma escolha, mas para tê-lo, ele realmente depende de suas circunstâncias de vida e se a gravidez foi resultado de uma coisa não desejada.. Eu não vou falar se é certo ou errado. Cada um faz a sua decisão sobre isso, eu sinto que algumas pessoas têm razões perfeitamente aceitáveis para obter um, como eu já disse, e alguns simplesmente tê-la porque não pode ser incomodado e não quiser.

    Ana Carolina Gomes dos santos-802

    ResponderExcluir
  8. O aborto em si é muito discutido, como dito no texto a ilegalização do aborto não é uma prevenção e sim uma atitude de covardia. É claro que é desumano defender uma pessoa tirar a vida de outra(s) assim, mas se pensarmos quando a mulher é estuprada e acaba engravidando sem vontade, quem é que vai dar atenção a essa pobre criança, uma criança que será sem pai, como seria difícil ser fruto de um estupro. Ainda que tivessem vários motivos convincentes, nunca em minha opinião seria certo fazer um aborto, mas é questionável o fato de como a criança viveria no meio desse mundo.
    Agora o fato de existirem sistemas de abortos clandestinos é apavorante, porque tudo bem o país não legaliza, mas fazer isso nessas clinicas ilegais é pior, primeiro você não sabe com esta se metendo, segundo que isso pode tirar a vida do bebe e a sua e terceiro que eles podem fazer mil coisas com você, pode te botar em outras coisas ilegais, te matar, etc. Todos sabem que aborto é crime, mas é preciso pensar muito antes de tirar qualquer conclusão à respeito disso.

    Rebeca Mendes - 802

    ResponderExcluir
  9. Atitude Irresponsável

    Acredito que este acontecimento não acontece desde pouco tempo atrás, é um assunto de abordagem temporal bem longa, apesar de sofrermos um surto maior hoje em dia.
    E penso que deveria ser ilegalizado, pois por mais riscos que sofram aumento do crime ou seja lá qual for o motivo. Acredito junto a milhares de pessoas que não importa se tem menos de 12 semanas, o nome " Aborto " é apenas um sinônimo para se referir a um assassinato. Um crime contra um ser que foi lançado a este mundo e que não merece ter certo destino.
    Pode até ser por causa de um estupro, entendo assim como muitos, que é um certo trauma em relação a tal acontecimento e que muitos sofrem com tais lembranças, as vezes leva a pessoa inclusive a paranoia. Mas ter determinada escolha de deixar este pequenino ser viver ou morrer com tal facilidade de poder, é algo que considero inaceitável. É um ser humano assim como eu e você, e não teve culpa do que o levou a este mundo, é apenas um simples, pequenino e inocente " Bebê ".


    Matheus Leite / Colégio Ativo
    Turma : 901

    ResponderExcluir
  10. O aborto é um ato ilegal que não deve ser praticado, pois por ser um crime de alto nível , ainda é um ato covarde e anti ético.Muitas mulheres alegam fazer o aborto dizendo que o corpo é delas e fazem o que quiser com ele, porém , a partir do momento em que há um ser dentro de você, vc não pode simplesmente matá-lo. O aborto apenas pode ser realizado em caso de estupro ou anencefalia, em outros casos é crime e dá cadeia, a partir do momento em que você faz algo , vc tem que se responsabilizar pelos seus atos.
    Renan- 901

    ResponderExcluir
  11. Aborto, um assunto muito polêmico nos últimos anos. Não tenho uma posição exata em relação a esse tópico. Mas podemos visualizar isso de várias maneiras: 1° estupro, vamos supor que uma mulher foi estuprada e engravidou. Acho que nessa situação o aborto poderia ser permitido, pois, a mulher teria de criar seu filho sozinha, sem nem mesmo saber quem é o pai. Imagine um dia essa criança perguntar para sua mãe quem é seu pai, o que ela vai responder? Eu fui estuprada, não planejei você, me virei do jeito que pude porque não pude te abortar, então por isso você não tem pai. A criança seria traumatizada pelo resto da vida e também sofreria muito. Então, a mulher poderia pegar um tipo de atestado com a prefeitura e levar ao medico que no caso faria o aborto. 2° doenças do feto ou riscos de parto, se o bebê ainda na barriga tiver algum tipo de doença ou coisas do gênero, como por exemplo, o bebê vai nascer sem cérebro, à mulher tem direito de abortar, pois, quem vai cuidar é ela, quem vai sofrer, é ela! Se a mãe tiver riscos na hora do parto, também acho que deveria ter o direito de abortar, pois, quem vai cuidar do bebê, tudo bem... Ele pode ter o pai, mas quem vai dar leite a ele, quem vai dar aquele carinho que só as mães têm? 3° quero abortar, querer abortar... Interessante... Por que mesmo que você fez a criança? As pessoas têm inúmeras maneiras de se prevenir contra a gravidez indesejada. Custa usar uma camisinha? Tomar um anticoncepcional? Esperar o ciclo menstrual da mulher acabar? Acho que são coisas que você deveria fazer ou coisas que você deveria tomar antes de ter suas relações. 4° é uma vida que você esta tirando, acredito que todos nos temos direitos, acredito também que um deles é viver. Quem é você para tirar a vida de alguém? Você tem o direito de dar vida a alguém, mas não de tirar. Pois então, pense muito bem antes de querer abortar alguém, pois, você pode ter esse remorso pelo resto de sua vida.
    Então, não podemos dizer sim ou não para um assunto delicado como esse. Devemos visualizar do tipo de situação que a mãe ou a criança vão lidar no futuro.

    Rafael Barcelos
    802

    ResponderExcluir
  12. Para mim o aborto é umas das coisas mais horrorosas que pode existir. Tirar a vida de uma criança que nem nasceu, uma criança que poderia ser feliz, saudável, como as outras, mesmo com suas dificuldades e tudo mais.
    Muitos abortos não funcionam, alguns dão errado, e o filho continua no ventre da mãe, mas com certeza irá nascer com algum problema de saúde. Algumas mulheres se arrependem, pois vêem algumas mães com uns filhos saudáveis, brincando, correndo, enquanto seu filho pode estar sentado numa cadeira de rodas ou deitado numa cama. Eu penso que, algumas pessoas que tiraram mesmo essas crianças de sua barriga se arrependem. Minha mãe conhece uma pessoa que já abortou, mas que se arrependeu amargamente e agora tem dois filhos que ela ama muito e que não troca eles por nada.
    Sei que para eu ter um amor de mãe ainda está muito longe, mas eu sinto culpa no lugar de muitas mães por aí. Para as pessoas fazerem isso elas devem ter muita covardia e ódio. Pra mim são pessoas sem coração. Eles estão interrompendo uma vida.
    Liz — Ativo — 802

    ResponderExcluir
  13. Para início de conversa. Quem essa legalização favorece? Os pobres? Os pretos? Aliás, quem construiu o nosso país? Os negros? Claro que não. Foram os brancos, a partir da escravização dos negros. Mesmo as outras classes financeiras estando na mesma situação podem ter acesso mais facilitado a países com o aborto legalizado (Há países que aceitam estrangeiros para o tratamento, mas existem países que não aceitam).
    Eu acho, que o verdadeiro crime é a hipocrisia do governo com seus cidadãos. Pois o governo não quer ter esse enorme trabalho de assinar papeis e se comprometer em dar oportunidade ao povo de fazer suas próprias decisões.
    Mas para que fazer esta legalização? Eu digo para que. Para que cada mulher tenha o direito de decidir quantos filhos terá em sua vida. Para que este sistema sanguinário de aproveitadores desta estúpida ilegalidade acabe. Enfim, o que quero registrar aqui é a terrível situação onde mulheres arriscam suas vidas em tentativas perigosas de executarem a desistência de uma futura gravidez, e o governo se abstêm ou puni, ignorando as possíveis soluções para este problema.
    Turma: 802
    Aluno: Wenderson Fernandes Rangel

    ResponderExcluir
  14. Inúmeros “médicos” já foram presos por cometerem este crime horrendo, onde muitos fetos e “mães” morrem por dia. Além dos ambientes nos quais são feitos os abortos, serem insalubres, os materiais não são esterilizados, e muitos cirurgiões não estão devidamente vestidos, alguns com bermudas e sandálias, ou seja, as mulheres que pretendem fazer um aborto correm sérios riscos de morrerem infeccionadas nas clínicas clandestinas, pois, se algum desses três motivos ocorrerem, o aborto é legal e deve ser feito em hospitais com total segurança para as gestantes.
    Ingrid Maia Nanjara - 802

    ResponderExcluir
  15. O aborto sempre foi um assunto polemico, principalmente quando envolve a igreja. É muito fácil proibir o aborto quando você tem dinheiro e quando não é sua filha que precisa fazer. A proibição do aborto é a causa das clínicas clandestinas, da morte de milhares de mulheres e garotas ao ano. É uma questão complicada onde se leva em consideração até mesmo a educação pública que é dada ao brasileiro. Acontece que ninguém deve passar pela dor e pelo trauma de fazer um aborto clandestino ilegal. O aborto deve ser permitido pelo menos até os 3 meses de gravidez pois até essa fase da gestação não existe raciocínio ou sistema nervoso.As pessoas que vão contra o aborto usam o argumento da alma, desde o início há vida. Essas são na maioria a igreja católica e evangélica.
    O aborto é um sério problema para as mulheres e para a saúde brasileira, precisamos já de soluções.
    Joanna Ribeiro Vieira 901

    ResponderExcluir
  16. O aborto e uma pratica ilegal que vem acontecendo frequentemente por clinicas clandestinas nos últimos anos sendo um ato discutível, tento seu lado positivo e o lado negativo.
    O lado positivo do abordo é que serva para mulher que foram vitimas de estupro onde não tiveram a criança por uma relação desejada, e nesse caso o aborto deve ser feito em um hospital seguro.
    E o negativo é que com a legalização muitas mulheres se aproveitariam por não terem usado proteção na hora do relacionamento, uma irresponsabilidade dos pais onde uma criança, teria que pagar caro.
    Nesses lugares onde fazem o aborto geralmente a mulher acaba colocando sua vida em risco, porque por ser clandestina não se sabe se o objeto usado pelo “medico” foi usado em outra pessoa tendo chance de contrair doenças seria ou até mesmo causar a morte.
    O assunto do aborto e muito complexo tendo opiniões diferentes dependendo de cada caso, e pensando bem, como a interrupção de uma vida ou uma maternidade não desejada pelos pais em caso de estupro.
    Juan Marcos-801

    ResponderExcluir
  17. Eu não sou contra nem a favor do aborto,mas em alguns casos é preciso,mas as mulheres tem que ter a consciencia de que ela está largando um filho,as vezes as mulheres se arrependem arduamente do erro cometido.A gravidez deixa de ser sinónimo de maternidade, passando a ser cada vez mais uma opção.
    Mas em alguns casos como por exemplo,se a mulher for estruprada,pois neste caso a mulher as vezes nem se dá conta do que fez,e a criança vai crescer sem aquele símbolo importante de paternidade,imagine na escola quando o professor perguntar a ela qual o nome do pai dela?a criança vai sentir vergonha e irá perguntar para a mãe,mas ela não vai dizer que sofreu aquele ato.
    Se a criança tiver algum problema fisico e psicológico, a mulher pode praticar pois ela que vai sofrer com essa situação mais tarde,e ela que vai ter que cuidar
    Portanto,o aborto não é certo nem errado.É um mau necessário em alguns casos extremos
    Gustavo Salvini Dolor
    801


    ResponderExcluir
  18. A questão do aborto no Brasil é algo muito discutido. Alguns possuem suas próprias concepções sobre esse assunto, uma parcela é a favor, outra contra.
    Como esse tema é de interesse geral, o nosso país já deveria ter tomado uma providência, mas infelizmente, tudo continua no descaso.
    Várias mortes por parte de gestantes já foram calculadas, pois essas pessoas recorrem a alternativas ilegais e perigosas, colocando em risco a própria vida.
    A lei vigente que ampara o aborto nos casos de anencefalia , deformidade grave do feto; estupro; e risco de vida da gestante é bastante coerente.
    Mas para que isso aconteça com veracidade dos fatos, tudo deveria ser estritamente fiscalizado, comprovando que o feto ou a mãe sofreu um dos casos acima. Isso seria facilmente realizado por meio de exames.
    Em contra partida, o aborto não deve ser aprovado em situações que fogem as exigência já legalizadas.
    A clandestinidade precisa ser combatida, para que as mulheres repensem seriamente em sua atitudes e não adquiram uma gravidez indesejada.

    Amanda Monteiro, 801 - Ativo

    ResponderExcluir
  19. O aborto no Brasil

    Esse assunto sempre foi muito polêmico na sociedade brasileira atualmente,principalmente quando se fala na área religiosa sobre isso,mas o aborto é fatal para a vida de várias adolescentes e mulheres adultas, pois a risco de morte, não só do bebê, mas da mãe, e isso seria muito sério.Como as clinicas de aborto são proibidas, existem clínicas clandestinas, que causam mais problemas ao sistema politico brasileiro.
    Se for olhar pelo lado religioso, existem muitos motivos para não legalizar o aborto, pois não se deve matar outra pessoa, como diz um dos mandamentos de Deus, mas existe um motivo,deixando a religiosidade de lado, que é o principal motivo de deixarem o aborto ilegal que é: Aborto é um atentado à vida! Não há motivo que consiga fazer o aborto legal,pois a pessoa que teve o bebê pode simplesmente coloca-lo na adoção, não é necessário matar a criança,porque ela pode dar alegria à outras pessoas.
    Conclui-se que, aborto é uma forma horripilante de se acabar com a vida de uma criança, sem mesmo ela ter nascido, e de certo modo, é a forma mais covarde e estúpida de acabar com a alegria que é ter um bebê para se criar.Infelizmente,muitas mulheres acabam fazendo essa estupidez e se arrependem por ter feito o mesmo,pois irá ver,através de acontecimentos do cotidiano, que ela perdeu uma oportunidade de vida praticamente única.
    Guilherme-801-Ativo

    ResponderExcluir
  20. O aborto vem acontecendo quase em frequência em nosso mundo, é um ato ilegal, apenas se for estuprada, e nos casos q o bebe pode nascer com problemas físicos. Devemos ser contra o aborto, pois não se trata de apenas uma vida, no caso o da mãe, e sim duas incluindo a do filho q está preste a nascer, é uma questão muito delicada para ser debatida, temos q ser contra mas como viemos dizendo em alguns casos devemos ser a favor, pelo bem da criança ou da futura mãe. Uma coisa é ter consciência do que está fazendo, por que de uma hora para outra acaba pondo uma criança no mundo, caso aconteça tem que aprender lhe dar com a situação, e "matar" no peito os seus atos irracionais.

    De: João Breno Miranda Marins 801

    ResponderExcluir
  21. Muitas pessoas são contra o aborto inclusive eu, pois é uma injustiça uma pessoa pagar pelos erros do outros. Temos vários modos de previnir a gravides, para que não aconteça algo inesperado, mesmo se a pessoa não tiver condições financeiras de comprar prevenções não há problema algum, pois o posto de saúde fornece camisinhas gratuitas para todos.
    Esse assunto tem muito o que ser discutido por todos, muitas pessoas são a favor, ai você pensa como que a pessoa pode ser a favor de tirar a vida de um ser humano que não teve nada haver com a irresponsabilidade dos pais, bom as mulheres que são estupradas e ficam grávidas também não deve ter o direito de aborta, pois tirar a vida do feto não é a única maneira, ela pode dá a criança para um casal que não pode ter filhos, pode deixar num orfanato. Diga não ao aborto, pois aborto é crime.

    ResponderExcluir
  22. Este assunto é repercurtido em todo Brasil,como aconteceu em 2010.Como todos sabem o aborto é legal até certo ponto,no caso em que o bebê tem alguma doença grave,o mesmo é chamado de ancefalia.E no aborto,algumas mulheres já fizeram e fazem uma atidude ilegal,o bebê está se desenvolvendo
    e derrepente a mulher não quer mas o mesmo.
    A prática ilegal,para mim se remete á covardia uma ação desumana,que deve parar.A mulher tem que se coinscientizar que aquilo que estava se desenvolvendo nela era uma vida.Logo depois o bebê nasce e é morto.
    A mulher que pratica o mesmo nunca deve-se chamar de mãe,para mim mãe é o símbolo da maternidade,do carinho,amor e afeto.
    Na pratica da legalização,eu aceito,pois como o nome já fala é legalizado,portanto não é crime.Diga não ao aborto ilegal,pois é covardia e uma ação desumana.
    Gustavo Salvini-801

    ResponderExcluir
  23. Por questões religiosas, não concordo com o aborto. O governo deveria trabalhar na educação para prevenção da gravidez, para evitar que se chegue a situação de ter que fazer um aborto. Porém cada um tem o direito de escolha individual, cada um faz o que acha melhor e acho que isso tem que ser feito de forma segura para que não traga riscos a vida. Já passou da hora do governo assumir a sua responsabilidade com a saúde dos cidadãos.

    Julia Sant'Ana - 801

    ResponderExcluir
  24. Bom, mutas pessoas vão achar errado o que vou falar agora mas ai vai, acho que o aborto deveria ser legalizado Brasil. Por quê? São alguns motivos por isso vou começar um novo parágrafo.
    Um dos motivos é que, quando uma mãe realiza um aborto, no meu ponto de vista, é porque não está pronta para ser uma mãe ou não tem condições financeiras boas o suficiente para ter aquele bebê.
    As vezes, ter um bebê, ficar grávida, pode arruinar sua vida, até porque, se a pessoa usou proteções, não é culpa dela que ficou grávida, então ela tem o direito de escolher se quer ficar com o bebê o não.
    Acho que o aborto é visto como tão ruim porque é praticado em seres que não podem se defender. Pare para pensar, ele é encarado pior do que quando uma pessoas é assassinada, não é verdade? Você pode até dizer que não, mas sabe que o que estou falando aqui é completamente verdade.
    Mas quando uma pessoa tem as condições de ter um bebê e não irá atrapalhar em nada na sua vida pessoal, não acho que o aborto deveria ser atuado, até porque, se não vai te atrapalhar, então porque matar? (nossa isso até rimou hahaha).
    Por mais que eu ache certo ter o aborto legalizado, não acho que é certo uma mulher realiza-lo em condições que não são ideais porque isso pode acabar até matando a mãe, se feito de um modo errado.
    Bom, mas no final das contas, acho que é certo desde que a mãe tenha certeza do que quer, que seja realizado de uma forma correta e a mulher não puder estar grávida naquele momento ou se o bebê estiver de algum modo arriscando a vida de sua mãe, mas se não for um desses casos, não é uma boa ideia praticar esse ato.

    Luisa Heinle Kühner 802

    ResponderExcluir
  25. Quando uma pessoa resolver realizar alguma ação, a mesma deve saber das consequências de tal ato, e dos problemas que estarão a vir.
    Hoje em dia é muito comum jovens meninas engravidarem, mulheres engravidarem e depois se arrependerem e mulheres engravidarem acidentalmente. Porém o Código Penal prevê apenas duas hipóteses em que o aborto poderá ser realizado por médico, ou seja, um aborto legal as quais: quando a gravidez significar risco a vida da gestante ou quando a gravidez resultar de estupro e o aborto for aceito por consentimento da gestante, ou, se incapaz, por seu representante legal. Os quais são critérios justos com a mãe.
    Se não forem estes casos o aborto deve continuar sendo proibido porque quando a mulher resolve ter uma relação, ela deve ter o conhecimento do que vem a seguir, se não for o caso existem pais estéreis e lugares de adoção existem para isso.

    Thales Borges - 802

    ResponderExcluir